Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Melhores editores de vídeo para Windows 11 (2022)


O que falar do Windows 11 que mal surgiu mas já é utilizado por quase um quinto de todos os usuários de PC? Isso, na verdade, não é surpresa alguma, já que a versão mais recente do popular Sistema Operacional é significativamente melhor em termos de desempenho e design em comparação com seu antecessor. De qualquer forma, sempre que você muda para um novo recurso, inevitavelmente surge a seguinte questão: “como encontrar um software compatível com esse novo sistema operacional?”

Já existem programas de edição de vídeo atualizados para o Windows 11 (Imagem: DepositPhotos)

Bom, felizmente, já existem diversos programas compatíveis com o Windows 11, inclusive em um nicho tão específico quanto o da área de edição de vídeo. Então, caso você trabalhe como editor de vídeo e setores relacionados ou seja até mesmo um entusiasta, goste de arriscar suas habilidades em edições caseiras e precise de um programa adequado, você veio ao lugar certo. Nessa matéria, vamos indicar os 16 melhores editores de vídeo disponíveis para Windows 11. Aqui você encontrará softwares pagos e gratuitos para que possa escolher a melhor opção com base no seu orçamento. Vamos lá

Clipify

O Clipify é um editor de vídeo gratuito para Windows 11 que pode facilmente competir com programas pagos em termos de ferramentas e desempenho. Esse software tem todos os instrumentos básicos de vídeo que suprem as edições básicas. Isso inclui (mas não se limita) a recortes, corte e controle de dimensão dos clipes; aprimoramento de qualidade de vídeo, correção de cores e estabilização de imagens. Se você está sem tempo ou com o deadline curto, pode usar o recurso de criação automática de vídeo que, em menos de cinco minutos, permite transformar seus clipes separados em um filme ou produção coerente.

Confira a lista de melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Uma das opções eficientes para edição de vídeo é o Clipify (Imagem: Reprodução/Clipify)

Nele há também uma gama de efeitos, transições, cartões de título e stickers que com certeza vão elevar o nível do seu projeto. O Clipify também inclui ferramentas abrangentes de edição de áudio, bem como uma coleção integrada de faixas de músicas gratuitas. Quando seu material estiver concluído, você poderá salvá-lo em vários formatos, incluindo as opções de vídeo para TV, dispositivos móveis, mídia social e sites de hospedagem de vídeo.

Principais recursos do Clipify:

  • Melhoria automática da qualidade de vídeo;
  • Assistente de criação de filmes;
  • Estabilização de vídeo com um clique;
  • Recurso Chroma Key;
  • Mais de 150 efeitos e transições.

OpenShot

A nossa segunda recomendação de editor de vídeo para Windows 11 é o OpenShot. Ele é um programa de código aberto que funciona perfeitamente no sistema operacional. Todos os recursos essenciais de edição de vídeo estão presentes neste software e são acompanhados por um número considerável de efeitos, além de possuir ferramentas de marca d’água e cartões de título. Esse criador de vídeos possui uma interface “limpa” e intuitiva, permitindo que você a personalize. Porém, embora o OpenShot seja considerado bastante fácil de usar, ele ainda requer um pouco de experiência em edição de vídeo devido ao fluxo de trabalho mais complexo.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Exemplo de tela do software da OpenShot (Imagem: Reprodução/OpenShot)

Principais recursos do OpenShot:

  • Interface personalizável;
  • Recurso Chroma Key;
  • Títulos 3D integrados;
  • Modelo para criação rápida de filmes;
  • Áudio da extração de vídeo.

VideoPad Video Editor

O VideoPad Video Editor é um dos melhores editores de vídeo que possui uma versão gratuita e outra paga. A versão grátis para Windows 11 possui um kit amplo de ferramentas que engloba todos os instrumentos necessários para a edição de um vídeo. Além disso, ele oferece também uma grande coleção de efeitos, ferramentas para aprimoramento de qualidade de vídeos e modelos de cartões animados. O melhor de tudo é que o software é expansível por meio de conexão, recurso que pode enriquecer significativamente o pacote de ferramentas oferecidas. 

Confira a lista de melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
O VideoPad Video Editor tem a opção de expansão de ferramentas e oferece uma gama de recursos criativos (Imagem: Reprodução/Videopad Video Editor)

Principais recursos do VideoPad Video Editor:

  • Biblioteca de efeitos e transições;
  • Mais de 60 formatos de importação;
  • Ferramentas de edição de áudio;
  • Instrumentos de correção de cor.

DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve é um dos melhores softwares de edição de filmes para Windows 11 e por um bom motivo. A versão gratuita deste programa está repleta de recursos que contemplam desde ferramentas para edição básica até meios para edição a nível profissional. Ela oferece todos os tipos de instrumentos de ajustes de edição de vídeo, além de incríveis efeitos especiais e ferramentas gráficas em movimento.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Exemplo de tela da DaVince Resolve (Imagem: Reprodução/DaVince Resolve)

No DaVince Resolve, os usuários também encontrarão o Chroma Key, editor multicam e uma série de faixas para trilha sonora. Aqui é importante pontuar que para usar esse editor de vídeo, é preciso ter uma noção prévia em edição e um computador relativamente estável e potente.

Principais recursos do DaVinci Resolve:

  • Edição multicâmera;
  • Exportação de qualidade 8K;
  • Enorme biblioteca de música;
  • Redução de ruído de alto nível;
  • Recursos de colaboração.

Hitfilm Express

O Hitfilm Express é outro aplicativo gratuito que seria uma ótima opção, até mesmo para um profissional em campo. Ele possui uma interface ajustável e uma série de recursos avançados e essenciais para editar um vídeo. Com ele, é possível selecionar, cortar e colar suas filmagens, colorir os clipes e elevar o nível do projeto com efeitos e trocas de plano de fundo com tela azul ou verde. 

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Apesar de ser um software avançado, é possível encontrar diversos tutoriais na internet que facilitam o uso (Imagem: Reprodução/Hitfilm Express)

O Hitfilm tem uma curva de aprendizado bastante íngreme, mas é de se esperar, afinal ele é considerado um programa de edição avançado. Mas isso não é empecilho, existem diversos tutoriais disponíveis online que podem te ajudar a navegar esse software. 

Principais recursos do Hitfilm Express:

  • Mais de 400 efeitos visuais;
  • Suporte de vídeo de 360 graus;
  • Recurso Chroma Key;
  • Diversos formatos de importação suportados.

VSDC Free Video Editor

O VSDC Free Video Editor é um editor de vídeo para Windows 11 que é completo demais para acreditar que ele é disponibilizado gratuitamente – mas acredite, ele é gratuito. O software oferece aos usuários um número de ferramentas de edição e aprimoramentos suficiente para realizar praticamente qualquer tipo de trabalho.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Software completo e gratuito para uso (Imagem: Reprodução/VSDC)

Ele contém compressor, uma série de filtros e um criador de vídeo em 360 graus. Ao contrário de alguns programas gratuitos, o VSFC Free Video Editor permite exportar com qualidade de até 4K. Porém, como nem tudo é perfeito, existe um defeito: a interface dele está longe de ser fácil, pois a maioria das ferramentas está escondida em submenus imperceptíveis, o que pode confundir os novos usuários.

Principais recursos do VSDC Free Video Editor:

  • Suporte de várias telas;
  • Compatibilidade com GoPro;
  • Modelos de cartão de vídeo;
  • Exportação fácil de mídia social;
  • Recurso Chroma Key.

Windows 11 Video Editor

O Windows 11 Video Editor dificilmente precisa de introdução, pois a essência deste programa está em seu nome. Esta ferramenta vem com o Sistema Operacional, portanto, é gratuita. O Windows 11 Video Editor é um programa bastante robusto que permite a edição básica de vídeo. Com ele, você pode não apenas cortar e costurar imagens, mas também aprimorar sua qualidade e complementar o projeto com legendas e adesivos simplistas. Quase não existem recursos avançados para gradação de cores ou troca de plano de fundo de vídeo, mas pelo menos este editor de vídeo simples para Windows 11 não assustará os novatos.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
O editor do próprio Windows oferece bons recursos para edição básica (Imagem: Reprodução/Windows)

Principais recursos do Editor de Vídeo do Windows 11:

  • Efeito câmera lenta;
  • Ferramentas de texto e doodle;
  • Modo de assistente simplista;
  • Desempenho sem bugs.

