Google multado pelo governo francs em 200 milhes por abuso de mercado publicitrio digital

Não é de hoje que o Google tem problemas judiciais com o governo francês, seja por sonegação de impostos, falta de transparência em sua política de uso ou afins, mas a gigante de tecnologia acaba de sofrer mais um duro golpe financeiro da Terra da Torre Eiffel.

Na última segunda-feira (07), a França multou a empresa norte-americana em 200 milhões de euros por conta de práticas anticompetitivas para editores e agências de notícias no âmbito da publicidade digital.

Segundo a Autoridade da concorrência francesa, o Google favoreceu suas tecnologias proprietárias oferecidas sob a marca Google Ad Manager, tanto no que diz respeito à operação do servidor de anúncios (onde editores de sites e aplicativos podem vender seus espaços publicitários), quanto na plataforma de venda SSP AdX (que organiza o processo de leilão, permitindo que os editores vendam suas “impressões” ou inventários de publicidade aos anunciantes) em detrimento de seus concorrentes e editores.

Para a surpresa de muitos, o Google não contestou a decisão e, além de pagar a multa, se comprometeu a melhorar a interoperabilidade dos serviços do Google Ad Manager com soluções de plataforma de vendas de espaço publicitário e servidor de anúncios de terceiros, além de acabar com as disposições que favorecem o Google. O órgão acatou os compromissos e os adicionou em sua decisão.

Esse dinheiro certamente não faz tanta diferença para o Google.

Continuar lendo >>