ingenuity-voa-pela-16a-vez-em-marte-e-esta-mais-proximo-de-seu-local-de-pouso

Ingenuity voa pela 16ª vez em Marte e está mais próximo de seu local de pouso

No último domingo (21), o helicóptero Ingenuity voou novamente nos céus de Marte, completando seu 16º voo na atmosfera do Planeta Vermelho com pouco menos de dois minutos de duração. Desta vez, a pequena aeronave continuou sua viagem de retorno para a região de Wright Brothers Field, pertinho da região em que pousou junto do rover Perseverance, em fevereiro.

  • Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
  • Mistérios de Marte: 5 perguntas sobre o Planeta Vermelho ainda sem respostas

O sucesso do voo mais recente foi anunciado em uma publicação no Twitter, em que oficias da missão comemoraram o desempenho do Ingenuity. “O poderoso helicóptero completou seu 16º voo no Planeta Vermelho no último fim de semana, viajando 116 m na direção nordeste durante 109 segundos”, disseram. No tuíte, eles comentaram também que há imagens coloridas do voo, que ainda serão divulgadas.

Joshua Anderson, líder tático do Ingenuity, explicou que este voo foi pensado para ser mais breve que os anteriores. A equipe planejou que o helicóptero chegasse à altitude de 10 m, se deslocasse pela região de Raised Ridges a 1,5 m/s e, depois, pousasse perto dos limites de South Séítah. Tudo isso renderia uma sequência de nove imagens coloridas, feitas na direção oposta daquela da trajetória do voo.

Desafios do Ingenuity em Marte

Os primeiros quatro voos do helicóptero começaram e terminaram na região chamada Wright Brothers Field, e a sequência atual está levando-o de pouco a pouco até o local de pouso do rover Perseverance, apelidado de Octavia E. Butler. Esse trajeto é, na verdade, uma espécie de preparação para a equipe da missão direcioná-lo a Three Forks, nome do local em que o rover conduziu sua segunda campanha científica.

Sombra do Ingenuity durante seu 15º voo (Imagem: Reprodução/NASAJPL/Twitter)

O helicóptero Ingenuity é uma demonstração de tecnologia projetada para não ir além de cinco voos. Entretanto, como o helicóptero mostrou excelente desempenho em seus primeiros voos, os oficiais da NASA decidiram estender sua missão. Agora, o Ingenuity está explorando regiões de Marte que têm terrenos perigosos para o rover Perseverance, mas que são de interesse para geólogos.

Por enquanto, o helicóptero parece continuar em bom estado, mas já enfrentou alguns desafios. Um deles envolveu algumas semanas de pausa nas atividades em função da conjunção solar, período em que a Terra e Marte ficam em lados opostos do Sol. Como as partículas solares podem prejudicar a comunicação com os robôs no planeta, os cientistas suspenderam temporariamente o envio de novos comandos. Ao retomar as atividades, o helicóptero encontrou a atmosfera mais fina devido ao verão marciano, que exige maior taxa de rotação de suas lâminas para conseguir se manter no ar.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 atores de Harry Potter que já morreram
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Nosso cérebro encolheu ao longo dos últimos milênios; o que isso significa?
  • Arcane: as referências e easter eggs na série de LoL da Netflix
  • Blade Runner e Alien vão ganhar séries de TV, e elas já estão em andamento