este-carro-voador-de-altissima-velocidade-pode-ultrapassar-os-700km/h

Este carro voador de altíssima velocidade pode ultrapassar os 700km/h

A Bell, icônica fabricante norte-americana de helicópteros, está criando um carro voador de altíssima velocidade para atender o uso urbano e, talvez, militar. O projeto, que tem como base o famoso helicóptero militar V-22 Osprey, poderia alcançar velocidades que superiores a 700 km/h, muito mais do que modelos que também estão em desenvolvimento, como os eVTOLs (veículos elétricos voadores com decolagem vertical) da Embraer e Volocopter, além do futurista Leo Coupe, que espantou muita gente ao prometer alcançar 400km/h.

O diferencial do carro voador da Bell é que, em vez de elétrico, ele teria os mesmos motores que equipam seu irmão militar, com rotores que podem se mexer e apontar para diferentes direções de modo a tornar sua dirigibilidade ainda mais eficiente. Tecnicamente, porém, seu funcionamento seria bem parecido com o de um helicóptero, mas com a diferença de poder ser comandado remotamente, tal qual os demais carros voadores em desenvolvimento.

Segundo Jeff Nissen, chefe do projeto HSVTOL (veículo de alta velocidade com decolagem vertical), é possível que a Bell faça um carro voador com origem militar e transfira as tecnologias para o uso civil. Já sobre seu funcionamento, ele afirma que a disposição do rotores daria mais versatilidade e agilidade ao produto. “O HSVTOL tem rotores para decolagem e pouso que permitem downwash baixo e a capacidade de pairar como um helicóptero”, disse Nissen em entrevista ao Robb Report.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

(Imagem: Divulgação/Bell)

O projeto do HSVTOL da Bell ainda está no papel e em algumas renderizações, mas a promessa é de que ele seja o carro voador mais rápido do mundo quando for lançado, com velocidade máxima de 740 km/h e capacidade de percorrer grandes distâncias.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • WhatsApp finalmente recebe um criador de figurinhas nativo, mas há um porém
  • 5 celulares que já estão com preço de Black Friday
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal | Veja como está o elenco 20 anos depois