Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Mantenha o foco em suas tarefas com ajuda do iPhone


Por mais que as pessoas tentem dar conta de tudo, frequentemente acabam distraídas pelos mais diferentes fluxos de estímulos. Afinal, quem é que nunca desviou o foco por conta de uma notificação no celular? Além de mensagens realmente importantes, abundam memes enviados por amigos e cards de “bom dia” no grupo da família. Da mesma forma, é só começar uma tarefa, que o banco magicamente envia a fatura do seu cartão para pagar…

Assim, apesar de competirem por sua atenção, as notificações podem cumprir um papel importante no dia a dia. Logo, em vez de desativá-las permanentemente, aprender a gerenciá-las pode ser a melhor alternativa. Para tanto, você pode contar com uma ajuda especial vinda diretamente do iPhone. Isso mesmo! Com a recente atualização do iOS, o modo Foco está ainda mais poderoso e fácil de configurar. Diante disso, você pode ficar concentrado e dar adeus às interrupções sem fim.

Além dessa atualização muito prática do iOS, você pode seguir outras dicas mais gerais para garantir o foco na missão. Confira:

Distrações por toda parte

Antes de falarmos sobre o Modo Foco e suas vantagens, vale retomar o tópico “distrações”. Afinal, se sua cabeça também estiver sempre cheia, dificilmente você conseguirá controlar seus impulsos por desviar a atenção do presente. Seja em função dos prazos para vencer, da conta de luz para pagar, da roupa das crianças que está curta… Estímulos nunca faltam!

Além das preocupações, pode ser tentador simplesmente se acomodar no sofá e assistir àquele episódio da sua série favorita. Aliás, o mundo está sempre oferecendo oportunidades mais atrativas do que os compromissos rotineiros. Portanto, além da ajuda do iPhone, é essencial contar com a própria força de vontade. Então, quando você precisa encontrar o foco, o que fazer?

Cadê meu foco?

Para entender por que você está sem foco, é importante olhar para a causa. Tédio, medo e ansiedade são alguns dos motivos para alguém não conseguir se concentrar. Aliás, você já se pegou procrastinando por horas em vez de encarar suas obrigações? Pois esse pode ser um sinal de ansiedade!

Uma coisa de cada vez

Para conseguir cumprir os prazos e finalizar tarefas importantes, foque em uma coisa de cada vez. Comece, realize, termine – e aí, sim, se dê uns minutos para descansar ou fazer algo de que gosta.

Faça da tarefa um desafio

Talvez você perca o foco porque acha determinada tarefa “chata” ou quer apenas fugir de uma responsabilidade. Ao encarar cada coisa como um desafio, tudo fica mais interessante – e você pode até acabar encontrando prazer na missão.

Encare a missão como uma novidade

Pode parecer algo corriqueiro, mas, se você encarar tudo como se fosse a primeira vez, pode redescobrir o prazer e a novidade nas tarefas, procrastinando menos!

Reconheça seus gatilhos

Você não pode abrir o Twitter que vai ficar a manhã toda por lá? Ou, quando rola o Instagram, fica horas e mais horas vendo stories de gente que nem conhece?

Primeiro, entenda o que faz com que você perca tempo. Para isso, pode utilizar o recurso de relatório de atividade do iPhone. Então, ao detectar o que drena atenção, acesse as configurações e estipule um limite diário para cada uma dessas coisas.

Modo foco: ativado!

Seguiu todas as dicas acima, mas as notificações ainda te deixam desfocado(a)? Então chegou a hora de conhecer o Modo Foco do iPhone. Localizado no app Saúde, o Modo Foco é a atualização necessária para o seu bem-estar. Nele, você pode estipular os horários de trabalho e de sono, por exemplo, com opções de personalização. Além disso, é possível escolher de quem você quer receber notificações. Diferentemente do famoso “Não Perturbe“, o Modo Foco não mostra as notificações de quem você não desejar receber enquanto está lendo algo, por exemplo. Além disso, você decide se será avisado e quais aplicativos poderão mostrar notificações na Tela de Bloqueio.

Em nosso blog, você encontra ainda dicas para manter o foco e bloquear distrações no trabalho – e pode aprender como organizar, otimizar e automatizar para deixar a rotina mais tranquila. E se você ainda não tem um iPhone, garanta já o seu na iPlace com as melhores condições!

Foto: iStock/fizkes



Post Views:
2





Veja mais