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Google anuncia nova plataforma de buscas para as eleições 2022


Após muitas investigações e forte ação do jornalismo, foi exposto que as eleições de 2018 foi marcada por forte imposição de fake news no cenário político brasileiro. Para que essas e outras manobras de desinformação não atinja ainda mais a população, foi anunciado hoje no evento Google For Brasil o lançamento de uma plataforma de buscas feita exclusivamente para tirar dúvidas e oferecer esclarecimentos para as eleições deste ano.

Eleições na Busca 2022

Essa nova plataforma de busca será conhecida como “Eleições na Busca 2022” e funcionará em conjunto com outro serviço do Google, o Google Trends, que aponta quais são os assuntos mais pesquisados. O relatório emitido pelo Eleições na Busca 2022 é inédito, sendo exibido em formato digital e impresso, que compartilhará os mais diversos dados que tenham relação com a política brasileira. Economia, saúde e segurança, tópicos que geralmente são os mais comentados entre as promessas políticas, são alguns dos temas disponíveis no relatório.

Momento do Google For Brasil em que falou sobre a nova plataforma de buscas. Reprodução: Bruno Martinez, Showmetech

Ainda sobre o Google Trends, foi informado que será lançado uma central na ferramenta que será focada em fornecer informações sobre os candidatos a presidente nas eleições deste ano. Essas informações serão atualizadas em tempo real e falarão sobre os candidatos em si, seus respectivos partidos, as questões principais debatidas e defendidas por eles e muitas outras.

Reprodução: blog 3mind content
Google Trends, que já é um aliado diário, agora também será nas eleições 2022. Reprodução: Blog 3MIND Content

Já este recurso estará disponível no dia 16 de agosto, data em que se iniciam, oficialmente, as campanhas eleitorais no país. Dessa maneira o Google oferece uma via clara sobre como se informar e evitar cair em fake news. Toda essa movimentação acontecerá em parceria com o Grupo Bandeirante e a Vibra, contribuindo para que os dados e a inteligência de busca no Google Trends seja ainda mais fidedigna aos fatos, conforme seu propósito.

O objetivo é oferecer um documento valioso que reflita angústias e desejos da população e seja útil para jornalistas, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados. O relatório estará disponível em julho.

Google no evento Google for Brasil sobre a nova plataforma de buscas, o “Eleições na Busca 2022”

Diversidade na política

E por falar em novidades no cenário político brasileiro, foi disponibilizado uma lista com ONGs que foram contempladas com um incentivo — total — de R$ 1,5 milhão do Google.org para que suas contribuições voltadas à inclusão da diversidade na política permaneçam ativas. VoteLGBT, Instituto Update, Instituto Alziras, Instituto Marielle Franco, Instituto Vita Alere e Safernet foram alguns dos que ofereceram suporte das mais variadas maneiras à pessoas que pertencem ao grupo de minorias sociais que gostaria de se candidatar a cargos públicos.

Reprodução: minding the campus
Google incentiva maior representatividade nas eleições 2022. Reprodução: Minding The Campus

Confira alguns dos projetos que foram desenvolvidos pelas ONGs contempladas pelo incentivo financeiro fornecido pelo Google.org:

  • O #VoteLGBT desenvolveu um projeto com ampla e profunda pesquisa sobre a participação de pessoas LGBT+ na política, para oferecer treinamentos de lideranças e criação de ferramentas para participação política;
  • No Instituto Alziras, o projeto “Candidatas nas redes” será um conteúdo exclusivo para candidatas e suas equipes dividido em módulos disponibilizados semanalmente na plataforma de cursos do instituto. O objetivo é instrumentalizar candidatas e suas equipes para a dinâmica eleitoral de 2022 e apoiá-las na construção de estratégias de proteção, defesa e reação frente aos ataques que lancem mão de discurso de ódio, desinformação e fake news.
  • O “+Representatividade”, do Instituto Update, é um programa de intercâmbio, formação e mentoria para iniciativas que atuam pela ampliação da diversidade na política, e que esse ano terá como foco iniciativas com agenda anti-racista e em prol de candidaturas de pessoas negras e povos indígenas.
  • O Saferlab, projeto da Safernet Brasil, é um laboratório criativo de ideias para apoiar, através de mentorias e bolsas, o protagonismo jovem na produção de conteúdo sobre Direitos Humanos com o propósito de tornar a internet um lugar com mais diálogo e respeito à diversidade.
  • O “Estamos Prontas” é um projeto do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem com foco no fortalecimento de mulheres negras lideranças coletiva. A proposta consiste em fomentar tecnologias de mobilização, comunicação e articulação em territórios, combinadas com o desenvolvimento de habilidades específicas para construção de campanhas e a consolidação de uma agenda política feminista, antirracista e antilgbtfóbica.
  • O “Saúde Mental na Eleição – Candidatas 2022”, do Vita Alere, tem o objetivo de fortalecer a saúde mental de mulheres para que possam realizar suas candidaturas e, a partir das próximas eleições, alcançarem maior representatividade na política. Além de promover trocas, debates e viabilizar o acolhimento das candidatas, auxiliar na visibilidade de suas demandas e no protagonismo das candidaturas, a ideia é fortalecer estas candidatas através do conhecimento, do autocuidado, de reflexões a apoio em saúde mental.

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Pelo jeito a iniciativa de enfrentar as fake news não é uma preocupação exclusiva do Google: o app e-Título foi atualizado para combater fake news nas eleições 2022.





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