Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Google anuncia iniciativas para apoiar o jornalismo


Hoje foi realizado o Google for Brasil, evento anual que divulga novidades que relacionam a empresa ao país. Uma delas foi a série de iniciativas que a Google News Initiative (GNI) está oferecendo para veículos jornalísticos no Brasil. Os anúncios são feitos no mês em que o Google celebra 20 anos do Google Notícias, agregador de notícias que hoje está disponível em 125 países e em mais 40 idiomas, gerando acesso direto de leitores e novos assinantes às páginas de sites jornalísticos em todo o mundo. Confira as novidades apresentadas!

Iniciativa Startups Lab

O programa de aceleração de startups jornalísticas, Startups Lab, vem ajudando diversos empreendedores no mercado da informação a desenvolver modelos novos e inclusivos em seus negócios, inovar em suas estratégias e a participar de ações sustentáveis na área do jornalismo. Neste ano, o programa conta com a parceria da Echos, laboratório de futuros desejáveis, e da Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Veículos jornalísticos de pequeno e médio porte podem se inscrever no programa de estímulo ao jornalismo do Google! Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Em 2022 a quantidade de startups atendidas pelo programa foi ampliada, sendo 16 o número de veículos contemplados pelo projeto no Brasil. As inscrições estão abertas a partir de hoje, 14 de junho, e o prazo de inscrição encerra em 17 de julho. É possível conferir mais informações no site da Startups Labs.

No ano passado o valor do investimento neste projeto foi de US$ 20.000 para as startups selecionadas ainda na primeira edição, que contaram com mentoria, workshops com temas fundamentais no mercado como marketing, produto, vendas e estratégia, captação de recursos e construção de comunidade. Por isso, ainda em 2021, o GNI reuniu os principais aprendizados dessa experiência e lançou um arquivo online, que está disponível para todos no site do programa.

“A liberdade de expressão, o acesso à informação e a pluralidade de vozes são valores fundamentais para uma democracia forte. Por isso, apoiar o jornalismo é essencial. Essa tarefa não é um trabalho individual, mas sim um esforço coletivo. Por meio de diversos programas e iniciativas, o Google vem ampliando esse trabalho e, hoje, temos orgulho de dizer que somos um dos maiores apoiadores do jornalismo no Brasil e no mundo

Andrea Fornes, chefe de parcerias de produtos de notícias no Google América Latina

Jornalismo sustentável

Sustentabilidade é um assunto muito sério que diversas empresas estão aderindo cada vez mais — e agora até mesmo as startups estão entendendo sua necessidade. Pensando nisso o Laboratório de Sustentabilidade da Google News Initiative oferecerá treinamento e apoio para 20 veículos de comunicação e também para criadores locais que trabalham na publicação de notícias que falam sobre questões ambientais e também divulgação científica.

Apesar de haver o programa para estímulo jornalístico, também há o programa focado em apoiar os veículos que falam especificamente em assuntos ambientes e sustentáveis. Reprodução: google
Apesar de haver o programa para estímulo jornalístico, também há o programa focado em apoiar os veículos que falam especificamente em assuntos ambientes e sustentáveis. Reprodução: Google

Ao total serão seis meses de oficinas e treinamentos que contribuem justamente no desenvolvendo dos profissionais jornalísticos que estão envolvidos nestes temas. O objetivo da iniciativa é ampliar a propagação de informações mais confiáveis ao público sobre sustentabilidade, meio ambiente e assuntos relacionados. Para se inscrever e receber mais informações sobre o programa, acesse o relatório do Google.

Sobre o programa Local Lab Brasil

O projeto Local Lab é conhecido por ser um programa de mentoria e também capacitação no âmbito jornalístico, apoiando até 100 pequenos e médios veículos de comunicação que estão se dedicando a oferecer cada vez mais conteúdos originais em nosso país, aprimorando suas contribuições digitais. O Brasil, mais uma vez, é o primeiro país que recebe o programa que também é o pioneiro do Google News Initiative, mantendo seu foco na diversidade regional e no jornalismo local.

Se interessou pelo programa? Acesse o link ao final deste tópico para candidatar sua equipe e/ou sua empresa de cunho jornalístico para concorrer a uma vaga na mentoria e treinamento do google. Reprodução: google
Se interessou pelo programa? Acesse o link ao final deste tópico para candidatar sua equipe e/ou sua empresa de cunho jornalístico para concorrer a uma vaga na mentoria e treinamento do Google. Reprodução: Google

Os veículos que forem selecionados serão contemplados com apoio técnico e treinamentos que melhoram a captação das receitas digitais e melhoram ainda mais o engajamento do público que os seguem. É possível participar os mais diversos tipos de veículos de comunicação jornalística, como os veículos tradicionais, rádios, emissoras de televisão, emissoras de rádio e meios digitais, que estejam em operação ativa há pelo menos 12 meses e que tenham empregados entre 2 a 100 jornalistas em suas respectivas equipes.

O Local Lab tem duração de 12 meses e conta com parceria e apoio de três associações: a Ajor, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). As inscrições estão abertas a partir de hoje e ficam abertas até o dia 26 de Junho. Para mais informações, acesse o Blog do Google Brasil.

Veja também

O Google for Brasil ainda apresentou mais novidades, confira!





Veja mais