melhores-alternativas-aos-apps-do-google-no-android

Melhores alternativas aos apps do Google no Android

Os aplicativos nativos do Google são um dos destaques da experiência com o sistema operacional Android. Conectados a uma mesma conta, esses serviços podem ser integrados e oferecem soluções para armazenamento em nuvem, calendário, e-mail, navegação por GPS, gerenciamento da galeria, entre outras opções.

  • 10 aplicativos do Google para ter no celular
  • Melhores alternativas aos apps da Apple no iPhone
  • 10 aplicativos da Microsoft para instalar em qualquer celular

Por outro lado, a Google Play Store disponibiliza várias alternativas desenvolvidas por terceiros, caso queira experimentar opções além dos apps desenvolvidos pela empresa. O Canaltech listou possíveis substitutos para os principais apps da empresa no seu dia a dia, confira a lista!

1. Melhor alternativa ao Google Tradutor: Tradutor U

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O Tradutor U é uma ferramenta repleta de funcionalidades para a tradução no seu celular. Além dos recursos tradicionais como caixa de texto, uso de câmera ou modo de conversação, o app disponibiliza atividades educativas para reforçar o aprendizado de idiomas diferentes.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

App de tradução é uma boa alternativa (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Entre os recursos disponíveis, é possível adicionar verbetes em outros idiomas na tela de bloqueio, alterados aleatoriamente para conhecer novas palavras. Além disso, a plataforma disponibiliza jogos voltados para cada idioma e um verificador gramatical para analisar possíveis erros em seu texto.

Um ponto negativo do app é a presença constante de anúncios durante a navegação. Para removê-los, é necessário assinar a versão Pro, por R$ 4,99. A assinatura paga também inclui a ferramenta de tradução mágica: um item flutuante que permite traduzir rapidamente um texto em outros aplicativos.

2. Melhor alternativa ao Google Fotos: Amazon Photos

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

É difícil encontrar uma alternativa no Android que reúna as principais funções de gerenciamento de galeria do Google Fotos. Enquanto o iOS tem um excelente paralelo com o app nativo Fotos, o Amazon Photos surge como uma alternativa para organizar as fotos do seu celular e fazer backup.

Amazon Photos organiza a galeria por datas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A interface do aplicativo da Amazon é similar à concorrente do Google. As fotos são categorizadas por data e incluem atalhos para encontrar memórias antigas. Além disso, a plataforma da Amazon permite criar e compartilhar álbuns com amigos e familiares, facilitando o acesso a fotos de uma viagem ou evento específico. Não há, entretanto, ferramentas de reconhecimento facial.

O aplicativo oferece 5 GB de armazenamento em nuvem para quem possui conta na Amazon. Pelo celular, é possível sincronizar pastas da sua galeria e realizar o backup automático de novas fotos na plataforma.

3. Melhor alternativa ao Gmail: Outlook

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

O cliente de e-mail da Microsoft é um dos principais aplicativos do segmento para Android e iOS. Não se preocupe: o Outlook possui suporte a contas do Gmail e pode cadastrar até 20 endereços de e-mail diferentes no app, o que o consolida como uma boa opção para armazenar caixas de entrada pessoais ou profissionais.

Outlook gerencia até 20 endereços de e-mail (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para seus e-mails recebidos, o app permite utilizar filtros e criar destaques para mensagens importantes. O aplicativo também conta com uma interessante ferramenta de pesquisa interna, com opções para encontrar mensagens por data, palavras-chave ou até mesmo o formato dos arquivos anexados.

O Outlook também conta com uma aba de calendário, ideal para registrar seus eventos e com possibilidade de importar agendas. Além disso, o app chama a atenção pelas possibilidades de personalização, com diferentes cores e temas para a interface.

4. Melhor alternativa ao Google Chrome: Opera

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

O Opera é uma interessante alternativa para quem quer manter alguns aspectos da experiência do Google Chrome. O navegador é baseado em Chromium, o mesmo projeto de código usado pelo navegador do Google. No entanto, os recursos adicionais são pontos muito positivos para substituir um app pelo outro.

Versão mobile do Opera pode ser personalizada (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quando o assunto é privacidade, o Opera inclui bloqueador de anúncios nativo, com opções para remover rastreadores, e um VPN próprio. Entre outras funções adicionais, há o destaque para o modo Flow, que permite sincronizar rapidamente com computadores, e a personalização da interface do app.

Vale destacar que o Opera ainda inclui outros dois modelos de navegadores para o Android. Há o Opera Mini (Android), com navegação otimizada para o uso com uma mão, e o Opera GX (Android | iOS), direcionado para o público gamer com interface própria.

5. Melhor alternativa ao Gboard: Teclado Microsoft SwiftKey

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

Na busca por uma alternativa ao teclado padrão do Google, vale a pena conferir o SwiftKey, distribuído pela Microsoft. O app reúne algumas funções principais do Gboard e ainda inclui recursos próprios para personalizar a sua experiência de digitação pelo celular.

SwifKey possui extenso acervo de temas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A personalização é o grande destaque. O app disponibiliza um grande acervo de temas adaptados para o modo claro ou escuro do seu aparelho, além da possibilidade de criar um tema próprio com fotos da sua galeria. Além disso, o layout do teclado pode ser alterado para modos de digitação com uma mão ou otimizado para uso dos polegares.

