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Confira 7 técnicas de vendas e veja como aplicar cada uma delas


Quais técnicas de vendas você adota no seu negócio? Elas estão trazendo os resultados que você deseja para a sua empresa? Implementar técnicas sem estratégia pode não surtir muito efeito e até fazer com que a sua empresa tenha prejuízos. Mas não se preocupe, porque vamos te ajudar a conquistar melhores resultados com as suas vendas a partir de técnicas realmente efetivas e implementadas com estratégia.

No post de hoje, você vai conhecer 7 técnicas de vendas eficientes e os benefícios que elas podem trazer para o seu negócio, além de entender a importância de otimizar o seu processo de vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler!

Qual a importância de otimizar o processo de vendas?

Para alcançar resultados mais relevantes para o seu negócio, como aumento de receita, expansão da cartela de clientes e lucratividade, é importante trazer mais inteligência para o processo de vendas da empresa.
Isso significa fazer um mapeamento dos pontos fortes e fracos desse processo, identificando o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido. Assim, é fundamental olhar para três pilares do negócio: pessoas, processos e tecnologia. Cada um deles é relevante para suportar suas operações de vendas. Então, faça uma avaliação minuciosa para conhecer o seu negócio em profundidade.

Com um processo de vendas alinhado, é possível aumentar a produtividade do time, melhorar as chances de fechar acordos com os clientes, fidelizar consumidores, gerar recomendação e crescer de maneira sustentável.

Nesse sentido, você deve olhar para a jornada de compra do consumidor para entender os pontos de contato que ele tem com o negócio e identificar oportunidades de vendas.

7 técnicas de vendas e como utilizá-las no seu negócio!

Separamos 7 técnicas de vendas para você implementar na sua estratégia de negócio e colher melhores resultados para a empresa. Confira!

Entenda as necessidades do cliente

Um dos passos mais básicos no processo de vendas é entender as necessidades do cliente. Só assim você vai saber como o seu produto pode ajudar o consumidor a resolver os problemas que ele tem.

Para isso, algumas estratégias podem ser bastante eficientes, como:

  • conversar diretamente com os clientes, perguntando se eles têm alguma sugestão de produto ou como o seu produto resolve as dores que eles têm
  • conversar com a equipe de atendimento para entender as principais reclamações, sugestões e dúvidas dos consumidores
  • rodar pesquisas online, por e-mail ou pelas redes sociais, para identificar as principais necessidades do seu público

Mostre a mudança que o produto causa além dos benefícios

Para além dos benefícios do produto, é interessante deixar claro para os seus clientes as mudanças trazidas por esses produtos.

Para isso, entreviste clientes que já utilizaram o que você vende e viram alguma transformação. Peça para que eles façam avaliações contando a experiência com o produto e crie conteúdos relevantes a partir disso. Vale fazer posts nas redes sociais contando os casos de sucesso ou até ir além e criar um conteúdo mais aprofundado, contando toda a trajetória desses clientes.

Além disso, você pode incluir algumas resenhas e comentários positivos sobre os seus produtos nas suas páginas de vendas, sempre com autorização de quem fez o comentário.

Identifique as objeções dos clientes

Uma das técnicas de vendas mais eficientes é a quebra de objeções, que são os motivos que o cliente apresenta para não comprar da sua empresa. Algumas das objeções mais frequentes são:

  • não tenho dinheiro para comprar agora
  • não tenho tempo para desfrutar do produto
  • não sei se o produto é para mim
  • não conheço a empresa e não confio quando não conheço

Sabendo dessas objeções, fica mais fácil criar argumentos com antecedência para preparar a equipe de vendas para lidar com os clientes quando eles apresentarem as objeções.

Além disso, é importante entender quais são as mais frequentes no caso da sua empresa. Mais uma vez, converse com a linha de frente do negócio para entender os motivos apresentados pelos clientes. Assim, você consegue identificar as objeções e pensar em estratégias para quebrá-las.

Crie alternativas para contrapor as objeções

Depois de ter identificado as principais objeções dos seus clientes, é importante criar alternativas para contrapô-las.

