Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Flutter 3 é a mais nova versão do kit de desenvolvimento de apps do Google


Nesta quarta (11), o Google enfim lançou o Flutter 3, a mais recente versão do seu framework para desenvolvimento de aplicativos. Agora com melhor performance, suporte para o Material You e com melhorias em usabilidade, o kit do Google deixa de ser inteiramente focado na construção de apps mobile para atender múltiplas plataformas.

O anúncio aconteceu durante o Google I/O 2022, o maior evento da empresa no ano. A virada para o Flutter 3 simboliza o fechamento de um longo ciclo de construção e expansão e abre espaço para a criação de programas para Linux, macOS e suporte para o Apple M1.

Segundo o Google, cerca de 500 mil aplicativos são construídos com Flutter. O framework está presente em vários segmentos, incluindo mensageria, internet banking, e-commerce e em plataformas de instituições públicas, como no app brasileiro gov.br.

Graças ao suporte aprimorado para o Apple M1, programadores podem utilizar máquinas da Maçã para programar e compilar código de forma ágil, sem precisar de gambiarras. “No macOS, investimos no suporte a [processadores] Intel e Apple que, com o Universal Binary, nos permite criar aplicativos que rodam em ambas as estruturas”, disse a empresa no comunicado de lançamento.

“No Linux, a Canonical e o Google colaboraram para oferecer uma opção de desenvolvimento altamente integrada e de primeira linha”, complementaram. Em sistemas operacionais, o Flutter 3 é compatível com iOS, Android, web apps, macOS, Linux e Windows.

Atenção para games

De modo a impulsionar o desenvolvimento de jogos casuais, o Google anunciou o Casual Games Toolkit para o catálogo do Flutter. O conjunto de ferramentas é composto por um kit inicial para desenvolvimento de jogos mobile mais simples, mas que já contam com toda a praticidade do framework da empresa.

O jogo Pinball foi lançado no Google I/O para demonstrar o potencial do Flutter para a criação de jogos casuais (Imagem: Reprodução/Google)

Naturalmente, o toolkit não foi construído para criar jogos tridimensionais altamente avançados, mas o framework pode servir como porta de entrada para desenvolvedores interessados no segmento. Como demonstração, o Google disponibilizou um simples game de Pinball, que pode ser jogado direto do navegador no site oficial.



Veja mais