Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Mac: acelere sua rotina com as automações do app Atalhos


Recentemente lançada pela Apple, a versão 12.3 do macOS Monterey traz novidades incríveis para aprimorar a experiência dos usuários. Aliás, tanto a partir da implementação do Controle Universal quanto de funcionalidades que fazem o uso do Mac parecer mágica. Por exemplo: com o Texto ao Vivo e a Busca Visual, você pode utilizar todas as informações contidas em fotos. Enquanto isso, o recurso Atalhos (Shortcuts) simplifica processos longos de trabalho e tarefas do dia a dia. Dessa forma, é possível automatizar ações facilmente com um único clique ou por meio de outros comandos.

Atalhos: quem conhece se dá bem

O app Atalhos permite simplificar tudo o que você faz com frequência para ganhar tempo em sua rotina. Para tanto, basta transformar algo que exigiria várias etapas em apenas uma. Ou, ainda, combinar seus apps e serviços mais utilizados com o editor de Atalhos. Ainda mais que eles são simples de ativar via Dock, barra de menus, Finder, Spotlight ou pedindo para a Siri.

Aliás, na Galeria de Atalhos você encontra todo tipo de sugestão. Seja para criar seus próprios GIFs na hora ou limpar sua pasta Downloads, por exemplo. Então, a seguir, veja algumas sugestões da iPlace para automatizar suas atividades e facilitar a rotina!

17 Atalhos para testar no Mac

Para começar, abra o aplicativo Atalhos em seu Mac e clique em Galeria, no menu do lado esquerdo. Depois, use a barra de pesquisa no canto superior direito da janela de atalhos para pesquisar por nomes. Assim que encontrar o item desejado, clique no ícone de adição (+) no lado superior direito do atalho.

1.      Organize a pasta Downloads

Este atalho divide a pasta Downloads em subpastas para imagens, áudio e outros tipos de arquivo. Desse modo, é possível tornar seus arquivos muito mais organizados desde o momento em que são baixados no Mac.

2.      Crie os seus próprios caminhos

É muito fácil montar um atalho com o editor. Para isso, clique e arraste as ações na ordem em que você quiser. Em seguida, o editor sugere qual ação deve ser adicionada a seguir.

3.      Compartilhe com um clique

Compartilhar atalhos com amigos ou comunidades online é tão fácil quanto enviar um link. E, quando você receber um, instruções simples ajudam a definir permissões para manter o controle sobre quais dados são compartilhados ao ativar o atalho.

4.      Converta fotos em GIF

Somente pelo nome já é possível saber qual é a função deste atalho, certo? Então, ao executá-lo, será possível reunir várias fotos de sua galeria que serão transformadas num GIF compartilhável. Simples, fácil e prático!

5.      Converta vídeo para GIF

Assim como as fotos, você também pode usar este atalho para transformar qualquer vídeo em GIF de modo descomplicado. Logo, poderá reunir animações personalizadas para se divertir com amigos e familiares em apps de mensagens e redes sociais.

6.      Conte com o Make PDF

Caso queira transformar arquivos e páginas da web em PDF com um clique, basta usar o atalho Make PDF. Logo, o recurso dispensa o uso de outros apps específicos e avançados para cumprir essa tarefa.

7.      Encontre e-mails em páginas da web

Se você está procurando clientes ou pessoas para entrar em contato, este atalho será seu grande aliado. Afinal, ele é responsável por analisar uma página da web e recuperar todos os endereços de e-mail que puder encontrar. Logo, é perfeito para garantir seus melhores contatos.

8.      Dite e compartilhe

Sempre que não puder ou não quiser usar o teclado do Mac para digitar, aposte neste atalho. Assim, tudo o que você precisa fazer é clicar nele e ditar para o seu Mac o que pretendia escrever. Inclusive, você pode compartilhá-lo facilmente com outros aplicativos como o Mail.

9.      Transforme texto em áudio

Também é possível percorrer o “caminho” inverso da digitação por voz e fazer seu Mac ler textos para você. Assim como já era possível no iPhone e o iPad, agora este atalho do Mac ajuda a otimizar suas tarefas. Afinal, ele pode ler suas anotações enquanto você faz uma pausa. Ou até servir como revisor para ajudar você a identificar possíveis erros de digitação em documentos.

10.  Verifique a ortografia

Por falar em revisão, com o atalho Verificar ortografia é possível garantir que nenhum errinho vá comprometer sua escrita. Seja em arquivos de textos ou em bate-papos.

11.  Modo de leitura

Às vezes, para manter o foco e a concentração é preciso adotar estratégias eficientes para bloquear as distrações online. Mas, para quem usa o Mac, o atalho Modo de leitura simplifica ainda mais essa questão. Afinal, ele aciona automaticamente o modo Não Perturbe. Então, quando você abre seu aplicativo de leitura favorito, sua lista de reprodução começa a tocar.

12.  Lista de Pesquisa no Google

Se você está sempre fazendo buscas na internet, o atalho Lista de Pesquisa no Google é a ferramenta ideal. Pois com este atalho, basta escrever quantas linhas quiser. Em seguida, para cada uma delas será aberta uma nova guia no Google.

13.  Link e título do tweet

Cada vez fica mais fácil compartilhar tweets com os dispositivos da Apple. Afinal, com este atalho do Mac é possível colar automaticamente o link e o título da web num tweet para compartilhá-lo com seus seguidores.

14.  Shazam

Ainda mais instantâneo do que descobrir o nome de qualquer música que esteja tocando com o Shazam é usar apenas um clique para isso. Aliás, com o Atalho Shazam você pode não apenas identificar a canção, mas também reproduzi-la diretamente no Apple Music. Além disso, você ainda pode compartilhá-lo com seus amigos.

15.  Quantos dias até…

Seja para uma prova importante ou uma programação especial, você não precisa mais contar quantos dias ainda faltam até lá. Afinal, com o app Atalhos você pode fazer com que o Mac faça os cálculos por você! Para tanto, basta preencher a data que você está esperando e, assim, saberá quantos meses, dias e horas ainda faltam.

16.  Lembre-me em casa e Lembre-me no trabalho

Se você faz parte da turma dos esquecidos, esses atalhos do Mac são recursos que valem ouro! Afinal, basta inserir o que deseja que o Mac o lembre e, assim, você receberá um alerta. Tanto quando estiver em casa quanto no trabalho.

17.  Lembretes de adição em lote

Outro recurso útil para ganhar tempo e não esquecer de mais nada em sua rotina é o Lembretes de adição em lote. Depois de executar esse atalho, você poderá escrever vários lembretes de uma vez. Assim, cada linha escrita será responsável por criar automaticamente um atalho próprio.

E aí, gostou dessas dicas? Então conte com a iPlace para acessar todas as vantagens do universo Apple!

Foto: iStock/jacoblund



Post Views:
308





Veja mais