gestao-de-equipes-remotas-e-a-cultura-empresarial

Gestão de equipes remotas e a cultura empresarial

Na gestão de equipe no mercado atual é preciso considerar o desafio da gestão de equipes remotas. Para realizar essa gestão, é preciso que estabeleça uma cultura abrangente para que realize uma gestão de equipes baseada na confiança e na troca de experiências, através de uma gestão aberta e participativa.

Gestão de equipes remotas e a cultura empresarial

Primeiramente, a confiança é a base de qualquer relação de trabalho, e deve ser um foco do trabalho remoto. É muito importante que o líder confie na sua equipe, já que não estão ocupando o mesmo espaço. Por isso, um dos focos principais deve ser o resultado no trabalho.

Foco na experiência do cliente  

Além de implementar uma cultura com foco nas entregas, é necessário exercer o comando de modo assertivo sem que se obtenha um controle exagerado. Por isso, as metas devem ser claras e dinâmicas, visto que a cultura empresarial deve ter a confiança como um de seus principais valores, juntamente com outros preceitos que objetivam resultados holísticos.

Feedbacks e oportunidades para a equipe

Além disso, é importante que a gestão dê feedbacks e oportunidades de crescimento para a sua equipe. Visto que é necessário amparar e entender as equipes em seus gargalos de processos. Por isso, a cultura da empresa deve ter como base feedbacks consistentes e construtivos, para que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados.

A gestão deve atuar com prazos para as entregas das atividades

Uma das maiores preocupações da gestão remota de equipes é o prazo de entrega das atividades. Sendo assim, os prazos devem ser claros, por isso, reuniões periódicas devem ser feitas entre as equipes. Por isso, é muito importante que a liderança busque ferramentas que auxiliem os colaboradores a terem mais organização. Sendo assim, para essa finalidade, podem ser implementadas soluções como o Trello e o Runrun.it, por exemplo.

Além disso, invista em ferramentas de comunicação a distância. Atualmente existem ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para que as falhas de comunicação sejam minimizadas, o que é fundamental numa atuação remota. 

Ferramentas de videoconferência

Além disso, há muitos recursos de videoconferência que são recomendados para encontros online, como o Zoom e o Google Meet. Considerando todas as dificuldades de uma gestão remota, é necessário que as equipes se comuniquem de forma clara, bem como é fundamental que a gestão respeite os prazos estabelecidos. Já que é importante que a confiança seja estabelecida em qualquer canal de trabalho, seja presencial ou online. 

Avalie o Texto.