Os teclados virtuais são bastante práticos, porque eles aparecem na tela quando precisamos deles e depois desaparecem, liberando espaço para outras coisas.
Mas os mais saudosos dos antigos teclados físicos nos celulares estranham o fato de “não se sentir nada” quando se toca na tecla.
Dispositivos Android há tempos oferecem um feedback tátil, ou seja, toda vez que se toca em uma tecla virtual, o dedo sente uma pequena vibração na tela, como se fosse uma tecla física.
Com o iOS 16, esse bizarro recurso chega também ao iPhone.
Alguns aplicativos de teclados já ofereciam isso no iOS, como é o exemplo do Google Gboard. Mas agora isso será um recurso incorporado no sistema.
Com o toque tátil, toda vez que você tocar em uma tecla do teclado virtual sentirá uma vibração naquele ponto da tela.
Mas o recurso não vem ativado por padrão.
Como ativar o feedback tátil no iPhone
Para ativar o feedback tátil no teclado nativo do iPhone, siga os passos:
- Abra os Ajustes do sistema e toque no menu “Som e Tato”.
- Abra o menu “Retorno do teclado”.
- Ative a opção “Tato”.
Para quem é o recurso
Os usuários de iPhone viveram por anos sem esta funcionalidade e aqui no BDI nunca ouvimos sequer uma reclamação sobre isso. Então, não será algo que deva fazer diferença para eles.
Já usuários que estão vindo do Android e estão começando no iOS talvez sintam falta do feedback tátil e queiram ativar isso também no novo iPhone. Provavelmente estes serão os maiores beneficiados.
Vale lembrar que qualquer recurso ativado, principalmente relativos à vibração do aparelho, representa um consumo maior da bateria, principalmente para quem digita bastante durante o dia.
Veja mais artigos sobre as novidades do iOS 16 aqui.
Deixe uma resposta