funcionalismo-publico:-auro-gonzaga-e-reeleito-presidente-do-sintsepmi

Funcionalismo público: Auro Gonzaga é reeleito presidente do Sintsepmi

Funcionalismo público: Auro Gonzaga é reeleito presidente do Sintsepmi

Na última sexta-feira (19), aconteceu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi). Em um pleito disputado, Auro Roberto Gonzaga, que encabeçava a chapa 1, acabou sendo reeleito presidente da instituição ao vencer a candidata da chapa 2, Jânia Ambrósio Teixeira — atual vice-presidente da central sindical.

[links]

Dos 3.200 servidores municipais, cerca de 820 estavam aptos a participarem da eleição. Isso acontece porque é necessário ser filiado ao Sintsepmi para poder votar. Do total de eleitores habilitados, 334 compareceram às urnas — sendo que 184 escolheram Auro Gonzaga, 145 optaram por Jânia Teixeira e cinco acabaram anulando os votos.

“A reeleição representa a aprovação dos servidores ao trabalho que foi feito em quatro anos. Eu fico muito satisfeito de conseguir essa reeleição com o apoio da maioria dos servidores. Nesse novo mandato vamos dar continuidade a esse trabalho e os servidores podem esperar muito trabalho e dedicação, aproximando ainda mais dos trabalhadores”, avaliou Auro Gonzaga.

A votação

Ao todo, nove urnas foram disponibilizadas para que os servidores públicos municipais pudessem votar em uma das duas chapas concorrentes. Cinco dessas urnas foram posicionadas na Prefeitura de Itabira, Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e sede do Sintespmi. Outras quatro urnas eram itinerantes e percorreram locais de trabalho mais afastados dos pontos fixos de votação.

Entre as urnas itinerantes, Auro Gonzaga venceu por 15 votos a 6 na urna 1; enquanto Jânia Teixeira saiu vitoriosa com 29 votos a 28 na urna 2. A urna 3 também registrou vitória da chapa 2, que obteve 28 votos contra 17 da chapa 1. Já na urna 4, mais uma vitória de Jânia Teixeira, que teve oito votos contra quatro do seu adversário. Ao final, nas urnas itinerantes, o grupo de oposição estava à frente com 71 votos contra 64 recebidos pela chapa liderada por Auro Gonzaga.

Na apuração das urnas fixas, Jânia Teixeira saiu na frente ao vencer na urna 5, localizada na Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito, com 33 votos a 20. Porém, o bom desempenho da chapa 2 parou aí. Na urna 6, que estava na Itaurb, Auro Gonzaga venceu por 23 a 8. Na urna 7, fixada na sede do Sintsepmi, vitória da chapa 1 por 24 a 7.

Na urna 8, colocada no Saae, vitória para Jânia Teixeira por 13 a 6. Na última urna, a de número 9, localizada na Prefeitura de Itabira, Auro Gonzaga venceu por 27 a 14. Ao final das apurações, tanto nas urnas itinerantes quanto fixas, o placar aponta um placar de 164 votos para a chapa 1 e 145 para a chapa 2.

Porém, 32 servidores votaram em separado. De acordo com Eldhebrendo Pereira Monteiro, os votos em separados consistem em funcionários públicos cujos nomes não apareceram nas listas de votação. Como esse número era superior à diferença entre os dois concorrentes, eles precisavam ser contabilizados.

Desse 32 votos computados em separados, 20 deles eram de servidores que estavam no sistema interno de controle de filiados do sindicato, o que foi suficiente para validá-los. Todos eles foram favoráveis à chapa 1, que viu a sua margem subir para 184 frente aos mesmos 145 da chapa 2. Resultado que sacramentou a reeleição do Auro Gonzaga.

[leiamais1]

[leiamais2]

[leiamais3]

Metas de trabalho

Segundo Auro Gonzaga, as duas principais metas para essa nova gestão são a valorização de todas a categoria — principalmente com a revisão geral do plano de cargos e salários, um pleito histórico do funcionalismo público municipal — e aproximar ainda mais o sindicato dos servidores da Prefeitura de Itabira.

“Nesses últimos quatro ano conseguimos uma aproximação muito boa entre sindicato e trabalhadores. Então queremos estar mais juntos dos servidores. Temos projetos em andamento e vamos dar continuidade a eles [como a ação judicial para garantir a revisão salarial de 2017]. Também vamos lutar pela revisão geral do plano de cargos e salários, pois essa é a verdadeira valorização dos servidores; além de seguir tentando estender o cartão alimentação para todos os trabalhadores”, destacou Auro Gonzaga.

O post Funcionalismo público: Auro Gonzaga é reeleito presidente do Sintsepmi apareceu primeiro em DeFato Online.