Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Compra de petróleo russo por China, Índia pode ter baixado preço – Money Times

Compra de petróleo russo por China, Índia pode ter baixado preço – Money Times


Após recuperar parte do tombo, o WTI fechou em cerca de U$ 106 (Imagem: pixabay)

As compras de petróleo russo pela China e Índia podem ser maiores do que os EUA estimavam, em um alívio à oferta global apertada que teria impulsionado a queda de preço, segundo a conselheira econômica chefe do presidente Joe Biden.

O preço do barril de West Texas Intermediate, petróleo de referência americano, despencou de mais de US$ 122 no início deste mês para perto de US$ 101 na manhã de quarta-feira, o que aumentou as esperanças de que o custo de encher o tanque possa diminuir.

Após recuperar parte do tombo, o WTI fechou em cerca de U$ 106.

“Neste momento em particular, os mercados de petróleo estão bastante voláteis”, disse Cecilia Rouse, presidente do conselho de assessores econômicos de Biden, em entrevista à Bloomberg Television. “Ouvi que parte da explicação é que a China e a Índia estão realmente comprando mais petróleo russo do que talvez acreditemos, de modo que há mais oferta no mercado”.

Rouse falou após Biden convocar o Congresso a suspender o imposto federal sobre a gasolina, que é de 18 centavos de dólar por galão, por três meses em uma tentativa de oferecer algum alívio aos consumidores.

Rouse disse que espera que a queda global dos preços seja repassada aos consumidores, mas que os desafios de longo prazo permanecem.

“Essas reduções de preços são bem-vindas, esperamos que sejam repassadas ao consumidor na bomba. Mas também sabemos que a Rússia – esta guerra não vai acabar amanhã”, disse. Biden quer que o Congresso suspenda o imposto “como uma transição para ver mais petróleo no mercado, atravessar essa turbulência à medida que reduzimos a inflação, resolvemos essa guerra e entramos em uma base econômica estável e mais sustentável”.

Não há sinal de que o Congresso tenha planos de atender ao apelo de Biden. O presidente também pediu aos estados que suspendam seus próprios impostos sobre a gasolina. Alguns já fizeram isso.

Além disso, Biden pediu às empresas de energia que repassassem os declínios nos preços do petróleo aos compradores de gasolina. A secretária de energia Jennifer Granholm deve se reunir na quinta-feira com CEOs do setor de energia.

“Precisamos de mais criatividade e colaboração para superar essa situação sem precedentes”, disse Granholm em um briefing da Casa Branca na quarta-feira. “Este é o momento de reinvestir os lucros, que permitirão atender melhor às necessidades de nossos cidadãos.”

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!



Continue Lendo