Por exemplo, quando um cliente diz que não tem dinheiro para pagar pelo produto, muitas vezes ele está querendo dizer que não enxergou valor no que você vende. Nesse caso, é necessário mostrar para o consumidor como ele vai se beneficiar do produto e como o item vai tornar a vida desse cliente mais fácil ou qual é a transformação trazida por esse produto.

O livro Objeções: Como se Tornar um Mestre na Arte e na Ciência de Superar um Não, de Jed Blount, é uma ótima referência para você ler e entender melhor como quebrar as objeções dos clientes.

Use provas sociais para fortalecer seu argumento

As provas sociais também são muito utilizadas como técnica de vendas para aumentar a credibilidade da sua empresa e quebrar objeções. Essas provas nada mais são do que mostrar para os outros como os seus clientes se beneficiaram dos seus produtos.
Você pode, por exemplo, gravar vídeos com depoimentos dos seus consumidores e colocá-los no seu site ou repostar stories de clientes falando bem dos seus produtos. Tirar prints de mensagens recebidas ou de comentários no Instagram e postar nas redes sociais também é uma boa ideia (desde que os clientes autorizem o uso dessas palavras). Tudo isso funciona como prova social e cria conexão com o seu público, mostrando que a sua empresa é confiável e que os seus produtos promovem transformações reais para as pessoas.

Saiba como fazer um bom atendimento

Sabia que oferecer um bom atendimento também conta como técnica de vendas? Isso porque um serviço de qualidade pode aumentar a satisfação dos clientes, estimulá-los a comprar da sua empresa e, mais do que isso, fidelizá-los, fazendo com que continuem comprando os seus produtos.
Além disso, quando os clientes são bem atendidos, isso aumenta as chances de resenhas positivas sobre a sua empresa e recomendação. Da mesma forma, um atendimento ruim pode impactar negativamente nas suas vendas, principalmente se os clientes compartilharem as más experiências na internet e nas redes sociais.
Por isso, oriente a sua equipe em relação às boas práticas de atendimento e entenda o perfil dos seus consumidores, para oferecer um serviço personalizado para eles.

Você também pode contar com sistemas especializados de atendimento, que integram todos os pontos de contato com o seu cliente, para um serviço mais rápido e eficiente. Uma tecnologia como essa ajuda a centralizar os dados mais importantes dos seus consumidores e mantê-los sempre atualizados, evitando a perda de informações relevantes para o seu negócio.

A equipe também se beneficia desse modelo de sistema, uma vez que não precisa responder sempre as mesmas dúvidas, já que esse processo pode ser automatizado pela ferramenta. Assim, o time tem mais tempo para se dedicar a questões mais relevantes.

Tenha cuidado com o pós-venda

As técnicas de vendas não acabam quando o cliente finaliza a compra. É preciso continuar oferecendo o suporte necessário para os consumidores no pós-venda. Afinal, isso mantém os clientes fidelizados, estimulando novas compras no futuro. Além disso, trazer um novo cliente para o seu negócio é mais caro do que manter consumidores fiéis. Por isso, ter cuidado com o pós-venda também ajuda a reduzir custos.

Para implementar essa estratégia no seu negócio, mantenha os dados dos clientes atualizados e estabeleça uma comunicação frequente com esses consumidores, enviando informações sobre novidades da empresa e promoções. Além disso, se mostre sempre disponível para resolver os problemas que esses clientes tiverem.

Benefícios de colocar as técnicas de vendas em prática

Agora que você já conhece algumas das melhores técnicas de vendas para os pequenos negócios, é importante colocá-las em prática para colher os benefícios de cada uma delas, como:

  • fortalecimento do relacionamento com o cliente
  • melhorar a satisfação do consumidor e a percepção de valor que ele tem em relação a sua empresa e aos seus produtos
  • intensificar o processo de recomendação (seja pelos comentários positivos na internet, seja pelo boca-a-boca entre os clientes)
  • redução de custos de aquisição de novos consumidores para o negócio
  • fidelização de clientes e aumento das vendas por meio de cross-sell (vendas cruzadas) e up-sell (que ocorre quando você vende um item de qualidade superior para um cliente)
  • otimização do processo de vendas como um todo
  • economia com o uso de tecnologias eficientes, que melhorar a produtividade do time

Então, mão na massa! Comece a colocar essas estratégias em prática hoje mesmo para ver a diferença no seu processo de vendas e nos resultados do seu negócio.

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