Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Instagram testa nova IA que detecta idade ao escanear o rosto


O Instagram está testando novos métodos para os usuários verificarem a idade, incluindo uma ferramenta de inteligência artificial que estima quantos anos você tem apenas escaneando o seu rosto. A novidade, que conta com a tecnologia da Yoti, empresa especializada em identificação digital, é uma tentativa da plataforma em gerenciar de melhor forma a idade de seus usuários, não apenas para estar em conformidade com os regulamentos, mas também para melhor direcionar conteúdo e publicidade para essas pessoas com base em suas idades.

Nova IA que detecta idade ao escanear o rosto está em fase de testes e deve ser implementada o quanto antes pelo Instagram (Divulgação/Instagram)

Atualmente, o Instagram pede aos usuários que verifiquem sua idade apenas quando os adolescentes tentam editar sua data de nascimento para mostrá-los como 18 anos ou mais. Para verificar sua idade, os usuários podem enviar fotos de vários cartões de identificação que, então, são analisados internamente pela plataforma. Mas a partir de hoje, os usuários residentes nos EUA terão duas opções adicionais: comprovação social e estimativa de idade por IA.

Neste primeiro, o Instagram irá pedir que três seguidores do perfil que está sendo verificado confirmem a sua idade. Eles precisarão ser maiores de 18 anos e terão três dias para responder o pedido. O segundo método irá exigir que o usuário envie em vídeo em formato de selfie que será analisado pelo software de inteligência artificial da Yoti que utiliza machine learning para estimar a idade da pessoa. 

Comprovação social no instagram
Outra ferramenta social está sendo implementada pela plataforma para verificar a idade de seus usuários (Divulgação/Instagram)

Compreender a idade de alguém de forma online é um desafio complexo em todo o setor. Queremos trabalhar com outras pessoas, empresas e governos para definir padrões claros para verificação de idade. Muitas pessoas, como adolescentes, nem sempre têm acesso aos formulários de identificação que tornam a verificação de idade clara e simples. Por este motivo, temos que explorar novas maneiras de abordar o dilema de verificar a idade de uma pessoa quando ela não tem um documento de identidade.

Meta

Em comunicado, a Meta afirma ainda que todas as informações enviadas ao Instagram para verificação de idade são privadas e não estarão visíveis ou serão compartilhadas com ninguém. A empresa também afirmou que o ato de realizar essas verificações deveriam se tornar padrão em dispositivos e lojas de aplicativos, de modo a aprimorar a experiência e aumentar a segurança de todos no ambiente digital.

Instagram testa nova ia que detecta idade ao escanear o rosto. Novidade é uma tentativa da plataforma em gerenciar de melhor forma a idade de seus usuários; saiba como a tecnologia vai funcionar
Instagram já permite comprovar idade através de documentos oficiais com fotos (Divulgação/Instagram)

O recurso que aperta o cerco para o uso do app por crianças e adolescentes chega algum tempo depois da polêmica introduzida pelo Wall Street Journal, que disse, no ano passado, que o Instagram tinha consciência do impacto que oferece à saúde mental de usuários jovens, mas mesmo assim ignorou a situação de maneira negligente. Depois de enfrentar uma reação negativa, a empresa tomou muitas medidas, como arquivar seus planos de desenvolver um aplicativo infantil dedicado e implantar controles parentais mais rigorosos.

Neste primeiro momento, o novo reconhecimento de idade por escaneamento facial no Instagram estará disponível para testes apenas nos Estados Unidos. Ainda não houve qualquer menção do seu uso em outras regiões do mundo, como o Brasil, por exemplo.

IA que detecta idade está disponível para todos

Yoti scanner
Ferramenta de escaneamento da Yoti está disponível gratuitamente em seu site oficial (Reprodução/Internet)

Para quem ficou curioso como a tecnologia funciona, a Yoti disponibiliza, de forma gratuita, a sua IA para demonstrações. No site da empresa, é possível submeter-se ao teste que identifica a sua idade apenas escaneando o rosto. A empresa ainda garante que nenhum dado é compartilhado com terceiros, além de disponibilizar um quadro que mostra a taxa de erro do programa.

Segundo esse mesmo quadro disponibilizado pela empresa, o software tem menos precisão com rostos femininos e com tom de pele mais escuro. No entanto, para um resultado amplo, não exato, ele possui resultados excelentes. Uma análise de 2020 mostrou que ele teve taxa de sucesso de 98,89% analisando perfis para verificar se tinham mais de 18 anos ou menos de 25.

Apesar disso, o recurso não parece ser tão seguro quando precisa ser. Segundo o site The Verge, foi possível enganar a IA segurando fotos na frente da webcam. Com isso, resta saber como a empresa irá trabalhar em conjunto com o Instagram para evitar fraudes, onde menores de idade se passem por adultos.

App do instagram
Instagram utiliza outros mecanismos para identificar idade em sua plataforma (Reprodução/Internet)

Vale ressaltar ainda que essa não é a única ferramenta com inteligência artificial que o Instagram usa para tentar estimar a idade dos usuários. Desde o ano passado, a empresa utiliza sistemas automatizados para buscar usuários menores de idade. Essas ferramentas verificam informações como postagens de aniversário dos usuários e a idade de seus grupos de amizade. Assim, por exemplo, se um usuário afirma ter 20 anos, mas postar sobre comemorar seu aniversário de 17 anos, sua conta será notificada e, muito provavelmente, seja necessário verificar a sua idade.

Veja também:

Outra novidade anunciada recentemente pelo Instagram é a fixação de posts no topo do feed. Agora, os usuários podem escolher até três fotos para deixar em destaque em seu perfil na rede social.

Fontes: The Verge, TechCrunch, Yoti.





Veja mais