Durante a digitação, o SwifKey inclui teclado para buscar stickers e GIFs, corretor inteligente, tradutor e ferramenta para usar a voz. Há, ainda, um modo de navegação privada, que não salva suas palavras mais usadas.

6. Melhor alternativa ao Google Maps: Waze

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

As comparações entre Google Maps e Waze são muito frequentes e, por conta disso, o aplicativo de navegação por GPS não poderia ficar de fora dessa lista. Apesar de incluir poucos recursos para pedestres ou ciclistas, o Waze é uma alternativa muito útil para consultar rotas e informações sobre o trânsito.

Use o Waze para traçar rotas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app disponibiliza diferentes opções para personalizar sua experiência, como a escolha de combustível preferido, número final da placa e alternativas de rota para dias de rodízio ou para evitar pedágios. Além disso, a navegação é constantemente atualizada pela comunidade e inclui alertas para acidentes, congestionamentos e outros problemas na estrada.

O Waze ainda disponibiliza informações detalhadas sobre estabelecimentos comerciais e pontos turísticos. Pelo app, é possível encontrar horários de funcionamento, estacionamentos próximos e calcular em qual horário é necessário sair de casa para chegar ao destino sem atrasos.

7. Melhor alternativa ao Google Meet: Jitsi Meet

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito

Um dos principais pontos positivos do Google Meet é a facilidade para criar e compartilhar salas de videoconferência. Enquanto plataformas como Zoom e Microsoft Teams limitam esse processo a contas criadas na plataforma, o Jitsi Meet surge como uma alternativa para criar uma reunião rapidamente, sem necessidade de cadastro.

Jitsi é usado para criar reuniões rapidamente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As salas do Jitsi Meet comportam até 100 participantes simultâneos em uma reunião. É possível utilizar câmera e microfone para participar das conversas e a plataforma também é compatível com versão para navegadores. Além disso, possui integração com serviços como Slack e Google Calendar.

O Jitsi Meet também é destaque por conta da privacidade: todas as conversas recebem criptografia de ponta a ponta, ou seja, apenas as pessoas participantes possuem acesso ao conteúdo. O aplicativo para celulares é gratuito.

8. Melhor alternativa ao Google Agenda: DigiCal

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O DigiCal é uma alternativa para concentrar todos os eventos da sua agenda pelo celular. O app pode ser sincronizado com Google Agenda, Outlook ou Exchange para acessar seus compromissos e possui uma interface simplificada para registrar eventos.

DigiCal é opção para organizar sua agenda no Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ao registrar um novo evento no aplicativo, é possível inserir descrições em texto, localização e arquivos de mídia para compor os detalhes. Além disso, o app pode usar a sua localização para exibir a previsão do tempo em cada tarefa do seu dia.

O DigiCal conta com modelos diferentes de widgets para a tela inicial e pode ter a interface personalizada. Para remover os anúncios e acessar recursos exclusivos, é necessário assinar a versão DigiCal+, oferecida em pagamento único de R$ 8,99.

9. Melhor alternativa ao Google Drive: Dropbox

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O Google Drive é a ferramenta padrão para backup no Android. No entanto, se você precisa apenas de um serviço de armazenamento em nuvem para fotos e vídeos, o Dropbox é uma opção útil. O serviço tem compatibilidade com outros dispositivos e conta com um aplicativo multifuncional para celulares.

Armazene arquivos em nuvem com o Dropbox (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Dropbox conta com um recurso de sincronização automática de fotos e vídeos do seu rolo de câmera. Dessa forma, ao tirar novas fotos pelo seu celular, os conteúdos já serão armazenados em nuvem e poderão ser acessados através de outros dispositivos. No celular, sua conta pode ser protegida com PIN de acesso ou senha para pastas específicas.

O plano gratuito do Dropbox disponibiliza 2 GB de armazenamento em nuvem. O Dropbox Plus inclui modalidades individuais ou familiares, com armazenamento a partir de 2 TB e valores a partir de US$ 11,99 por mês.

10. Melhor alternativa ao Google Authenticator: Authy

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Com a exigência de verificação em duas etapas para acesso em muitas plataformas, os autenticadores de senha possuem um papel muito importante para validar esse procedimento. Entre as ferramentas desenvolvidas por terceiros, o Authy tem grande destaque.

Authy é usado para verificação em duas etapas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo fornece códigos temporários de acesso para login em diversas plataformas e ainda disponibiliza recursos que não estão presentes no Google Authenticator. O Authy inclui uma senha de acesso ao aplicativo e permite fazer o backup de seus acessos salvos. No aplicativo do Google, é possível apenas transferir as informações de um dispositivo para outro.

Ainda nas comparações com o Google Authenticator, o Authy possui uma interface diferente, com miniatura dos ícones de cada serviço conectado. Por fim, também é possível utilizar versões para Linux, macOS e Windows.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • WhatsApp finalmente recebe um criador de figurinhas nativo, mas há um porém
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal | Veja como está o elenco 20 anos depois
  • 10 atores de Harry Potter que já morreram