Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como desligar o iPhone 13?


Se você mudou de um iPhone antigo, com o botão Home, para algum modelo recente que não possua o botão Home, ou se acabou de comprar um destes aparelhos e não sabe como desligá-lo: saiba que você não está sozinho. Desligar o iPhone, assim como qualquer outro smartphone, não é um segredo, mas para fazê-lo não basta segurar o botão de bloquear como de costume. Vem ver como faz!

iPhone sem botão Home

O botão Home, que fica abaixo da tela do iPhone, está presente no aparelho desde seus primeiros modelos, tendo como função principal retornar à página principal onde estão todos os aplicativos. Posteriormente, com a inclusão do reconhecimento de digital, o botão Home também teve a função de segurança. Houve dois tipos de aparelhos com o botão Home: os que tinham o botão Repousar/Despertar, localizado na parte superior do iPhone, e outros modelos com o botão lateral.

O recurso se segurança que ficou no lugar do botão Home, é o Face ID. Lembrando que, apesar do Face ID ter sido apresentado no iPhone X em diante, qualquer modelo de iPhone SE – lançado até a atual data – ainda possuem o botão Home. Reprodução: BBC

Em ambos os casos, esse mesmo botão — superior ou lateral — era o responsável por bloquear, desbloquear, ligar e desligar o iPhone, algo que é comum, inclusive, em diversos outros smartphones, até mesmo Android. Porém, desde o iPhone X esse padrão não vem mais sendo aplicado, uma vez que este modelo não conta mais com o botão Home. Desde então, quem migrou de outros smartphones, ou atualizou o seu iPhone, teve dificuldade em simplesmente desligar o iPhone, pelo simples fato destes aparelhos agora terem outro meio de o fazer, que não pressionando por alguns segundos o botão de bloqueio.

Como desligar o iPhone 13

Agora, sem mais delongas, vamos ao que importa. Como dito anteriormente, não há segredos para desligar o iPhone caso seja um modelo sem botão Home. Para tal, basta apertar e pressionar por cerca de dois segundos os botões de bloqueio (lateral direita) e algum dos botões de volume — não importa se será o de aumentar ou diminuir o volume — e pronto! Neste momento aparecerão duas opções deslizantes, a de desligar e o de emergência, e ao final, um botão para cancelar a ação.

O primeiro modelo do exemplo não possui o botão home, ou seja, deve seguir a orientação de segurar e pressionar o botão lateral - de bloqueio - com algum dos botões de volume para poder desligar o iphone. Já os modelos com botão home permanecem da maneira tradicional, bastando apertar e segurar o botão de bloqueio para o fazer. Reprodução: apple
O primeiro modelo do exemplo não possui o botão Home, ou seja, deve seguir a orientação de segurar e pressionar o botão lateral – de bloqueio – com algum dos botões de volume para poder desligar o iPhone. Já os modelos com botão home permanecem da maneira tradicional, bastando apertar e segurar o botão de bloqueio para o fazer. Reprodução: Apple

Segue abaixo a lista de iPhones que não possuem o botão Home e que precisam da orientação anterior para poderem ser desligados:

  • iPhone 13 Pro Max;
  • iPhone 13 Pro;
  • iPhone 13 mini;
  • iPhone 13;
  • iPhone 12 Pro Max;
  • iPhone 12 Pro;
  • iPhone 12 mini;
  • iPhone 12;
  • iPhone 11 Pro Max;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 11;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone XS;
  • iPhone XR;
  • iPhone X.

É bem possível que os iPhones lançados este ano, da linha 14, sigam este mesmo padrão para desligamento. Caso haja alguma outra maneira de o fazer, o Showmetech trará para vocês um breve tutorial, como este, para ensiná-los!

Modos alternativos para desligar

Se ao pressionar o botão lateral e algum de volume ainda não funcionou para que você possa enfim desligar o seu iPhone, então tente algumas outras maneiras para fazê-lo. A primeira delas é uma maneira de desligar o seu aparelho através das configurações.

Desligar pelas configurações

Depois de selecionar ajustes, aparecerá a primeira imagem, então selecione geral. Role a tela até o final até que fique como na segunda imagem e selecione a última opção, desligar. Agora utilize o botão deslizante da terceira imagem para, enfim, desligar o iphone. Reprodução: lucas gomes, showmetech
Depois de selecionar Ajustes, aparecerá a primeira imagem, então selecione Geral. Role a tela até o final até que fique como na segunda imagem e selecione a última opção, Desligar. Agora utilize o botão deslizante da terceira imagem para, enfim, desligar o iPhone. Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Para tal, simplesmente clique no ícone de engrenagem, Ajustes, depois em Geral role a tela até o final e selecione a última opção em azul, Desligar. Agora aparecerá um botão deslizante para desligar o iPhone. Ao final também há o botão de cancelar, caso não queira prosseguir.

Forçar reinicialização

Você também pode tentar forçar a reinicialização do iPhone. Estes casos são recomendados para quando não foi possível desligar o aparelho por nenhum dos meios apresentados anteriormente, mas que também pode ser utilizado a qualquer momento. Para tal, basta apertar, rapidamente, o botão de aumentar o volume, depois o de diminuir o volume e, por fim, apertar e pressionar o botão lateral por cerca de 12 segundos. Assim que aparecer o logotipo da Apple, você pode soltar o botão lateral. Ao fazê-lo, o aparelho reiniciará automaticamente.

É possível forçar o desligamento de um iphone pressionando uma sequência de botões. Reprodução: apple
É possível forçar o desligamento de um iPhone pressionando uma sequência de botões. Reprodução: Apple

Lembrando que a orientação serve para atender aos usuários de iPhones que não possuem o botão Home, ou seja, do iPhone X em diante — com exceção dos iPhones SE. Caso o seu iPhone não seja algum dos citados na lista acima, acesse o suporte da Apple para conferir como forçar a reinicialização do seu aparelho.

Veja também:

Comprou o novo iPhone 13 e quer algumas dicas de aplicativos para editar fotos? Confira agora uma lista contendo os 15 melhores editores de fotos para iPhone!

Fonte: Apple.





Veja mais