Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

como ver o eclipse lunar de maio de 2022


Saudades de um eclipse lunar? Então saiba que não vai levar muito tempo para os admiradores de fenômenos envolvendo o espaço voltarem a ter entretenimento. No próximo dia 15 deste mês, teremos uma nova lua de sangue que poderá ser vista em praticamente todo o Brasil.

E você sabia que a NASA irá realizar uma super transmissão em alta qualidade para que todos que não possuem aparelhos especiais possam ver o eclipse de maio? Confira todas as informações agora mesmo e prepare-se para ver o evento com seus amigos.

O que é um eclipse lunar?

Este é o fenômeno em que o planeta Terra passa em frente à luz solar enviada para nosso satélite natural, provocando um efeito vermelho que faz com que as pessoas a chamem Lua de sangue. A origem deste nome está conectado diretamente com a aparência vermelha durante a fase cheia.

Fenômeno acontece quando Sol. Terra e Lua estão alinhados
(Foto: Segredos do Mundo)

Para isso acontecer, a luz do sol passa pela atmosfera da Terra, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir em nosso satélite natural, de forma refratada e dispersada. O efeito óptico leva o nome de dispersão de Rayleigh e causa a famosa lua de sangue.

A NASA anunciou que outro eclipse lunar acontecerá em novembro, quando poderemos novamente admirar a Lua de uma forma diferente. A foto abaixo mostra em quais regiões do mundo será possível ver o eclipse de maio, confira:

Explicação da nasa sobre onde a lua de sangue de maio poderá ser visualizada
Fenômeno será mais visível nas Américas
(Foto: NASA)

O eclipse lunar de maio cobrirá 100% da LUA e pode ser categorizado como total. Será possível ver o fenômeno em diversas partes do Brasil e do mundo, mas lembre-se que o local para onde você for precisa estar livre de poluição visual. A Super Lua é o momento em que o satélite está em sua fase Cheia e pode ser vista num maior tamanho do que estamos acostumados.

NASA fará transmissão ao vivo no YouTube

Se você mora em grandes capitais e não pode viajar para locais com baixa poluição visual, será possível visualizar o grande fenômeno por meio do canal oficial da NASA no YouTube. A agência estadual dos EUA programou que seu telescópio comece a transmitir imagens a partir das 00h pelo horário de Brasília do dia 16 de maio (madrugada do dia 15 para o dia 16 de maio).

Uma boa alternativa é se juntar aos amigos para todos verem o evento sem sair de casa, por meio da transmissão ao vivo, e, assim, conferir todos os detalhes em alta resolução. Salve o link acima ou volte em nossa matéria no dia a hora corretos para não perder nenhum detalhe!

A notícia foi confirmada pelo perfil oficial da NASA em uma resposta à equipe do Astronomiaum no Twitter:

Horários do eclipse lunar no Brasil

O perfil Astronomiaum, especializado em astronomia, divulgou o horário em que o eclipse lunar terá seu ápice em diversas cidades de nosso país, por meio de uma thread no Twitter. Caso esteja lendo este texto de outro país, também será possível ver a Lua de sangue em locais como EUA e Canadá, além de partes da África e Europa. Confira a lista com dados sobre as cidades brasileiras:

Fuso horário Início Pico Fim
Região Norte (com exceção de Amazonas) 20:32 de 15 de maio 23:11 de 15 de maio 01:51 de 16 de maio
Região Centro Oeste 21:32 de 15 de maio 00:11 de 16 de maio 02:51 de 16 de maio
Cidades com fuso horário de Brasília 22:32 de 15 de maio 01:11 de 16 de maio 03:51 de 16 de maio

Você acompanhará todas as etapas do eclipse lunar que acontecerá no próximo dia 15 de maio? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira onde começa o espaço sideral e como este debate acontece na comunidade astronômica.

Fontes: NASA l Adler Planetarium l Earth Sky





Veja mais