Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

IA cria versões únicas e não oficiais de NFTs da coleção Bored Apes de graça


Um desenvolvedor criou um sistema de inteligência artificial capaz de gerar versões alternativas da famosa coleção de tokens não fungíveis (NFTs) Bored Ape Yacht Club. Com apoio do aprendizado de máquina, o programa consegue gerar imagens gratuitamente para você usar nos seus perfis da internet.

O sistema desenvolvido por Yannic Kilcher é alimentado por uma tecnologia chamada generative adversarial networks (GANs), que mistura conteúdo de duas redes neurais diferentes para criar um terceiro produto resultante. O sistema produz imagens inéditas e consegue diferenciar itens verdadeiros dos falsos.

Quanto mais itens são criados, melhor é o desenvolvimento dos próximos produtos. Kilcher usou mais de 10 mil imagens da coleção original do Bored Ape como o início de tudo. Depois, ele treinou a rede StyleGAN2, da NVIDIA, com o conjunto de dados para gerar os resultados — que obviamente nem sempre são perfeitos.

A parte curiosa do experimento é que o sistema é capaz de gerar macacos a partir de imagens que você carrega. O aplicativo aproveita o CLIP da OpenAI, o mesmo modelo que alimenta o gerador de imagens DALL-E 2, para criar resultados gerados de modo único. Se você quiser experimentar e tiver familiaridade com programação, pode baixar o código-fonte no Hugging Face.

A tecnologia consegue transformar imagens reais em macacos da coleção Bored Ape (Imagem: Reprodução/Yannic Kilcher)

Uma arte usável, mas sem custar milhões

É claro que as artes geradas não possuem valor comercial, já que não pertencem à coleção oficial nem são NFTs. Mesmo assim, são uma alternativa para quem não quer ficar de fora da mania dos macacos entendiados que tomaram a web.

A coleção Bored Ape Yacht Club é uma das mais valorizadas do mundo, com itens colecionáveis que valem milhões de reais. Seu elevado valor deriva da fama repentina e do sentimento de escassez criado pelos idealizadores do projeto, já que cada arte é única e possuem diferentes raridades.

O mercado de NFTs movimentou bilhões de dólares no ano passado, mas parece ter dado uma certa esfriada em 2022. O NFT do 1º tuíte foi a leilão por um valor 16 vezes maior que venda original, mas só arrecadou 0,01% da quantia esperada. Mesmo assim, o mundo ganhou mais sete bilionários do ramo das criptomoedas e criptoativos, segundo levantamento da Forbes.

Fonte: Hugging Face, Kilcher  



Veja mais