Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Crítica, referências e easter-eggs da Parte IV


Chegamos à terceira semana de Obi-Wan Kenobi com a parte IV da minissérie, que, na tentativa de homenagear o episódio IV da trilogia clássica dos cinemas, no qual o velho mestre Jedi conta com a ajuda de rebeldes para resgatar a princesa Leia do Império, entrega o pior episódio.

Embora seja uma homenagem interessante — assim como a parte III traz referências episódio III da trilogia prequela — a minissérie de Kenobi (Ewan McGregor) está chegando ao final e o direcionamento da trama, e do próprio personagem, parecem convergir para caminhos simples e, assim como citado no texto anterior, escondendo todo seu potencial.

Atenção! Este texto contém spoilers da série Obi-Wan Kenobi e do jogo Star Wars Jedi: Fallen Order.

Missão de assalto

Obi-Wan e rebeldes indo invadir uma base do Império. Te lembra algo? (Imagem: Reprodução)

Após ser humilhantemente derrotado por Darth Vader (Hayden Christensen), Obi-Wan saiu ferido de todas as formas do último combate. Não apenas por descobrir que seu aprendiz continuava vivo e matando tudo que encontrava pelo caminho, mas também por ter seu corpo quase queimado por completo. Uma vingança poética, por assim dizer. Porém, com o destino de Leia (Vivien Lyra Blair) ainda em risco, depois de ser capturada por Reva (Moses Ingram), ele tinha que assegurar a segurança da princesa.

Sendo assim, a quarta parte é totalmente focada na missão de resgate da garota, e conta com uma estrutura como a de filmes de assalto, em que um pequeno grupo se infiltra num local com muita segurança para roubar — nesse caso, resgatar — algo.

Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Tela é a espiã no grupo (Imagem: Reprodução)

No episódio, Tala (Indira Varma) consegue utilizar todo seu poder de persuasão para se infiltrar na Fortaleza dos Inquisidores e ajudar Obi-Wan a entrar no local escondido. Curiosamente, o episódio focado no stealth é justamente o que mais tem momentos de ação até aqui.

E a Força?

Pois bem, ainda é cedo para falar sobre furos de roteiro, mas está cada vez mais complicado entender os rumos e decisões na minissérie até aqui. Afinal, se Obi-Wan não se afastou da Força e pode utilizá-la, por quê não utilizou seus truques mentais para fugir sigilosamente do planeta Daiyu, lá no segundo episódio?

Reva tentou entrar na mente da pequena Leia enquanto a interrogava, mas como Inquisidora, ela nunca notou que a criança era suscetível à Força?

Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Reva subestimou o poder mental de nossa pequena Leia(Imagem: Reprodução)

Deborah Chow errou a mão

O papel de showrunner — diretor-geral, se preferir — é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma série. Isso porque a pessoa fica responsável por manter a coesão entre roteiro e direção de todos os episódios. É tanto trabalho, que normalmente o showrunner só dirige um ou dois episódios — geralmente o primeiro e o último —, mas em Obi-Wan Kenobi Deborah Chow decidiu dirigir todos os episódios do show. E por melhor diretora que seja — vide seu trabalho em O Mandaloriano —, sua direção na minissérie dá indícios de pressa e trabalho acumulado.

Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Essa cena representa o quanto o Império é incompetente (Imagem: Reprodução)

Parece que para cada cena boa, existe um contraponto negativo. A parte IV da série é o auge de péssimas decisões da diretora. Se temos um momento em que Kenobi visita tumbas expostas — como troféus — de Jedi mortos, logo depois vemos cenas dignas de Os Trapalhões no combate contra os momentos de ação dos stormtroopers. Eu ouso dizer que nunca o Império se mostrou tão incompetente em suas defesas. É sério, tem uma cena da Leia escondida num sobretudo, beirando a paródia.

Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Tumba Jedi do Império (Imagem: Reprodução)

Superando os traumas

Mas nem tudo foi ruim no episódio. Após a queda para Vader, vemos Obi-Wan começando a superar seus medos, assim como inspirando o grupo rebelde a invadir a base imperial, recuperando a auto-confiança da lenda que se tornou como general nas guerras clônicas.

Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Pela primeira vez vemos Obi-Wan usando a força — e o sabre de luz — sem o pesar da derrota dos Jedi (Imagem: Reprodução)

Outro ponto interessante foi o diálogo entre Reva e Tela sobre ambas serem boas mentirosas, que levanta a teoria que a Terceira Irmã tenha um passado ligado à oposição do Império.

O que ainda esperar de Obi-Wan Kenobi?

Provavelmente está se encaminhando para a conclusão do arco de superação do trauma, que acontecerá após uma vitória pessoal contra Vader. A proposta é bem legal, uma pena que estamos acompanhando um desenvolvimento tão pobre.

Referências e easter eggs no episódio IV

Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Purge Troopers (de preto) foram introduzidos no game Star Wars Jedi: Fallen Order (Imagem: Reprodução)

As maiores referências da parte IV foram tiradas dos games, mais especificadamente do jogo Star Wars Jedi: Fallen Order. O jogo, que acontece apenas 4 anos antes dos acontecimentos da minissérie, ganhou duas grandes referências, além de mostrar personagens dos games em live-action.

  • A base subaquática imperial é a mesma apresentada no game, local onde acontece o final da aventura de Cal Kestis em Fallen Order;
  • Os Purge Troopers;
  • Tanto jogo quanto série incluem sequências em que uma janela da fortaleza quebra e a água deve ser retida com o uso da Força.
Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Cal Kestis utilizando a Força para inundar a Base Inquisidora em Star Wars Jedi: Fallen Order (Imagem: Reprodução)
  • A cena em que Leia é interrogada por tela é outro claro espelhamento narrativo com o episódio IV da trilogia clássica, em que a mesma Leia é capturada pelo Império, mas Darth Vader é seu interrogador.
Obi-wan kenobi: crítica, referências e easter-eggs da parte iv
Vader interrogando Leia em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Imagem: Reprodução)

Os novos episódios de Obi-Wan Kenobi estarão disponíveis semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 4 da manhã (horário de Brasília), exclusivamente no Disney+.

Veja também

Está curtindo Obi-Wan Kenobi? Acredita que terá um final interessante? Deixa seu comentário aí embaixo e confira nosso artigo com tudo que você precisa saber pra assistir à Obi-Wan Kenobi na Disney+ e nosso texto sobre a Parte III.





Veja mais