Elon Musk anuncia construo de espaoporto flutuante para lanar foguetes da SpaceX em Marte

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, anunciou nesta segunda-feira (31) que sua fabricante aeroespacial está construindo um espaçoporto flutuante na região oceânica próxima à costa do Texas, nos Estados Unidos.

A plataforma deverá servir como base para o lançamento e aterrisagem de foguetes da agência em missões espaciais dos foguetes reutilizáveis, como o Falcon 9, que já colocou centenas de satélites da constelação Starlink em órbita.

Para o desenvolvimento, a SpaceX adquiriu duas plataformas petrolíferas por cerca de US$ 3,5 milhões e rebatizou as estruturas como “Deimos” e “Phobos”, nome de ambas as luas de Marte. Sugestivamente, o planeta vermelho é a principal das metas estipuladas pela agência espacial.

Conforme detalhado pela empresa de Musk, diversos projetos em andamento serão favorecidos pelos espaçoportos flutuantes. A plataforma está posicionada ao alcance dos principais hubs do mundo, possibilitando que a agência opere uma rede de viagens ultrarrápidas utilizando naves estelares para transportar pessoas.

Além das viagens intercontinentais, missões interplanetárias são citadas como expectativas do investimento milionário aplicado nas plataformas. Espera-se que Deimos e Phobos se tornem funcionais até o final de 2021, e com as espaçonaves da série Starship, deverão ser palco de missões tripuladas ao planeta Marte muito antes do previsto.

Por ora, o foguete Starship SN15 obteve sucesso ao aterrissar em segurança em uma plataforma e se mostrou promissor para viagens tripuladas, levando a SpaceX a adquirir uma visão otimista e projetar missões rumo ao planeta vermelho até 2024.

Continuar lendo >>