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Empresas podem ser processadas por mensagens fora do horário de trabalho

Mensagem fora do trabalho

Nosso trabalho (e telefone) nos segue por toda parte. A popularidade crescente das ferramentas de colaboração de negócios, ao mesmo tempo que melhora a forma como as equipes trabalham juntas, torna difícil realmente “desligar” o trabalho quando saímos do escritório.

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É especialmente difícil estabelecer esses limites de local de trabalho quando sua equipe está remota. Basta perguntar no trabalho e você ouvirá algumas histórias interessantes de como seus colegas de trabalho que costumam checar o whatsapp após o horário comercial e responder com medo de perder tudo.


Trabalhar após o término do dia de trabalho pode levar à ansiedade, estresse e esgotamento criativo. Além do mais, ele torna o equilíbrio entre vida pessoal e profissional uma meta difícil de alcançar para seus funcionários.

O fato é que governos em todo o mundo agora estão acordando para o problema. No Brasil, mensagens do trabalho fora do horário de expediente podem render processos trabalhistas e obrigação de pagamento de horas-extras.


Legalmente, um chefe não deve enviar uma mensagem de texto para seus funcionários antes e depois do horário comercial. Isso deve ser feito apenas em uma emergência.

A responsabilidade recai sobre as empresas em gerenciar melhor as expectativas organizacionais de como e quando seus funcionários se comunicam. Nosso conselho: mantenha a conversa de trabalho dentro do horário de trabalho. Seus funcionários apreciarão ser tratados como pessoas e não como recursos.

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