Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como instalar emulador de PlayStation no PC


Seja para reviver um jogo de infância ou jogar um que ainda não tenha jogado, emuladores são parte importante da vida de muitos jogadores e, entre os consoles que mais têm procuras por emulação são os PlayStations. Venha aprender como jogar PlayStation no PC!

O que é emulação?

Emulação é um processo da área de computação em que um sistema “imita” o funcionamento de outro sistema para diversos tipos de finalidade: um adaptador físico que age como uma outra peça de hardware, rodar softwares feitos exclusivamente para outro sistema ou reconhecer periféricos exclusivos de outro sistema etc.

Este tipo de programa é muito utilizado para fins educacionais e também profissionais através da criação de máquinas virtuais em computadores, sendo possível instalar outro sistema operacional nesta máquina. Uma máquina virtual é um programa de ambiente computacional que age como se fosse um computador real com um sistema operacional, podendo ser ligado, desligado e instalar programas dentro deste ambiente. Desta forma, um computador com Windows 10 pode rodar programas específicos do Linux como se fosse uma máquina Linux ou até mesmo uma versão de Windows mais antiga.

Aprenda como instalar emulador de PlayStation no PC. Imagem: Reprodução

Não é possível emular o macOS, sistema operacional de computadores da Apple, de forma oficial, porque é um sistema exclusivo dos computadores da marca. Atualmente já é possível emular várias versões do Windows no macOS com o Parallels Desktop, entre eles o Windows 11 e 10, sendo possível até mesmo rodar jogos exclusivos do Xbox desta forma.

Empresas de jogos utilizaram-se de emulação recentemente para tornar jogos antigos novamente disponíveis para venda, como no caso do Virtual Console do Nintendo Wii e WiiU, NES Mini e SNES Mini, e o PlayStation Classic da Sony, que inclusive descobriu-se que usava um emulador de código aberto para emular os jogos. Além destes casos, há também a emulação para permitir a retrocompatibilidade, ou seja, a possibilidade de rodar jogos de um console de geração anterior, como no caso do Xbox One para rodar jogos de Xbox 360.

Para emular um sistema, é preciso que o sistema que “imita” seja consideravelmente superior em termos de hardware e capacidade computacional, especialmente para jogos, que é necessário uma performance alta para manter a renderização das imagens e ações do jogador de forma mais parecido possível com a experiência original do console.

Emulação é pirataria?

A resposta é: depende do caso. Segundo a legislação brasileira acerca de direitos autorais sobre programas de computador, caso em que se encontram jogos de videogame, o desenvolvimento, uso e disponibilização de emuladores sem nenhum código proprietário incluso é legal.

Já quando falamos dos jogos, é permitido baixar da internet ou fazer uma cópia de uma ROM (Read Only Memory, “memória somente de leitura”, em tradução livre) ou imagem .ISO de um CD de um jogo que a pessoa possua, desde que para uso próprio de backup. É também autorizado rodar jogos que a pessoa possui em uma plataforma diferente da original ou então fazer modificações, como tradução e correção de bugs, desde que a licença de uso do jogo permita e seja feito apenas para uso pessoal.

Em situações não previstas nestas citadas, a emulação só se tornará legal quando os jogos entrarem em domínio público, o que leva 75 anos de acordo com leis dos Estados Unidos. No Brasil, obras entram em domínio público após 70 anos da morte do seu autor. Em ambos os casos, videogames estão muito longe de entrarem nesta categoria.

Porém não é caso para se preocupar se você baixou uma ROM. Mesmo a principal rival de emuladores e ROMs, a Nintendo, nunca fez alguém ser preso por emular seus jogos — apesar de atualmente oferecerem um serviço semelhante, de forma online.

A atuação das empresas geralmente consiste em tirar sites que distribuem as cópias dos jogos do ar e em apenas um caso a empresa cobrou multa do site na justiça. Foi contra o site ROMUniverse, pelo qual lucrava com os downloads dos jogos da Nintendo através de venda de contas Premium para downloads ilimitados de jogos. Neste caso, a empresa recebeu uma indenização de US$ 2.1 milhões.

