Entenda o que é uma conta poupança | DivulgaLink

Conhecida por vários brasileiros, a conta poupança ou caderneta é uma maneira prática de guardar o seu dinheiro, afinal ela tem um baixo risco.

No artigo de hoje, falaremos sobre a poupança e como ela funciona, para saber mais continue nos acompanhando. 

Entenda o que é a uma conta poupança. 

A conta poupança foi primeiramente conhecida como caderneta de poupança, isso ocorria, pois, aqueles que a utilizavam recorriam a pequenos cadernos e neles existia a possibilidade de anotar o saldo da conta e os juros obtidos por ela.

É uma categoria de conta bancária, porém ela é destinada para aqueles que querem guardar dinheiro, por isso suas movimentações tendem a ser bem restritas. 

Mais uma informação sobre esta categoria de conta é que o Banco Central é quem realiza a regulamentação da poupança e define quanto o investidor receberá pelo dinheiro guardado. 

Como mencionamos, ela possui movimentação restrita diferente de uma conta-corrente, por exemplo, ela se limita às seguintes movimentações de  2 saques,  2 transferências e 2 extratos por mês.

Como funciona a conta poupança?

Conforme mencionamos, essa categoria de conta é destinado para aqueles que desejam guardar dinheiro, porém não possuem segurança para realizar investimentos em aplicações maiores, ela possui também um funcionamento simples. 

Sobre a realização de depósitos o aconselhável é que ele seja feito todos os meses e se possível na mesma data, pois desta maneira o rendimento será coincidente.

Mais uma informação importante é que para depósitos realizados a partir da data de 4 de maio de 2012, o rendimento da poupança é igual a 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR). Como a TR está zerada ou bem próxima a isso há alguns anos, é comumente simplificado dizer que a poupança rende 70% da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Como abrir uma conta poupança?

Abrir uma conta poupança é um processo simples e que não possui burocracia, você necessita ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG (Documento de Identidade);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço.
  • Não é necessária a comprovação de renda.
  • Nem é cobrada nenhuma taxa de abertura.

Ressalto aqui que como não tem tantas exigências, é possível realizar a abertura de uma conta poupança para uma criança ou adolescente, sendo preciso a presença da mãe, pai ou responsável legal na hora da abertura.

Rendimento da poupança até o momento

A tabela pode sofrer alterações mensalmente, confira o rendimento da poupança mensal em 2021 até o momento:

Janeiro 0,12%
Fevereiro 0,12%
Março 0,12%
Abril 0,16%
Maio 0,16%

Continuar lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications