muita-historia:-apos-26-anos-vestindo-a-amarelinha,-formiga-faz-ultimo-jogo-pela-selecao-brasileira

Muita história: após 26 anos vestindo a amarelinha, Formiga faz último jogo pela Seleção Brasileira

Formiga faz último jogo com a amarelinha

Nos 26 anos e mais de 200 jogos vestindo a camisa da Seleção Brasileira, a meia-campista Formiga é um dos pilares do futebol feminino no Brasil. Nesta quinta-feira (25), em partida que marca a estreia da Seleção Feminina no Torneio Internacional contra a Índia, Formiga faz a despedida da amarelinha.

[links]

A jogadora acumulou recordes, títulos e fez história no futebol feminino no Brasil e no mundo, crescendo junto com a modalidade. Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, nasceu em 3 de março de 1978, na cidade de Salvador (BA). Quando nasceu, o futebol feminino ainda era proibido no Brasil e, consequentemente, cercado de preconceitos.

Em 1979, o decreto que proibia a prática do futebol por mulheres, foi derrubado. Apesar dos preconceitos, Formiga conseguiu se destacar e já vestia a amarelinha pela primeira vez aos 17 anos, e ali se iniciava uma linda história. De lá para cá, a meia-campista não desgrudou da camisa da Seleção Brasileira. Porém, é chegada a hora da última dança, e Formiga se despede da amarelinha nesta quinta-feira.

Formiga entra para a história como uma das maiores jogadoras do país e do mundo. Na atual temporada, atua pelo São Paulo, time onde iniciou sua caminhada no futebol e onde pretende também se aposentar do futebol.

Homenagens

Por meio das redes sociais, Formiga recebeu a mensagem do Rei Pelé. “Formiga, minha querida, eu queria lhe dar os parabéns, mais uma vez. Infelizmente não estou aí pessoalmente, mas mando de todo o coração pra você, parabéns e viva o nosso Brasil, viva Formiga”, disse o ídolo do futebol.

Teve mensagem do Rei e também teve mensagem da Rainha. A jogadora Marta, amiga próxima de Formiga, fez questão de reconhecer o carinho pela amiga e a importância de Formiga para o futebol.

“Se tem alguém que sabe realmente de toda a trajetória do futebol feminino até hoje é a Formiga. Um exemplo de perseverança, de dedicação, uma vida inteira dedicada ao esporte, o esporte mais amado do mundo. É assim que eu vejo ela.  Se o futebol feminino está em um outro patamar, bem diferente do que era no começo, a Formiga tem muito disso, de ter contribuído para que isso acontecesse”, disse Marta em vídeo publicado nas redes sociais da Seleção Feminina.

A despedida

O último jogo de Formiga pela Seleção Brasileira será em partida pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino, contra a Índia.

Data: 25/11, às 22h (de Brasília)
Local: Arena da Amazônia (Manaus – AM)
Transmissão: SporTV

O post Muita história: após 26 anos vestindo a amarelinha, Formiga faz último jogo pela Seleção Brasileira apareceu primeiro em DeFato Online.