descubra-qual-fonte-foi-usada-no-texto-de-uma-imagem-ou-foto

Descubra qual fonte foi usada no texto de uma imagem ou foto

Descobrir a fonte usada em uma imagem online agora é uma tarefa simples graças a sites que fazem essa “leitura” do texto na foto. Pensando nisso, o Canaltech reuniu 3 sites gratuitos que identificam qual fonte foi utilizada no texto de uma figura ou fotografia.

  • Como mudar a fonte do Instagram: publicações, Stories e perfil
  • Veja como trocar a fonte e formatar as letras no WhatsApp
  • Como usar a fonte secreta do Instagram em textos do Stories

As ferramentas a seguir não exigem cadastro, embora essa opção esteja disponível em algumas delas. Basta apenas que você faça o upload de uma imagem no seu computador ou smartphone, para que então o site reconheça pedaços da foto que contenham texto. Todos os sites podem ser acessados no PC ou no navegador do celular.

Ainda neste guia, também listamos outras 3 dicas de sites para você pesquisar fontes usando pré-requisitos oferecidos pelos próprios serviços.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

3 sites para descobrir a fonte em uma imagem

1. WhatTheFont

Como descobrir a fonte de uma imagem: site WhatTheFont identifica a fonte usada no texto da foto (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

O WhatTheFont é uma ferramenta embutida no site MyFonts, em que você pode carregar uma imagem com texto para verificar qual foi a fonte utilizada na fotografia em questão. Logo após o upload, o serviço faz uma análise de qualquer texto presente na imagem e depois mostra uma lista com resultados de fontes correspondentes.

  • 4 aplicativos para mudar a fonte do celular
  • Como descobrir a fonte usada em uma imagem pelo iPhone

Além dessa função, o WhatTheFont separa centenas de fontes em categorias, para que você possa pesquisar por estilos específicos. Isso é ideal para profissionais de design ou negócios que precisam adotar uma identidade visual para suas marcas, por exemplo, já que o acervo completo do site está disponível para consulta gratuita.

Vale destacar ainda que o WhatTheFont tem um aplicativo dedicado para Android e iOS.

2. What Font Is

Sites para descobrir a fonte da imagem: What Font Is reconhece a fonte em texto de imagens carregadas do computador ou web (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Com um catálogo de mais de 850 mil fontes de uso comercial e gratuito, o What Font Is utiliza recursos de inteligência artificial para identificar textos em imagens. Para cada busca, a plataforma garante pelo menos 60 resultados equivalentes. O site permite fazer o upload de imagens salvas no computador ou copiar e colar a URL de alguma foto na internet.

3. Font Identifier da Font Squirrel

O Font Identifier é um dos sites usados parra descobrir fonte por uma imagem (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Font Identifier é uma seção no site da Font Squirrel que funciona de maneira parecida ao What Font Is. É possível usar uma imagem que você tenha armazenada no computador ou celular, ou recorrer ao link de uma imagem online.

  • Como alterar a fonte de escrita do iPhone

O catálogo do Font Identifier é um pouco mais limitado quando comparado às outras página, mas ainda assim o site entrega uma experiência simples, fácil de usar e muito eficiente.

3 sites para pesquisar fontes usadas em imagens

1. Identifont

Com sugestões de pesquisa, o Identifont é usado para identificar fontes específicas na internet (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

O primeiro site da nossa segunda lista é o Identifont, que fornece opções de pesquisa para tentar facilitar o trabalho de identificar uma fonte específica. A interface é dividida em cinco colunas, cada uma representando um tipo de busca, podendo ser por aparência da fonte, nome, similaridade com outras fontes, símbolos ou a pessoa ou empresa responsável por aquela fonte.

  • Aprenda como aumentar e diminuir a fonte no WhatsApp Desktop

Você ainda pode acessar listas com as últimas fontes adicionadas ao site, fontes mais populares, entre outras opções, usando o menu no topo superior da página do Identifont.

2. Serif Font Identification Guide

A Serif é um dos estilos de fontes mais populares e com inúmeras variações. Site ajuda a identificar todas elas (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como o próprio nome sugere, o Serif Font Identification Guide tem a proposta de identificar especificamente as variações das fontes tipo Serif. O site em si já exibe opções pré-definidas que você precisa escolher, em sua maioria características que definem as letras maiúsculas e minúsculas da fonte Serif. Ao responder todo o formulário, é só clicar em “Search-Font”, no final da página, para efetuar a busca, ou “Reset”, para começar de novo.

3. Font in Logo

Como descobrir fonte em logo da empresa: site Font in Logo reúne as fontes usadas por marcas populares (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Nossa última sugestão é o Font in Logo, que serve como um banco de dados para consulta de logos usados por grandes empresas. Ao pesquisar por “Google”, por exemplo, o site mostra não apenas a fonte adotada pela companhia das buscas, mas também resultados similares que estejam relacionados ao Google (YouTube, Alphabet, Google Maps, entre outros).

Depois, ao abrir a página de uma fonte utilizada por empresas populares, é possível obter um link para baixar o arquivo daquela fonte, que por sua vez pode ser gratuita ou paga, dependendo do redirecionamento feito pelo próprio Font in Logo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • O Galaxy S21 vai valer a pena na Black Friday?
  • Samsung anuncia Galaxy A03 com grande bateria, câmera de 48 MP e mais
  • Linha Oppo Reno 7 é oficial com três modelos e cara de iPhone