Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Entenda por que a alta da taxa Selic não te faz ganhar mais na cardeneta – Money Times

Poupança


Diversos produtos em renda fixa ficaram mais atrativos, mas esse não é o caso da poupança. (Imagem: Shutterstock)

A caderneta de poupança é o produto de investimento mais conhecido entre os brasileiros. Seja pela praticidade ou pela segurança no produto, muitos sequer cogitam tirar o seu dinheiro suado dali, especialmente quando acompanham notícias sobre a volatilidade atual dos mercados.

Apesar de integrar a renda fixa, a poupança não consegue surfar todas altas de juros que o Banco Central brasileiro vem efetuando para conter a inflação.

Na última quarta-feira (15), o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou em 50 pontos base, puxando a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, para 13,25% ao ano.

Diversos produtos em renda fixa ficaram mais atrativos na esteira de mais uma alta da taxa Selic, mas esse não é o caso da poupança.

Poupança travada

Uma característica a parte é a poupança, sendo que já atingiu sua trava. Para entender melhor é preciso lembrar que no passado o governo federal criou uma trava na relação entre a poupança e a Selic.

Assim, quando a Selic ultrapassa 8,5% ao ano, a poupança rende um teto de 0,5% ao mês mais a taxa referencial (uma taxa calculada diariamente, também pelo governo, tendo como base as taxas cobradas pelas 20 maiores instituições financeiras do país).

Ou seja, independentemente da Selic estar em 8,5%, 12% ou 20% o rendimento continuará sendo 0,5%, mais a TR.

Contudo, isso significa que a poupança deixou de ser um investimento interessante?

Isso é relativo, temos que lembrar que a parcela da população que investe no Brasil é mínima e que grande parte dessas pessoas buscam a caderneta de poupança, assim, por mais que o rendimento não seja tão interessante, falar que as pessoas não devem aplicar o dinheiro nessa linha de investimento pode ser um ‘tiro no pé’.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.



Continue Lendo