intel-core-i7-1260p-volta-a-vazar-com-desempenho-similar-ao-core-i9-11900

Intel Core i7 1260P volta a vazar com desempenho similar ao Core i9 11900

Com parte da família dos chips de 12ª geração Alder Lake já lançados nos desktops, as atenções estão voltadas agora para as variantes destinadas aos laptops, e aos benefícios que a arquitetura híbrida da Intel deve proporcionar aos aparelhos, tão dependentes de baixo consumo. Ainda que não tenham uma data de lançamento definida, os processadores mobile já começaram a vazar com frequência, e protagonizam rumores que indicam uma janela de estreia próxima.

  • Gigabyte resolve erros dos chips Intel Alder Lake em jogos antigos com um clique
  • Intel Pentium G7400 e Celeron G6900 Alder Lake vazam em listagem

Dias após surgir em registros com números pouco empolgantes, o Intel Core i7 1260P, um dos possíveis modelos de CPU para notebooks da empresa, voltou a aparecer no banco de dados do Geekbench 5, em um aparelho ainda desconhecido da Lenovo. Desta vez, o componente impressiona pela performance e, assim como o também aguardado Core i7 12700H, é capaz de encarar algumas das soluções mais potentes para desktop.

Intel Core i7 1260P vaza com desempenho similar ao Core i9 11900

O teste em questão foi encontrado pelo perfil do Twitter @BenchLeaks, já responsável pela localização de alguns dos testes da família Alder Lake, e mostra o Core i7 1260P em uma possível configuração finalizada. O registro indica que o chip é equipado com 12 núcleos e 16 threads, sendo 4 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, com clock base de 2,5 GHz e boost de 4,6 GHz, junto a 18 MB de cache L3 e 16 GB de memória, possivelmente DDR5.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

O Core i7 1260P voltou a aparecer no Geekbench, desta vez equipado em um notebook misterioso da Lenovo (Imagem: Reprodução/NotebookCheck)

Nessas condições, o componente foi capaz de marcar 1.721 pontos em single-core, e 9.697 pontos em multi-core, números muito impressionantes quando consideramos que a CPU deve ser destinada a ultrabooks. Em comparação, o Intel Core i9 11900H, um dos processadores mais avançados da geração anterior, atinge apenas 1.599 pontos em single-core, e 9.436 pontos em multi-core, teoricamente consumindo o dobro de energia.

Com esse nível de desempenho, o Core i7 1260P consegue até mesmo rivalizar com soluções para desktop, entregando performance próxima do topo de linha Core i9 11900, que apresenta 1.831 pontos em single-core, e 9.674 pontos em multi-core. Outro ponto importante indicado pelo teste é a evolução em comparação ao primeiro resultado vazado, que mostrava desempenho inferior a um Core i7 1165G7, reforçando que os números da época pertenciam a uma unidade de testes.

Linha Alder Lake-P promete agitar mercado de notebooks

Vale lembrar que este não é o único resultado empolgante de um dos possíveis chips para notebooks da 12ª geração da Intel — o Core i7 12700H, destinado a notebooks gamer e profissionais de alta potência, teve resultados no Cinebench vazados. Com consumo maior, a solução ofereceu resultados ainda mais impressionantes, dizimando todos os processadores para notebook disponíveis atualmente, e encarando modelos robustos para desktop, como o Ryzen 7 5800X.

Com mais de 18 mil pontos em multi-core no Cinebench R23, o Core i7 12700H deixa todos os chips mobile do mercado para trás (Imagem: NotebookCheck)

Reforçando a veracidade dos testes vazados, a Intel confirmou que já começou a enviar os chips da família Alder Lake-P para fabricantes de laptops, para que as companhias comecem a implementar e realizar os ajustes finais dos novos notebooks. A fase sugere que o lançamento está próximo, e dá novo fôlego a rumores de que o restante dos processadores de 12ª geração chegará ao mercado já em janeiro, durante a CES 2022.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • WhatsApp finalmente recebe um criador de figurinhas nativo, mas há um porém
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal | Veja como está o elenco 20 anos depois
  • 10 atores de Harry Potter que já morreram