Em 2022: novos AMD Ryzen e Radeon 7000 devem ser lanados somente no prximo ano

Como você pode ver abaixo, os novos modelos com RDNA 3 e arquitetura Zen 4 devem ser anunciados em conjunto, sendo que os com RDNA3 deve chegar ainda no fim deste ano.

Falando um pouco mais da Zen 4, ela deve estar presente nos processadores Ryzen 7000 (Raphael) de desktop que serão anunciados no quarto trimestre de 2022. Estes chips devem ter litografia de 5nm e ainda ter a matriz de grade LGA que já é adotada pela Intel. Atualmente os processadores AMD utilizam a matriz de grade de pinos (PGA), mas isto deve mudar na nova geração, que deve adotar um soquete AM5.

Entretanto, apesar das mudanças os processadores devem manter o mesmo tamanho quadrado de 40mm.

Outra mudança interessante que é esperada para os novos chips é o suporte a RAM DDR5 de canal duplo e PCI 5.0.

Falando agora das GPUs Radeon 7000, que será baseada em RDNA 3, também deve adotar a litografia de 5nm. É possível que ela também adote o mesmo design de chiplet visto nos Ryzen, levando ainda mais desempenho para a série Radeon RX 6000.

De qualquer forma, temos que lembrar que há uma crise internacional no fornecimento de semicondutores e ela pode afetar o lançamento da nova geração da AMD, então o ideal é entender que estas são apenas previsões vindas de um leaker e que o cenário pode mudar até o fim de 2022, podendo até mesmo o lançamento dos novos modelos ser adiado para 2023.

Já se você precisa de um upgrade agora para o seu equipamento, não deixe de conferir a nossa seção de melhores ofertas em PC Gamer.

Continuar lendo >>