Kdenlive

O Kdenlive pode ter um nome confuso, mas vale a pena lembrar deste software de criação de filmes para Windows 11. Este é um programa surpreendentemente rico em recursos que é distribuído gratuitamente. Naturalmente, o Kdenlive hospeda todas as ferramentas que um usuário pode precisar para edição de vídeo. Ele oferece efeitos e transições, ferramentas de edição de áudio e mascaramento. O software também suporta edição de várias faixas e possui uma coleção grande de ferramentas de edição de áudio. Em suma, o Kdenlive é bom para criar projetos de faculdade, vídeos caseiros e outros. Porém, tem um detalhe: certifique-se de salvar seu projeto regularmente – o editor é um pouco propenso a falhas.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
O Kdenlive é uma boa opção para testes e projetos mais amadores (Imagem: Reprodução/Kdenlive)

Principais recursos do Kdenlive:

  • Efeitos de quadro-chave;
  • Edição de várias faixas;
  • Rodas de classificação de cores;
  • Criador de títulos integrados.

Shotcut

O Shotcut é surpreendentemente rico em recursos para um editor de vídeo gratuito do Windows 11. Existem ferramentas para manipulação básica de imagens, como cortar e unir, e uma série de filtros e efeitos (que não são tão intuitivos de usar, mas são fáceis de se adaptar com o tempo). O aplicativo também vem com o recurso Chroma Key e a ferramenta picture-in-picture. Instrumentos de título e texto também estão presentes. Além disso, Shotcut oferece vários formatos de compartilhamento, que, no entanto, não incluem predefinições para sites de hospedagem de vídeo ou mídias sociais.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Exemplo de tela do ShotCut (Imagem: Reprodução/ShotCut)

Principais recursos do Shotcut:

  • Ferramenta Chroma Key avançada
  • Suporte para LUTs 3D externas
  • Exportação de vídeo 4K
  • Correção de distorção da lente.

Kapwing

O Kapwing é um editor de vídeos que também funciona como editor de fotos. O programa está disponível por meio de navegadores da web, o que significa que ele demanda uma conexão de internet estável. Nele são disponibilizadas todas as ferramentas necessárias para cortar, redimensionar, girar e alterar a velocidade do vídeo. É possível também melhorar a qualidade de seus clipes e aprimorar com stickers e legendas. Esse software é uma boa opção para os criadores de conteúdo para redes sociais, pois ele possui modelos de publicação e fácil exportação.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Opção interessante para criadores de conteúdo em redes sociais (Imagem: Reprodução/Kapwing)

Principais recursos do Kapwing:

  • Modelos de postagem de mídia social;
  • Recurso de legenda automática;
  • Ferramenta Chroma Key;
  • Captura de tela.

 Adobe Premiere Pro

Ao falar sobre vídeo, é impossível deixar o  Adobe Premiere Pro de fora. De longe, ele é o melhor software de edição de vídeo do mercado e é praticamente um item básico e essencial para os editores. Isso porque, primeiramente, o kit de ferramentas do Adobe Premiere Pro é constituído de praticamente todas as ferramentas necessárias para a criação de qualquer tipo de vídeo. Além disso, o programa suporta plug-ins externos que podem expandir suas possibilidades. 

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
O software mais utilizado e conhecido no mercado (Imagem: Reprodução/Adobe)

Mas é claro que com tudo isso vem um preço. O Premiere Pro pesa bastante no orçamento e sua interface, por ser bem completa, acaba sendo um desafio e tanto para dominar. Então esse é um software dedicado a profissionais, tanto em termos de habilidade quanto financeiro, pois é um grande investimento. 

Principais recursos do Adobe Premiere Pro:

  • Modelos de gráficos em movimento;
  • Edição de áudio e vídeo VR;
  • Biblioteca de efeitos e transições;
  • Integração com outros programas da Adobe.

O Cyberlink PowerDirector pode ser tão rico em recursos quanto o Adobe Premiere Pro, mas a principal diferença entre eles é que este aqui é muito mais acessível. O programa tem todos os instrumentos de edição de vídeo que um usuário casual e/ou profissional pode precisar. Nele está incluído um detector de objetos, criador de vídeo de 360 graus e um aprimorador de áudio e filmagem com inteligência artificial. O Cyberlink PowerDirector também oferece modelos prontos para criação rápida de filmes e uma respeitável biblioteca de faixas de música. Como o software é bastante voltado para profissionais, um recém-chegado pode achar difícil dominar de uma só vez.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Software recomendado para profissionais (Imagem: Reprodução/Cyberlink PowerDirector)

Principais recursos do Cyberlink PowerDirector:

  • LUTs 3D para gradação de cores;
  • Host de efeitos, incluindo câmera lenta;
  • Criador de cartão de título de movimento;
  • Biblioteca de vídeos de arquivo.