Como baixar ROM de PlayStation

Entre os sites para baixar ROMs e imagens ISO de jogos de PlayStation, um se destaca por ter jogos até mesmo de PlayStation 4, o ROMsFun. Outra opção com jogos de PlayStation original, PlayStation 2 e PlayStation Portable é o EmulatorGames

Emuladores de consoles PlayStation

Desde 1999 é possível jogar Playstation em computadores, a partir do lançamento do Connectix Virtual Game Station, emulador feito para computadores Macintosh, anunciado por Steve Jobs em apresentação do Macworld. Posteriormente, foi também lançado para Windows e, surpreendentemente, era pago e custava metade do preço do Playstation na época! Eventualmente a Sony comprou o VGS e descontinuou o projeto, mas hoje em dia há muito mais opções para se escolher e vamos falar delas.

Emulador de PlayStation

O primeiro console lançado pela Sony, o PlayStation foi lançado em dezembro de 1994 no Japão, ganhando um enorme sucesso e popularizando jogos em CDs para consoles ao invés de cartuchos, norma até então praticada pela Nintendo e Sega.

A imagem mostra o playstation 1, um dos videogames mais vendidos da história, que tem diversos jogos excelentes para serem jogados em seus emuladores
Um dos videogames mais vendidos da história, o Playstation 1 tem diversos jogos excelentes para serem jogados em seus emuladores. Reprodução: Internet

Os jogos de sucesso no Brasil e no mundo são diversos, entre eles Resident Evil, Metal Gear Solid, Tekken 1, 2 e 3, Gran Turismo, Crash Bandicoot, Final Fantasy VII, VIII e IX — rompendo uma parceria com a Nintendo desde o primeiro jogo da franquia –, Winning Eleven, que posteriormente trocaria de nome para Pro Evolution Soccer, entre outros. A emulação de jogos deste console é leve e a maioria dos PCs são capazes de rodar jogos de PS1.

Entre os emuladores do PlayStation 1, um que se destaca é o PCSX Reloaded, capaz de rodar praticamente todos os jogos do console, um ponto positivo deste emulador é suportar qualquer joystick com PCs Windows, sendo aconselhado um modelo similar ao controle original para uma experiência mais autêntica como esta réplica do Dualshock da Multilaser ou então um controle de Xbox, que oferece maior compatibilidade com Windows e melhor jogabilidade.

A imagem mostra o pcsx, um dos melhores emuladores de playstation 1 no pc
Um dos melhores emuladores de PS1, o PCSX oferece suporte a qualquer joystick compatível com PC (Foto: Reprodução Wikipedia.org)

Outro emulador recomendado de PS1 é o XEBRA, que preza pela autenticidade, com nenhuma melhoria gráfica e uma interface mais simples. Este é o único emulador que consegue rodar jogos do Pocketstation, periférico do cartão de memória do PS1, exclusivo do Japão.

A imagem mostra o xebra, emulador de playstation com mais compatibilidade de jogos
XEBRA é o emulador de PlayStation com mais compatibilidade de jogos. (Foto: Reprodução)

Emulador de PlayStation 2

Um dos consoles mais vendidos da história e ainda presente em muitos lares brasileiros, o PlayStation 2 foi lançado em março de 2000. Seu sucesso foi tão estrondoso, que somente em 2013 a Sony parou de produzir o console ao redor do mundo.

A imagem mostra o playstation 2, o console mais vendido da história e que também fez muito sucesso no brasil
O console mais vendido da História, o Playstation 2 também fez muito sucesso no Brasil. Reprodução: Internet

Entre os jogos mais famosos do PS2 estão God of War e God of War II, GTA III, Vice City e San Andreas, Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II, Guitar Hero etc. O console também recebeu muitos mods (jogos modificados) de alguns jogos de mais sucesso como GTA Rio e o Bomba Patch, mod de Winning Eleven com times brasileiros que continua sendo lançado e 100% atualizado até hoje, que ajudou muito a popularizar o jogo e o console no país, junto com o desbloqueio para jogos não oficiais.

O melhor emulador de PS2 já lançado é o PCSX2, entre suas características estão melhorias gráficas para os jogos suportados pelo software que chegam a ser melhores que alguns das versões remaster HD lançadas posteriormente para o PlayStation 3 ou 4. Infelizmente ele não é perfeito e pode apresentar uns bugs na imagem de alguns jogos, mas não deixa de ser recomendado. Um ponto positivo é que ele também roda no Linux e no macOS.

