Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como usar jogos de PC no Xbox sem fio


Se você é jogador de PC com Windows 10 ou 11, mas bateu aquela vontade de testar um dos games disponíveis na sua biblioteca num Xbox One ou Series X/S, temos a dica perfeita para você. Sabia que dá para enviar facilmente os jogos, e até filmes, do PC para a TV que você está usando com o Xbox? Pois é, com o aplicativo Microsoft Wireless Display, você consegue usar os jogos de PC no Xbox, controlando tudo com o joystick.

Aprenda a configurar esse recurso que dispensa o uso de fio com o Showmetech!

Transmissão do PC para Xbox One ou Series X/S

Antes de todo o passo a passo, você precisa se certificar que o PC e o Xbox One ou Series X/S estão conectados na mesma rede Wi-Fi. Isso porque o app Microsoft Wireless Display usa o Miracast para fazer o streaming de um aparelho para o outro. Vale ressaltar que qualquer PC com Windows 10 ou 11 que tenha capacidade de se conectar ao Wi-Fi oferecerá suporte à transmissão para uma tela sem o uso de fio.

Feito isso, é hora de fazer o download do aplicativo no console. Basta navegar na Microsoft Store ou pesquisar diretamente por ele. Agora sim, estamos prontos para o tutorial!

  1. Após a instalação, inicie o aplicativo, que exibirá a seguinte mensagem: Xbox está pronto para você conectá-lo sem fio;
Mensagem que aparecerá ao inciar o Microsoft Wireless Display
Imagem: Letícia Leite
  1. Se seu PC estiver ligado e pronto para transmitir algum conteúdo, acione a combinação de teclado Windows + K. A janela Conectar irá aparecer no canto direito da sua tela. Como alternativa para o mesmo caminho, você pode ir até o menu Exibir das configurações do sistema e clicar em Conectar a um monitor sem fio. Assim, a próxima tela mostrará o nome do seu console;
Xbox pronto para conectar ao pc
Xbox pronto para conectar ao PC
Imagem: Letícia Leite
  1. Neste momento, é possível optar por estender o que está no monitor do PC, duplicá-lo ou definir a exibição no Xbox como uma segunda tela. Para cumprir nosso objetivo, que é curtir os jogos de PC no Xbox, é preciso seguir com a opção de duplicar para que a tela do Xbox seja a mesma do monitor do seu PC. Prontinho, viu como é fácil?!
Xbox conectado com a função de duplicar para curtir os jogos de pc no xbox
Xbox conectado com a função de duplicar a tela do PC
Imagem: Letícia Leite

Dicas de imagem e áudio para usar o Microsoft Wireless Display

Agora que você já fez a transmissão do PC para Xbox, uma pequena barra de tarefas móvel irá se manter na parte superior do monitor do seu PC e na TV que está conectada ao Xbox. É nesta barrinha que o usuário pode ajustar a configuração de qualidade entre os modos de “jogos”, “trabalho” ou “assistindo a vídeos”.

Um tanto quanto óbvio, recomendamos que você escolha a opção Jogos pois tem menos atraso perceptível ao usar o controle do console.

Opções de visualização no microsoft wireless display
Opções de visualização no Microsoft Wireless Display
Imagem: Letícia Leite

Quanto ao áudio, se as configurações e potência da TV forem superiores ao do PC, você pode fazer com que a saída de som aconteça no televisor. Para isso, toque no ícone do alto-falante na barra de tarefas do Windows e Selecione Digital Output (XBOX).

Como alternar a saída de som entre pc e televisão conectada ao xbox
Como alternar a saída de som entre PC e televisão conectada ao Xbox
Imagem: Letícia Leite

Para concluir, vale a pena frisar que a Microsoft afirma que você não pode usar o aplicativo Wireless Display para transmitir “conteúdo protegido”. Ou seja, qualquer vídeo criptografado de aplicativos como Netflix, Prime Video ou HBO Max podem não funcionar. Porém, seus jogos de PC e outros programas acessados pelo navegador podem ser tranquilamente transmitidos para o Xbox.

Doom transmitido do pc para o xbox series x
Doom transmitido do PC para o Xbox Series X
Imagem: Letícia Leite

Veja mais:

Se você curte games retrô, aproveite para conhecer o Piepacker, streaming de jogos antigos de graça!





Veja mais