itabira-tera-novo-simulado-de-emergencia-neste-sabado

Itabira terá novo simulado de emergência neste sábado

Itabira terá novo simulado de emergência neste sábado

No próximo sábado (27), a partir das 14h, as defesas civis de Minas Gerais e de Itabira — com apoio da mineradora Vale — realizam um novo simulado prático de emergência. A ação acontece na Zona de Autossalvamento (ZAS) de seis barragens: Cambucal I, Cambucal II, Concição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal.

[links]

A ação integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), desenvolvido em cumprimento à legislação brasileira, e acontece de maneira rotineira e preventiva. A ZAS dessas seis barragens abrange uma população estimada de 17,6 mil pessoas, que serão orientadas sobre como agir em casos de rompimento de alguma das estruturas mantidas pela Vale.

Durante o simulado, haverá interdição temporária do tráfego na MG-129, nos kms 8, 24 e 30; na MGC-120, sentido Nova Era; na AMG 900-1210, sentido a mina de Conceição. Algumas ruas de Itabira também dever ter o trânsito interrompido.

Para a atividade, devem ser seguidos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel.

[leiamais1]

O simulado

Às 14h, a população abrangida pela ZAS dessas seis barragens serão avisadas pelo toque de sirenes e por uma mensagem informando que se trata de uma atividade simulada.

Com isso, a população deverá seguir as rotas de fuga até os pontos de encontro em área segura indicados pela mineradora.

[leiamais2]

[leiamais3]

Barragens

De acordo com a Vale, não houve nenhuma alteração de segurança das barragens. As estrutura de Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçi e Rio do Peixe seguem com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Já o Ponto está em nível 1 do PAEBM.

A mineradora mantém, em seu site, uma página com informações sobre as suas barragens. Acesse aqui.

O post Itabira terá novo simulado de emergência neste sábado apareceu primeiro em DeFato Online.