mais-de-9-milhoes-de-aparelhos-podem-estar-infectados-por-trojan-do-huawei-appgallery

Mais de 9 milhões de aparelhos podem estar infectados por trojan do Huawei AppGallery

Já vimos problemas de segurança na Play Store e na App Store, mas hoje os filtros de segurança são melhores e os casos de vírus parecem ser algo mais pontuais do que antigamente. Mas um relatório dos analistas do portal Doctor Web publicado na última terça-feira (23) estimam que mais de 9 milhões de aparelhos já foram contaminados por um malware trojan que circula na loja de aplicativo da Huawei, o AppGallery.

Trata-se de um módulo chamado Android.Cynos.7.origin, e que circula desde pelo menos 2014, e que é integrado a apps no Android para gerar monetização. Mas há versões mais perigosas, que podem interceptar SMS, além de conseguir baixar e instalar outros aplicativos e vírus no sistema. Essa na análise do relatório, em particular, coleta informações sobre os usuários, seus dispositivos e mostrando anúncios.

A estimativa é que 190 jogos da loja trazem esse risco à segurança, a maioria deles voltado para o público infantil, e são em russo ou em chinês — mas também há alguns focados no mercado internacional. É possível encontrar uma lista maior dos games no relatório oficial do Doctor Web.

Clique aqui para ler mais