Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como clonar o WhatsApp no Android | Aplicativo gêmeo


Clonar o WhatsApp já é uma realidade em celulares Android. Dependendo da fabricante e do modelo do aparelho, o recurso vem de forma nativa, mas também é possível recorrer a apps de terceiros. Com isso, você pode usar duas contas separadas no mensageiro.

Muitas podem ser as dúvidas sobre como clonar o WhatsApp no Android, especialmente por parecer algo ilegal. Mas fique tranquilo, pois esse não é o caso. Veja a seguir como criar um aplicativo gêmeo do WhatsApp e usar dois perfis ao mesmo tempo.

Como duplicar o aplicativo do WhatsApp

O processo para clonar o WhatsApp nada mais é do que duplicar o mesmo aplicativo no smartphone Android. De uns tempos para cá, isso foi adotado como uma função nativa em celulares da Samsung (Dual Messenger) e Xiaomi (Dual Apps), porém outras fabricantes também contam com a solução em seus respectivos aparelhos. Entre elas Huawei, Honor, Asus, Vivo e Oppo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vale destacar que o recurso de aplicativos gêmeos não é uma exclusividade voltada para o WhatsApp, mas sim para os principais serviços de mensagem. Além do WhatsApp, é possível usar a funcionalidade com o Facebook, Messenger e Telegram.

Como clonar o WhatsApp com Dual Messenger (Samsung)

O Dual Messenger da Samsung está presente desde os modelos da linha Galaxy S9. Se você seguir os passos do tutorial e não encontrar a opção, é porque seu dispositivo não é compatível. Lembre-se de manter o aparelho atualizado para a versão mais recente do Android e da One UI.

Neste exemplo, estamos usando um Galaxy A52 com Android 11 rodando a One UI 3.1:

  1. Abra o app “Configurações”;
  2. Toque em “Recursos avançados” e vá na opção “Dual Messenger”;
  3. Habilite a chave do WhatsApp;
  4. Toque em “Instalar” e depois “Confirmar”;
  5. Abra o app duplicado do WhatsApp (é o que tem uma etiqueta laranja);
  6. Siga as instruções de cadastro com seu segundo número no WhatsApp.
Ferramenta Dual Messenger em aparelhos da Samsung permite clonar o WhatsApp (Captura de tela: Caio Carvalho)

Como clonar o WhatsApp com Dual Apps (Xiaomi)

O Dual Apps da Xiaomi tem exatamente a mesma proposta do Dual Messenger. Para ativar o recurso e clonar o WhatsApp, siga o tutorial abaixo:

  1. Abra o app “Configurações”;
  2. Toque em “Apps” e depois “Dual apps”;
  3. Toque em “WhatsApp” e habilite a chave “Dual apps” para duplicar o aplicativo;
  4. Confirme tocando em “Ativar”;
  5. Abra o app duplicado do WhatsApp (é o que tem uma etiqueta amarela);
  6. Siga as instruções de cadastro com seu segundo número no WhatsApp.
Xiaomi também possui recurso nativo para clonar o WhatsApp e outros aplicativos (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Como clonar o WhatsApp com apps de terceiros

Para quem não tem o recurso de duplicar o WhatsApp nativamente, uma solução é usar aplicativos de terceiros que podem ser baixados na Google Play Store.

Entre as duas opções que possuem melhor avaliação dos usuários estão o 2Accounts e o Parallel Space. Ambos permitem a criação de uma nova instância de aplicativo para que a ferramenta seja usada com dois perfis diferentes. A diferença é que você só consegue usar a versão clonada do WhatsApp dentro dos aplicativos, já que eles não criam um atalho duplicado.

Para usar o 2Accounts ou o Parallel Space, você precisa liberar permissões de localização, voz e coleta de outros dados nos aplicativos. Portanto, é de sua responsabilidade prosseguir com as instruções de instalação.

  1. Instale o 2Accounts ou o Parallel Space no celular;
  2. Libere as permissões de uso no aplicativo. Esta autorização é por sua conta e risco;
  3. Na tela de início, toque em “Começar”;
  4. Aguarde até que a ferramenta identifique os apps compatíveis;
  5. Toque no ícone do WhatsApp e depois em “Adicionar ao Parallel Space”;
  6. Um botão do WhatsApp será adicionado. Toque sobre ele;
  7. Siga as instruções de cadastro com seu segundo número no WhatsApp.
Parallel Space (à esquerda) e 2Accounts (direita) são opções na Play Store para clonar outros apps (Captura de tela: Caio Carvalho)

Assim como o Dual Messenger e o Dual Apps, os aplicativos de terceiros podem ser usados para clonar qualquer app compatível, e não somente o WhatsApp. Você verá a lista de apps disponíveis assim que acessar o recurso em cada plataforma.



Veja mais