entrevista-de-emprego:-compatibilidade-de-valores-e-de-experiencias

Entrevista de emprego: compatibilidade de valores e de experiências

Após a construção do seu currículo é necessário que você realize a entrevista de emprego para que alcance seus objetivos de carreira. No entanto, o nervosismo inerente a uma situação de avaliação pode atrapalhar o seu desempenho.

 A entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa te conheça melhor e explore os pontos principais do seu currículo. Por isso é uma importante avaliação entre a compatibilidade de valores e de experiências.

Entrevista de emprego: compatibilidade de valores e de experiências

Não há uma fórmula para que você consiga se dar bem em uma entrevista de emprego. Entretanto, existem algumas práticas que o candidato pode adotar para que consiga se colocar positivamente dentro do processo seletivo.

 Analise o seu currículo

 Releia as suas experiências e identifique os seus pontos fortes. Pense em situações que exigiram de você um senso de urgência. Essas são informações importantes que devem ser levadas de maneira natural para uma entrevista de emprego.

Conheça a empresa

Pesquise sobre a empresa, identifique sua cultura organizacional. Durante a entrevista de emprego demonstre o motivo pelo qual você se identifica com a organização. Esse é um ponto relevante que deve ser direcionado pelo candidato em momento oportuno.

Tenha consciência corporal

É muito importante que você identifique qual é a sua mensagem transmitida através de seus gestos e falas, já que são fatores que refletem a sua comunicação não verbal.

Essa transmissão de mensagem ocorre para além da sua fala, já que suas expressões e sua postura são mensagens sobre a sua personalidade. Por isso, quanto mais consciente você estiver dos seus movimentos, melhor será o seu desempenho durante a entrevista de emprego. Assim sendo, não cruze os braços, evite gesticular excessivamente, controle o seu tom de voz, dentre outros fatores.

 Direcione a sua narrativa

A narrativa do candidato durante a entrevista de emprego é um fator relevante. Por isso, é importante que você preste atenção à maneira como você fala, bem como, à construção dos fatos.

Por isso, controle a sua respiração, atente-se ao conteúdo da sua fala e tenha atenção plena ao que você mesmo está dizendo, já que essa atenção plena é uma maneira de controlar naturalmente o seu tom de voz e diminuir a ansiedade inerente a uma situação de entrevista de emprego. 

Demonstre suas qualidades profissionais

Sendo assim, são pontos de atenção que fazem parte da composição da postura do candidato e que podem ser um diferencial competitivo dentro do mercado de trabalho atual; bem como, essa é uma maneira de não sabotar o seu próprio processo, já que você irá se direcionar assertivamente para que demonstre suas qualidades profissionais. 

Avalie o Texto.