em-sua-primeira-etapa-em-itabira,-xterra-brazil-reune-1,2-mil-competidores

Em sua primeira etapa em Itabira, XTerra Brazil reúne 1,2 mil competidores

Em sua primeira etapa em Itabira, XTerra Brazil reúne 1,2 mil competidores

No último final de semana, o XTerra Brazil teve sua primeira edição em Itabira. A etapa contou com cerca de 1,2 mil participantes, que se dividiram nas disputas de mountain bike (50km e 35 km), trail run (21 km, 10km e 5km) e duathlon (48km). Também houve modalidade especial para crianças, além de estrutura gastronômica e apresentações musicais.

[links]

A concentração dos atletas aconteceu no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, de onde acontecia a largada para cada bateria. As disputas esportivas começaram na sexta-feira (19) e prosseguiram ao longo de sábado (20) e domingo (21) — quando aconteceu o encerramento do evento.

Fernando Melo, coordenador do XTerra Itabira, avalia que o evento superou as expectativas da produção. “Foi fantástico! Os atletas curtiram demais todos os percursos, foi uma etapa inédita, mas que chegou para ficar, com certeza. Vai marcar muito a história da cidade e do XTerra, não tenho dúvida disso. Ano que vem podem se preparar porque 2 mil atletas vai ser pouco”, afirmou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, o XTerra Brazil impactou positivamente na economia do Município. “Quem andou por Itabira neste fim de semana percebeu o que estava acontecendo. Hotéis lotados, restaurantes cheios, aquela sensação de que a cidade volta a pulsar. Os grandes eventos trazem esse ciclo, além de toda divulgação que foi feita sobre Itabira nas plataformas do circuito. Tenho certeza que bons frutos serão colhidos com toda essa movimentação”, disse.

O XTerra é um evento esportivo presente em mais de 42 países. Em 2021, a etapa de Itabira foi inédita no circuito e reuniu atletas de diversas localidades do país.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Itabira (@prefeitura_itabira)

[leiamais1]

[leiamais2]

[leiamais3]

Esporte e educação

O XTerra Brazil também envolveu a educação pública. No sábado (20), ocorreu a premiação para alunos do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino que participaram de um concurso de desenho com o tema “XTerra e Carlos Drummond de Andrade”.

Gabriel Lázaro Ramos, de 14 anos, e Michele Santos Faria, de 15, desenvolveram desenhos com criatividade e foram os ganhadores, recebendo, cada um, uma bicicleta. Ambos são alunos da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, do Barreiro.

“Senti muita felicidade e surpresa, porque não estava esperando. Quando falaram meu nome fiquei muito feliz. Não acreditei”, disse Gabriel. Já Michele Santos ficou bastante emocionada: “Eu não sei nem explicar, fiquei muito feliz com o prêmio”.

O post Em sua primeira etapa em Itabira, XTerra Brazil reúne 1,2 mil competidores apareceu primeiro em DeFato Online.