Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Estes são os três pilares que te impedem de atingir o sucesso – Money Times

mulher-cansada-trabalho


Entenda como identificar os vilões de uma carreira ou um negócio bem-sucedidos e aprenda a superar seus maiores obstáculos profissionais. Imagem: Envato Elements

Quantas vezes você já se sentiu indeciso, cansado ou até mesmo acomodado em uma posição na sua vida profissional? Esse combo de sentimentos ruins costumam nos atormentar vez ou outra, contribuindo para inúmeros problemas. Livrar-se deles nem sempre é fácil, especialmente para aqueles que não sabem por onde começar.

A boa notícia é que é possível se livrar de tudo isso através de uma mudança de mentalidade. Essa é a filosofia de Roberto Shinyashiki, mentor de políticos, empresários, artistas e atletas e autor de livros sobre empreendedorismo e felicidade.

Segundo Shinyashiki, conhecido como o “mentor dos mentores”, o ciclo de consolidação de pensamentos negativos, que pode nos tirar da rota do sucesso, é baseado em três pilares: indecisão, cansaço e acomodação. Abaixo, explicamos como cada um deles influencia em nossa trajetória.

Como a mentalidade influencia em todos os aspectos de nossas vidas

Em um podcast gravado ao lado do multicampeão das piscinas Gustavo Borges, Shinyashiki conta como sua metodologia de trabalho contribuiu em diferentes áreas ao longo da carreira.

Amante dos esportes, o médico-palestrante atuou na linha de frente dos Jogos Olímpicos de 2000, por meio de ações de aprimoramento físico e mental nos atletas da competição.

Antes disso, entretanto, ele conta uma história para lá de interessante envolvendo a seleção de basquete brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Canadá, que ocorreu em 1999. A equipe tinha como missão vencer a poderosa seleção americana – simplesmente a melhor do mundo na modalidade.

À época, os atletas se viam intimidados pelo tamanho do adversário – e foi preciso um “empurrão” para que a mentalidade do time mudasse para a final.

“O motorista da delegação precisou cobrar dos jogadores, porque estavam todos em silêncio a caminho do ginásio: ‘Vocês estão indo para o jogo como campeões recentes ou prontos para ser vices?’”, conta Shinyashiki. 

O chacoalhão mexeu com o brio dos atletas e a seleção brasileira superou os Estados Unidos por 95 x 78, sagrando-se campeã do torneio – um feito inédito para a seleção de basquete na época.

A psicologia da desistência e o ciclo da superação

Mas o que isso tem a ver com motivação profissional? Shinyashiki explica que, dependendo da forma como enxergamos as oportunidades, elas podem ser tanto um sucesso como um enorme fracasso – e, nesse último caso, nos afastando de conquistar algo inédito e grandioso.

É claro que um simples incentivo não é capaz de mudar a mentalidade para um momento importante. Ainda assim, a faísca certa pode transformar um pensamento negativo em combustível para transformar toda uma trajetória.

As pessoas desistem de sonhos e projetos cada vez mais facilmente, seja por medo de irem em frente, seja por acomodação. De acordo com Shinyashiki, há três pilares que regem esse ciclo negativo:

Indecisão

O indeciso vive em uma eterna gangorra psicológica entre a suposição e o acontecimento em si. Geralmente, é tomado por ansiedades e anseios que o limitam para tomar atitudes sobre qualquer coisa. Deixar o emprego ou permanecer? Continuar um relacionamento ou terminar? Investir em determinada ação ou esperar por um preço melhor?

Ao questionar cada passo que toma, o indeciso perde oportunidades valiosas para, de fato, evoluir. Você pode ter uma grande meta profissional, mas se não houver o primeiro passo, ela simplesmente não sai do papel. Pensar demais e agir de menos é um dos piores obstáculos que alguém pode ter sob seu percalço.

Cansaço

Já o cansaço é reflexo de toda a indecisão criada anteriormente, com o mental já enfraquecido pela ausência de tomada de decisão. Quando um profissional deixa de agir, ele passa a acreditar que a situação em que se encontra é mais do que suficiente.

O trabalho passa a ser engenhoso demais e as reclamações viram rotina e se tornam constantes. Aquele sonho, então, começa a parecer inatingível e desistir se torna um hábito frequente na rotina.

Acomodação

Por fim, Shinyashiki aponta que a acomodação é um dos principais responsáveis por travar a evolução pessoal e profissional de um indivíduo. Junto com a indecisão e o cansaço, a acomodação se torna um limbo entre o desejo e a realização – no contexto do mercado, isso pode ser fatal.

Se você acha que está tudo bem e para de evoluir, dificilmente consegue sair do lugar. E para superar obstáculos, é preciso super agir, super pensar e nunca ficar parado. Estudar novas ideias, conversar com profissionais afins que atingiram o topo, ouvir opiniões contrárias e trabalhar para ir além é primordial para uma estratégia de sucesso.

Encontrando a faísca certa para a vida e os negócios

Se você tem se sentido constantemente estagnado na carreira, com dificuldades de tomar decisões ou até de deixar velhos vícios para trás, a hora de começar a agir é agora. E para te ajudar nessa missão, Roberto Shinyashiki preparou uma mentoria gratuita com dicas para profissionais que desejam atingir um novo patamar na vida pessoal e nos negócios.

Se você chegou até aqui, é provável que esteja compenetrado sobre seus objetivos de vida, mas sem saber por onde começar. Essas dicas apresentadas são um ponto de partida inicial para você destravar a sua mentalidade vencedora, mas não são as únicas.

No dia 09 de julho, o mentor fará um treinamento gratuito focado na obtenção de novos clientes e no aumento do faturamento. Para se cadastrar, basta acessar o link abaixo e anotar na agenda para não perder.



Continue Lendo