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ICVA aponta crescimento de 6,9% do Varejo em Maio


Alta ocorre pelo sétimo mês seguido e resultado ainda é beneficiado pela comparação com maio do ano passado, período em que o comércio foi prejudicado pela Covid-19.

Publicado por Equipe Cielo

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no Varejo em maio de 2022 cresceram 6,9%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o quinto mês do ano apresentou alta de 23,9%.

A expansão das vendas está relacionada à base comparativa de maio do ano passado, momento em que o funcionamento do comércio sofreu os impactos gerados pelas restrições da Covid-19. O mesmo fenômeno foi registrado nos meses anteriores.

No entanto, os efeitos de calendário prejudicaram o índice este ano. Em 2022, houve uma terça-feira a mais (dia de movimento menor no comércio) e um sábado a menos (dia em que as vendas costumam ser mais fortes) em comparação com maio de 2021.

Eliminando estes efeitos, em termos nominais, o Varejo apresentou crescimento de 24,2%. Na visão deflacionada, o aumento no volume de vendas foi de 7,1% sem os efeitos de troca de dias.

Na opinião de Diego Adorno, Gerente de Produtos de Dados da Cielo, o Varejo continua em recuperação:

“O mês de maio é o sétimo seguido de alta nas vendas, mas é possível observar uma desaceleração em relação ao mês anterior. Isso acontece porque o comércio em maio do ano passado, objeto da comparação, sofreu menos com restrições que do que o mês de abril de 2021. Excluindo a inflação, o Varejo ainda não voltou ao patamar observado antes da pandemia”, afirma.

icva-maio2022

Transportes puxam a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 11,73% no acumulado dos últimos 12 meses.

Em maio, o crescimento foi de 0,47%, o que mostra uma desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

O grupo que mais impactou o índice foi o de Transportes, com alta de 1,34%.

 

Alta é registrada em todos os macrossetores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores apresentaram alta em relação a maio de 2021.

O destaque no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis foi o segmento de Vestuário.

No macrossetor de Bens Não Duráveis, um dos segmentos que mais colaboraram para o aumento do faturamento foi o de Postos de Gasolina.  

Já no macrossetor de Serviços, o segmento de Turismo e Transporte teve o maior crescimento.

Todas as regiões também registraram crescimento nas vendas

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a maio do ano passado.

A região Sudeste registrou alta de 8,3%, seguida da região Norte (+7,5%), Sul (+7,2%), Nordeste (+4,5%) e Centro-Oeste (+4,4%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com maio de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 27,1%, seguida pela região Sul (+21,4%), Nordeste (+20,9%), Norte (+19,5%) e Centro-Oeste (+19,2%).

Sobre o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,2 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice

ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

Veja também >>> Quais são os principais indicadores de vendas? Como medir e otimizá-los?



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