A imagem mostra o pcsx2, o melhor emulador de playstation 2, tem grande compatibilidade de jogos e melhorias gráficas
O melhor emulador de PlayStation 2, o PCSX2, tem grande compatibilidade de jogos e melhorias gráficas (Foto: Reprodução)

Como o PlayStation 2 é um console de mais capacidade gráfica, os requisitos de qualquer computador podem não ser suficientes para rodar jogos emulados. Segundo informações do próprio emulador, o mínimo de memória RAM são 4GB e o recomendado são 8GB, com uma placa de vídeo de, no mínimo 2GB de VRAM e recomendado de 4GB.

Emulador de PlayStation 3

O primeiro console da Sony com foco em multiplayer online, o PlayStation 3 foi lançado em novembro de 2006. Apesar de seu antecessor já ter alguns jogos com multiplayer online, era necessário a compra de um periférico para poder jogar desta maneira, então muitos brasileiros nunca ouviram falar sobre isso. No começo da geração, o PS3 estava atrás do Xbox 360 em termos de vendas de console e qualidade dos jogos multiplataforma, mas se recuperou e foi também um sucesso para a empresa japonesa.

A imagem mostra o playstation 3, um dos consoles que popularizaram o jogo online
Um dos consoles que popularizaram o jogo multiplayer online, o PS3 também pode ser emulado no PC. Reprodução: Internet

Nesta geração houve um grande avanço em termos gráficos e de capacidade dos consoles, com jogos se tornando mais realistas e até mesmo cinematográficos em suas narrativas e jogabilidade. Com jogos online entre os mais jogados, alguns dos mais famosos dessa geração são Battlefield 3, série Call of Duty Modern Warfare e Black Ops, série Batman Arkham, Uncharted 1, 2 e 3, Last of Us, Big Little Planet, Dark Souls, Skyrim, GTA IV e V, série Assassin’s Creed, trilogia BioShock, Mortal Kombat IX, LA Noire, Red Dead Redemption e muitos outros.

Uma ótima recomendação de emulador de PS3 é o RPCS3, disponível para Windows, Linux e macOS, tem recomendações mínimas baixas, de 2GB de RAM acompanhada de uma boa placa de vídeo e um processador de 64bits. Com atualizações constantes, o emulador é compatível com Dualshock 3 e Dualshock 4 e até mesmo já suporta multiplayer online em um número pequeno de jogos, com planos para desenvolvimento desta área para o futuro.

A imagem mostra o jogo god of war ascencion sendo jogado no rpcs3, emulador de playstation 3
Sendo capaz de rodar jogos em fps maiores que o console original, o emulador de PlayStation 3 RPCS3 é o mais recomendado (Reprodução: Twitter RPCS3)

Emulador de PlayStation 4

Aprendendo com os erros do PS3, o PlayStation 4 foi lançado em novembro de 2013 com um preço competitivo do seu concorrente direto — Xbox One — e também com uma arquitetura mais simples de se criar jogos para ele, muito semelhante a de um computador comum.

A imagem mostra o playstation 4, que apesar de ser um console recente, também pode ser emulado no pc
Apesar de ser um console recente, o Playstation 4 também pode ser emulado no PC. Reprodução: Internet

Com jogos atuais ainda saindo para esta plataforma, como o famoso Elden Ring e Horizon Forbidden West, o PS4 é um dos consoles com mais jogos memoráveis e aclamados em sua biblioteca, principalmente por ter muitos remasters ou remakes de jogos de plataformas anteriores como remasters da série God Of War, Crash Bandicoot Uncharted e Final Fantasy VII Remake. Além dos citados, outros sucessos desse console são o Last of Us II, Uncharted 4, Spider Man, Ghost of Tsushima, Sekiro, Bloodborne, Resident Evil VII e gigantes do multiplayer online como Fortnite, Apex Legends e Call of Duty Warzone.

Entre os emuladores de PS4, um que se destaca por sua imitação quase perfeita do console é o PCSX4. Este emulador roda apenas com os discos originais dos jogos de PS4, portanto não é possível fazer uma cópia do jogo original para jogar ou então baixar uma imagem de um jogo para rodar. As recomendações de hardware para rodar jogos a 1080p a 60fps são placa de vídeo Geforce GTX 970 ou Radeon R9-290X e 6GB de RAM. Este emulador também suporta resolução de 4K, mas é necessário um hardware ainda mais potente, mas é difícil alcançar 60fps nesta resolução.

