Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Google Docs fará resumos automáticos dos seus textos 


Hoje (11) aconteceu o primeiro dia do Google I/O 2022 e a empresa anunciou muitas novidades para seus aplicativos e serviços que estão presentes em nosso dia a dia. Se você usa o Google Docs para trabalho ou estudo, com toda certeza gostará da funcionalidade que fará resumos automáticos de grandes documentos.

A empresa também anunciou uma ferramenta de segurança que escaneará o documento para que você não tenha seus dados e informações pessoas comprometidos, assim como tivemos novidades para o Google Meet. Confira todos os detalhes agora mesmo e quando cada uma das novidades estará disponível para os usuários.

IA para criar resumos no Google Docs

A rotina do dia a dia pode ser bastante corrida e nem sempre há tempo para ler grandes documentos com muitas páginas. Focado simplificar a vida de usuários, a empresa anunciou o lançamento de um serviço de inteligência artificial que cria, automaticamente, resumos que também pode ser editados manualmente pelos usuários.

Nova IA foi apresentada no evento de hoje do Google
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A seção com a informação simplificada estará logo no canto superior direito e pode ser acessada com um simples clique. A novidade já estava disponível para todos usuários desde a semana passada, mas agora uma funcionalidade de resumo de conversas feitas no Spaces –plataforma de comunicação empresarial do Google– foi disponibilizada.

Resumos de conversas no google space
Resumos de conversas estão disponíveis no Google Spaces
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Ainda no assunto de resumos, usuários que usam o Spaces terão acesso a um resumo de conversas, que pode facilitar a comunicação sem a necessidade de que uma pessoa leia todo o conteúdo.

Páginas sem formatação

O Google Docs agora se adapta automaticamente aos tamanhos das janelas para que a visualização de informações não seja afetada, independente do tamanho que for dimensionada. Por menor que seja a tela que você opte por trabalhar ou apresentar a informação para seus amigos, colegas de trabalho ou qualquer outra pessoa, ainda será possível visualizar tudo sem erros.

Tl:dr: google docs fará resumos automáticos dos seus textos . Durante o google i/o 2022, a empresa anunciou diversas novidades para o google docs e quem usa o google meet não foi deixado de lado. Veja os detalhes
Páginas serão adaptadas automaticamente no Google Docs
(Foto: Reprodução/Google Docs)

Um exemplo citado na apresentação de hoje foi o de uma tabela, que ganhou uma barra de rolagem assim que a janela foi diminuída. As páginas sem formatação estão disponíveis hoje para todos os usuários do Google Docs, sem a necessidade de ser cliente do Google Workspace.

O Google Meet já conta com uma funcionalidade de troca de fundo, desfoque e aprimoramento de imagem, mas a novidade de hoje é mais focada para pessoas com tons de peles mais escuros. Por meio da inteligência artificial, o software online de videochamadas melhorará a imagem da câmera e luz ambiente, sempre focado em exibir o real tom de pele de uma pessoa.

Novo recurso de otimização de cena no google meet
Funcionalidade não afetará tons de pele mais escuros
(Foto: Reprodução/Google)

Outra novidade fica por conta do recurso que pode ser traduzido como restauração de modo retrato. Para pessoas que possuem uma webcam antiga com baixa qualidade ou má conexão de internet, a inteligência artificial irá realizar a correção automática da imagem para todos que estão na videochamada. Dessa forma:

Novo recurso de otimização de cena do google meet
Imagem ruim será otimizada para melhor resultado
(Foto: Reprodução/Google)

O Google ressaltou que o lançamento desta novidade foi possível graças ao projeto Starline, que utiliza hologramas para simular uma conversa física, mas que ainda acontece via internet.

Transcrições automáticas em breve

E normal que em reuniões, uma pessoa fique responsável apenas por anotar todos os detalhes que forem discutidos. Pensando em simplificar este processo, o Google Meet ganhou um recurso para usuários do WorkSpace que não exige mais que alguém fique apenas digitando, já que a inteligência artificial fará todo o trabalho.

Mais tarde, se uma pessoa não pôde participar da reunião ao vivo, basta ler o resumo, que também pode ser editado manualmente quando a videochamada for finalizada. A novidade será lançada ainda este ano para os clientes do Google Workspace, sem uma data de lançamento definida.

Fim do eco e compartilhamento para mais apps

Quem possui o hábito de fazer videochamadas em locais com poucas pessoas precisa passar pelo problema de eco. Ainda falando sobre os ganhos de inteligência artificial, o Google anunciou que o sistema do Google Meet irá ouvir o áudio de seu microfone para que mesmo que esteja em local que gera eco, as demais pessoas na videochamada consigam lhe ouvir sem eco.

O recurso de compartilhamento de conteúdo agora está chegando em aplicativos de terceiros e a Google convida desenvolvedores a implantar a novidade em seus projetos. Na prática, será possível ver o mesmo conteúdo que é visto em uma videochamada em outros aplicativos, por meio da API desenvolvida e lançada pela gigante dos navegadores.

Segurança de documentos

Fechando as novidades para o Google Docs e Google Meet, o Google anunciou um recurso que faz uma leitura prévia de todo um documento antes que você faça a leitura. É importante lembrar que esta checagem será feita apenas dentro da plataforma da empresa, mas em resumo, o sistema procurará por possíveis links de coleta de informações pessoas (phishing) ou até mesmo que levam para o download de um possível vírus.

Novo recurso de segurança do google docs, exibido no google i/o 2022
Documentos serão revisados por sistema do Google
(Foto: Reprodução/Internet)

A novidade já estava presente no Gmail, mas agora chega ao Docs, Apresentações e Planilhas. Assim que o problema for detectado, o sistema do Google enviará um alerta de que o arquivo oferece riscos.

O que você achou dos novos recursos para edição de documentos e videochamadas? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça os primeiros detalhes sobre o Pixel Watch, primeiro relógio inteligente de fabricação própria do Google.

Fonte: Google Cloud





Veja mais