edward-snowden-diz-que-vazamento-em-2013-foi-facilitado-por-bitcoin

Edward Snowden diz que vazamento em 2013 foi facilitado por Bitcoin

O analista Edward Snowden comentou que o Bitcoin (BTC) o ajudou a descobrir o escândalo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e da CIA em 2013.

Edward Snowden ficou famoso em 2013 ao denunciar o esquema de espionagem global envolvendo a NSA e a CIA.Ex-contratado da Agência de Segurança Nacional, ele vazou diversos documentos que comprovavam que a NSA estava sequestrando dados privados de contas telefônicas e redes sociais, violando o direito à privacidade de diversos indivíduos ao redor do mundo.

  • O que achou dessa notícia? Venha conversar sobre ela no grupo do BeInCrypto no Telegram!

Em resposta a alguns entusiastas do Bitcoin, Snowden afirmou que a criptomoeda foi fundamental para que ele conseguisse vazar o dossiê contendo os documentos secretos das agências norte-americanas.

Apesar de não ter percebido na época, ele disse que o BTC foi usado como forma de pagamento pelos servidores que continham esses arquivos, tornando a criptomoeda fundamental em todo o processo.

Snowden critica CBDCs

Snowden também comentou sobre o avanço que diversos governos têm tido na criação e implementação de uma moeda digital de banco central (CBDC). Para ele, diversas pessoas e instituições que realizam campanhas difamatórias contra o Bitcoin possuem interesse nesses ativos centralizados.

O analista é um crítico ferrenho dos CBDCs, afirmando que eles serão utilizados para limitar e restringir a liberdade dos indivíduos de utilizar o seu dinheiro. Além disso, ele acredita que essas moedas digitais não seriam um complemento as criptomoedas descentralizadas, mas sim algo que pode limitar o seu uso.

Grande defensor das liberdades individuais, Snowden também já fez críticas ao Bitcoin, afirmando que o ativo não oferece tanta privacidade quanto boa parte das pessoas imaginam. Ele até mesmo afirmou que a atualização Taproot piora ainda mais esse quesito na criptomoeda.

Por fim, ele comenta que criptomoedas que oferecem maior privacidade em relação ao Bitcoin são frequentemente boicotadas por grandes exchanges, que não listam ou retiram esses ativos temendo uma repressão de órgãos reguladores.

Dessa forma, esses ativos acabam não se tornando tão atrativos para os usuários como o Bitcoin. Entretanto, ele afirma que moedas como o BTC ainda são mais vantajosas em relação as moedas fiduciárias, pelo fato de não serem ativos comandados por bancos centrais.

O artigo Edward Snowden diz que vazamento em 2013 foi facilitado por Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.