como-ter-dois-whatsapp-no-mesmo-celular

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular

Se você acredita que para ter dois WhatsApp (Android l iOS l Web l Desktop) no mesmo celular é preciso possuir um modelo Dual Chip — isto é, que permite a inserção de dois chips (cartões SIM) com números diferentes —, você está enganado. Existem diferentes formas de utilizar uma conta secundária do app no mesmo aparelho.

  • Como instalar e usar WhatsApp no tablet
  • Onde fica a lixeira do WhatsApp?
  • Como tirar seu nome do WhatsApp no celular

De modo geral, são três métodos principais: o WhatsApp Business; a função aplicativo gêmeo, nativa em alguns celulares; e o app Parallel Space, voltado para dispositivos Android que não essa função.

WhatsApp duplo no celular

O mensageiro não permite que os usuários tenham duas contas pessoais em um único aparelho. Para driblar essa regra, o usuário pode recorrer à criação de uma conta no WhatsApp Business. Afinal, é completamente possível utilizar a versão comercial do mensageiro para fins pessoais. Há, contudo, uma regra importante: cada conta deve ser registrada com um número diferente.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

1. Cadastre-se no WhatsApp Business

Se você já possui um perfil no WhatsApp comum, notará que o processo de cadastro na versão Business (Android l iOS) é muito semelhante. Para começar, instale o aplicativo pela Google Play Store.

Na tela inicial, concorde com os Termos de Serviço com o botão “Concordar e continuar”. Em seguida, selecione o comando “Usar outro número” e, na próxima tela, informe-o. Conclua as etapas de verificação e finalize o processo editando o seu perfil.

O WhatsApp Business também pode servir para o uso pessoal (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

2. Use a função aplicativo gêmeo

Em alguns aparelhos, há também a função de aplicativo gêmeo. Ela pode aparecer sob diferentes nomenclaturas, como “Dual App”, “Twin Apps”, “Clone Apps” e “Dual Messenger”. Esse recurso, como citado anteriormente, replica os efeitos do aplicativo gêmeo e, a partir disso, possibilita o WhatsApp Duplo.

A possibilidade está presente em alguns modelos da Xiaomi, Samsung, Oppo, Asus, Huawei, LG e outras fabricantes. Para acessá-la, é preciso entrar nas Configurações do aparelho e selecionar a aba “Apps”. Na próxima tela, clique sobre o recurso e habilite a opção no WhatsApp. Vale lembrar que esse caminho pode mudar a depender do aparelho Android.

Para usar duas contas do WhatsApp no mesmo celular, basta voltar à tela inicial ou entrar na sua biblioteca de apps. Lá você verá o aplicativo gêmeo. Clique sobre ele e faça o cadastro normalmente.

O recurso de aplicativo gêmeo não aparece em todos aparelhos Android (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

3. Crie um WhatsApp Duplo com Parallel Space

Para aqueles que não querem recorrer ao WhatsApp Business e não possuem um celular com o recurso acima, resta o aplicativo Parallel Space (Android), que replica os efeitos do aplicativo gêmeo. Para acessar o app, utilize a loja de aplicativos da Google para fazer o download.

Na tela de apresentação, toque no botão “Continuar” e, depois, em “Começar”. Com isso, você verá os apps que são suportados. Selecione o WhatsApp e, depois, toque em “Adicionar ao Parallel Space”. Dê mais um clique no mensageiro, conceda as permissões necessárias e faça o cadastro do número de telefone secundário.

O Parallel Space duplica o app e você pode ter dois WhatsApp no celular (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você conhece as principais formas de usar dois WhatsApp em um único celular.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 atores de Harry Potter que já morreram
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Nosso cérebro encolheu ao longo dos últimos milênios; o que isso significa?
  • BARATINHO | Fone Bluetooth Galaxy Buds Pro entra em oferta na Fast Shop
  • Lua Fobos poderia ajudar a criar campo um magnético artificial em Marte; entenda