mediatek-anuncia-pentonic-2000,-novo-chip-para-smart-tvs-8k-a-120-hz

MediaTek anuncia Pentonic 2000, novo chip para Smart TVs 8K a 120 Hz

Além da tradição em processadores para celulares, a MediaTek também fabrica chips para Smart TVs. Visando elevar a próxima geração de TVs 8K, a marca taiwanesa anunciou o lançamento do Pentonic 2000 na última sexta-feira (19).

  • Xiaomi lança nova TV 4K com suporte para 120 Hz e recursos premium
  • Xiaomi lança TV QLED 4K, roteador Mesh e projetor inteligente; veja os preços

O novo chip traz tecnologias inovadoras de imagem, áudio, inteligência artificial e conectividade, segundo a marca. Ou seja, os principais recursos que os consumidores procuram em aparelhos modernos.

“O Pentonic 2000 oferece desde as recentes tecnologias de vídeo e áudio, até taxas de atualização super-rápidas, poderosos recursos de IA, streaming picture-in-picture e muito mais”, disse Mike Chang, vice-presidente corporativo e gerente geral de Smart Home Business da MediaTek.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Pentonic 2000 pretende elevar a qualidade das TVs e monitores 8K (Imagem: Divulgação/MediaTek)

As novidades do Pentonic 2000

O Pentonic 2000 é o primeiro processador comercial para Smart TVs fabricado usando o processo de 7 nm da TSMC. Com isso, a MediaTek afirma que o modelo oferece “desempenho e eficiência de energia incomparáveis”.

O chip all-in-one com motor MEMC integrado será essencial para monitores com resolução 8K e taxa de atualização de 120 Hz. Bem como, o produto oferece suporte a 144 Hz em jogos para PC e da nona geração de consoles.

Outro destaque é o chip IA integrado de alto desempenho MediaTek APU. Com a tecnologia 8K AI-Super Resolution, ele faz upscaling de conteúdos de baixa resolução para a resolução nativa e aprimora a qualidade da imagem em tempo real.

Novo processador da MediaTek também aprimorará as imagens de streaming (Imagem: Divulgação/MediaTek)

Melhor qualidade de imagem no streaming

O Pentonic 2000 também é pioneiro no suporte à mídia Versatile Video Coding (VCC) H.266. O formato oferece maior eficiência de compressão, essencial na atual era de transmissão de conteúdos via streaming.

O processador também tem compatibilidade com streaming AV1 e uma diversa gama de formatos de mídia. Tudo isso ainda pode ser complementado com as tecnologias Dolby Vision e Dolby Atmos.

Segundo a MediaTek, o processador conta com a CPU e GPU mais rápida da indústria de TV, com armazenamento UFS 3.1 ultrarrápido. Para conexões sem fio, o chip pode trabalhar em conjunto com o MediaTek Wi-Fi 6E ou até modems 5G.

As novas SmartTVs com o Pentonic 2000 chegarão ao mercado apenas em 2022 (Imagem:Divulgação/MediaTek)

Tecnologia Picture-In-Picture

Usando a tecnologia Intelligent View do Pentonic 2000, as TVs 8K poderão exibir várias telas em Picture-In-Picture (PiP). Como a fabricante destaca, os usuários terão uma “parede de exibição” com diversas fontes, incluindo streaming.

Todos os vídeos serão exibidos com alta qualidade, independentemente do tamanho da janela ou layout de visualização. Bem como, o chip terá um pós-processamento de imagem para cada janela.

Estreia no mercado

Conforme o anúncio da MediaTek, o Pentonic 2000 alimentará a próxima geração de Smart TVs premium com tecnologia 8K. A expectativa é que os produtos cheguem ao mercado de forma global em 2022, com alguns anúncios acontecendo durante a CES 2022 em janeiro.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 atores de Harry Potter que já morreram
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Nosso cérebro encolheu ao longo dos últimos milênios; o que isso significa?
  • BARATINHO | Fone Bluetooth Galaxy Buds Pro entra em oferta na Fast Shop
  • Lua Fobos poderia ajudar a criar campo um magnético artificial em Marte; entenda