A imagem mostra o jogo uncharted 4 a thief's end rodando no emulador de playstation 4 ps4emus
Um dos melhores emuladores de PlayStation 4, o PS4EMUS roda jogos até mesmo em celulares (Screenshot: Site do PS4EMUS)

Outra opção recomendada é o PS4EMUS, capaz de rodar jogos da plataforma até mesmo em dispositivos móveis Android e iOS sem a necessidade de fazer jailbreak nos aparelhos. Os jogos ficam em um servidor online, sendo capazes de serem jogados por streaming ou então baixados. Para os jogos ficarem mais próximos do console original, é preciso uma configuração robusta, mas não é possível jogar online.

Emuladores de PlayStation portáteis

Emulador de PlayStation Portable

Um dos portáteis mais bem sucedidos da História, o PlayStation Portable foi lançado em dezembro de 2004 e teve produção de novos dispositivos até 2014 e acesso à PlayStation Store até 2016, apesar de já ter sido lançado o seu sucessor, o PSVita, em 2011.

A imagem mostra o playstation portable, que tem uma grande biblioteca de jogos
Com excelente biblioteca de jogos, o PSP é um bom console para se emular

Com sucesso principalmente no Japão, onde foram lançados muitos jogos de RPG japoneses, os JRPG, exclusivos para o país, como Sengoku Basara Chronicle Heroes e Valkyria Chronicles III. Além desses, a plataforma recebeu muitos jogos spinoff, como God of War (Chains of Olympus e Ghost of Sparta), Final Fantasy VII (Crisis Core), versões de jogos de PS1 e PS2 como Final Fantasy Tactics, Castlevania: Symphony of the Night e GTA Vice City e jogos originais como Half Minute Hero e Grand Theft Auto: Chinatown Wars.

O melhor emulador de PSP e também o mais fácil de se usar é o PPSSPP, que não precisa de um processo de instalação muito complicado e tem uma interface simples de usar. Muitos outros emuladores vão acabar dando dor de cabeça com a instalação e rodam os jogos com qualidade pior. Outros pontos positivos deste emulador é a compatibilidade com muitas ROMs e também a frequência com que ele ainda é atualizado. Muitos emuladores não tem mais suporte pelo time de desenvolvimento e muitos até já não são mais possíveis de baixar.

Emulador de PlayStation Vita

Lançado em dezembro de 2011 como sucessor do PSP, o PS Vita não teve o mesmo sucesso esperado para o novo dispositivo, vendendo menos que o anterior e sendo descontinuado já em 2019, enquanto o PSP teve produção de novos consoles por 10 anos.

A imagem mostra uma pessoa jogando um psvita, um console que não rendeu o esperado e é difícil de emular
Um console que não rendeu o que se esperava, o PSVita não é fácil de ser emulado no PC

O PS Vita também teve seus jogos spinoff de jogos do console de mesa como o Uncharted Golden Abyss, versões para o portátil de jogos como Mortal Kombat IX, Street Fighter x Tekken, Batman Arkham Origins e também jogos exclusivos de sucesso como Gravity Rush. Além desses, houve também relançamentos de jogos famosos com novos conteúdos, como o caso do Persona 4 Golden, que somente em 2020 foi lançado para Steam.

O único emulador de PlayStation Vita disponível no momento ainda é experimental e roda apenas pouquíssimos jogos são compatíveis com ele, apenas 4 no começo do ano! A equipe também é a única que está nesse momento desenvolvendo emuladores para o console, com a ajuda de pessoas de fora também no código, mas ainda muito embrionário.

A imagem mostra o jogo persona 4 golden rodando no vita3k, único emulador de playstation vita disponível no momento
Único emulador de PlayStation Vita disponível no momento, o Vita3K ainda oferece possibilidade de rodar poucos jogos (Reprodução: Site do Vita3K)

Veja também:

Interessado em emulação? Veja também nosso artigo sobre como emular jogos da Nintendo e comente se você vai instalar algum dos emuladores indicados pela nossa matéria.

Fonte: TechCrunch, TorrentFreak e Lifewire.





Veja mais