Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como usar o iPhone como webcam no Mac? A Apple explica


Entre as várias novidades anunciadas pela Apple durante a Worldwide Developers Conference 2022 (WWDC), evento anual da companhia para desenvolvedores, está a possibilidade de utilizar a câmera do iPhone como webcam durante videoconferências e outras tarefas em dispositivos da família Mac. Em teoria, utilizar o seu iPhone como uma webcam traz inúmeras vantagens, como uma qualidade de imagem superior e iluminação mais eficiente do que a possibilitado pelas lentes dos computadores da companhia.

Mas e como tudo isso irá funcionar? Para responder essa e outras perguntas, a engenheira de software para câmeras da Apple, Karen Xing, realizou uma breve demonstração de como utilizar o smartphone com integração ao computador. Antes de tudo, é válido ressaltar que o recurso só estará disponível para iPhones que tenham o iOS 16 (iPhone 8 ou superior) e um Mac com o mais novo macOS 13 Ventura conectados com o mesmo Apple ID.

Como usar a câmera do iPhone como webcam no macOS 13 Ventura

Configurar a Continuity Camera no macOS 13 Ventura é extremamente simples e rápido (Divulgação/Apple)

Durante a apresentação, é possível notar que configurar tudo é extremamente simples e nada demorado, sendo necessário apenas conectar os dispositivos com fio através de uma entrada USB-C para Lightning ou emparelhar o iPhone e Mac via Bluetooth. Em todo o caso, vale ressaltar que ambos os dispositivos precisam estar com Wi-Fi ativado no momento em que estiverem sendo configurados.

Uma mensagem do tipo “Use seu iPhone como uma câmera para o seu Mac” é exibida de imediato. Logo após isso, todos os aplicativos instalados no Mac conseguirão utilizar o iPhone conectado para transmitir vídeo e voz, dentre elas o FaceTime, Zoom e Microsoft Teams, entre outros aplicativos de videoconferência. A Apple ainda afirmou que o recurso consegue suportar várias funções nativas da câmera do Mac, como o Center Stage, responsável por manter o rosto do usuário sempre no quadro.

Além disso, a Continuity Camera permite efeitos como o Retrato, que desfoca o plano de fundo para destacar o usuário e o Studio Light, exclusivo para modelos de iPhone 12 e posteriores. É possível também acessar outras configurações avançadas, como o isolamento de som para o microfone através do Centro de Controle do seu Mac.

Para quem quiser aproveitar ao máximo a qualidade das lentes do iphone, é necessário utilizar a câmera principal do dispositivo (reprodução/apple)
Para quem quiser aproveitar ao máximo a qualidade das lentes do iPhone, é necessário utilizar a câmera principal do dispositivo (Reprodução/Apple)

Segundo Karen, será necessário utilizar a câmera principal do smartphone “para obter exatamente a mesma alta qualidade de vídeo que você espera do iPhone”. No exemplo apresentado pela Apple, o smartphone utiliza as duas lentes das câmeras traseiras para as videoconferências. A lente objetiva é a responsável por focar no rosto do usuário, posicionado em frente ao laptop ou desktop. Já a lente ultra-angular é utilizada para mostrar a mesa, algo útil para artistas e outras pessoas que queiram apresentar um trabalho manual durante a chamada de vídeo.

A Apple também garante que nenhum software extra será necessário para a utilização da ferramenta. Com isso, a novidade irá livrar os usuários de terem que baixar programas de terceiros para fazer com que o iPhone funcione como uma webcam em sua linha Mac. Por fim, foi revelado também que o Mac conseguirá capturar a tela do iPhone com definição Quad HD (1440p) a 60 FPS.

Acessórios extras para o recurso

Continuity camera transforma o iphone como webcam no macos
Anexar o iPhone na parte superior da tela do MacBook precisará de um clipe ou suporte personalizado (Reprodução/Apple)

Anexar o iPhone na parte superior da tela do MacBook precisará de um clipe ou suporte personalizado, enquanto a conexão sem fio e com fio é suportada. A Belkin é um dos fornecedores de acessórios mencionados pela Apple. No entanto, ainda não há preços para o item personalizado. Ao que indica a Apple, assim que o iPhone estiver posicionado, seu MacBook detectará automaticamente o dispositivo sem que o usuário precise desbloqueá-lo.

Tanto o iOS 16, quanto macOS 13 Ventura devem receber lançamento estável em meados de setembro, caso a Apple siga o cronograma de anos anteriores. O período deve coincidir com a apresentação do iPhone 14, a nova geração do top de linha que deve trazer novas telas e câmeras.

Veja também:

Além do Continuity Camera, a Apple anunciou mais novidades para o seu mais novo MacOS Ventura, como o Passkeys e Spotlight.

Fontes: NextPit, The Verge.





Veja mais