Lightworks

Se você quiser elevar o nível dos seus projetos e entender como é fazer um produto pela perspectiva da indústria cinematográfica, experimente explorar o Lightworks. Este aplicativo de edição de vídeo para Windows 11 já foi usado para criar alguns filmes populares, inclusive.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Muitos filmes populares já foram editados no Lightworks (Imagem: Reprodução/Lightworks)

O software tem uma interface bastante “limpa” que ajuda a visualizar seu fluxo de trabalho não linear. Além de todas as ferramentas de edição de vídeo imagináveis, os usuários do Lightworks também encontrarão modelos para postagens de redes sociais, ferramentas para manipulação de áudio e instrumentos para criação de gráficos em movimento. No entanto, curiosamente, o programa exporta apenas em MPEG.

Principais recursos do Lightworks:

  • Ferramentas de edição de áudio de nível profissional;
  • Suporte multicâmera;
  • Mais de 800 filtros e modelos;
  • Acesso ao armazenamento em nuvem.

SmartSHOW 3D

Embora não seja um software de edição de vídeo em si, o SmartSHOW 3D ainda pode fazer o trabalho tranquilamente. O programa permite que você execute truques básicos de edição, como aparar, cortar e colar suas imagens. Existem também algumas predefinições de gradação de cores e uma coleção de transições e natureza, iluminação e outros efeitos. Caso precise ajustar o áudio, você terá acesso a um conjunto abrangente de ferramentas de edição. O SmartSHOW 3D também permite a criação picture-in-picture, possui uma enorme biblioteca de músicas integradas e mais de 30 formatos de exportação.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Exemplo de tela do SmartSHOW3D (Imagem: Reprodução/SmartSHOW3D)

Principais recursos do SmartSHOW 3D:

  • Suporte de vídeos do canal Alpha;
  • Instrumentos de edição de áudio;
  • Host de filtros e efeitos;
  • Modelos prontos.

Adobe Premiere Elements

É um fato consolidado que o Adobe Premiere Pro pode ser um dos melhores editores de vídeo para o Windows 11, mas nem todas as pessoas podem bancar seu preço ou até mesmo dominá-lo por conta de sua complexidade. Tente então procurar por Adobe Premiere Elements. 

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
Uma alternativa mais acessível ao Premiere Pro (Imagem: Reprodução/Adobe)

Esta é uma versão ligeiramente diluída do software popular que ainda possui todas as ferramentas essenciais de edição de vídeo. O único detalhe ruim é que ele é desprovido dos instrumentos mais avançados – o que pode ser confuso. Voltando ao lado bom, o Adobe Premiere Elements vem com uma ferramenta de organização e um assistente para criação rápida de filmes. A interface é um pouco mais acolhedora em relação ao seu irmão mais velho e o preço deste programa de edição de vídeo ainda é consideravelmente mais acessível.

Principais recursos do Adobe Premiere Elements:

  • Efeitos animados para sobreposição;
  • Instrumento de reenquadramento automático;
  • Redução de ruído de vídeo;
  • Ferramenta de organizador.

Clipchamp

Por último, mas não menos importante, o Clipchamp é um editor de vídeo acessível que funciona online. O software não requer experiência prévia e será uma ótima opção tanto para uso casual quanto profissional. Além de todas as ferramentas de edição essenciais, o Clipchamp também possui um recurso de colaboração beta. Existem muitos modelos prontos e um conjunto modesto de efeitos impressionantes. Dentro, você também encontrará ferramentas de edição de áudio e títulos e instrumentos de texto.

Melhores editores de vídeo para windows 11 em 2022
O ClipChamp oferece muitos templates para você poder se basear (Imagem: Reprodução/ClipChamp)

Principais recursos do Clipchamp:

  • Edição em várias camadas;
  • Diversas opções de modelos pré-fabricados;
  • Biblioteca de faixas de música;
  • Integração com armazenamentos em nuvem.

Essas foram nossas indicações de melhores aplicativos de edição de vídeo para Windows 11. Como você pode ter notado, são várias opções com diferentes recursos e públicos, o que significa que você tem a chance de encontrar a ferramenta perfeita. Todos os programas analisados variam em preço, kit de ferramentas e facilidade de uso geral, e essa foi uma escolha deliberada. Dessa forma, você poderá escolher o editor de vídeo que atenda a todos os seus critérios. Portanto, certifique-se de consultar a matéria quantas vezes quiser para avaliar todos os prós e contras de cada software e, finalmente, escolher o que você achar mais adequado.

Veja também

5 principais recursos do Wondershare DemoCreator

Como melhorar a qualidade das fotos de graça





Veja mais