Você sabe calcular a margem de lucro de um produto? Esse indicador é importante para que você possa precificar os produtos corretamente e avaliar se vale ou não a pena vender determinado item.
Assim, esse cálculo é muito valioso para os pequenos negócios, que costumam trabalhar com orçamentos apertados. Além disso, a margem de lucro de um produto ajuda você na organização financeira do negócio e permite tomar decisões mais estratégicas.
No post de hoje, vamos explicar como calcular a margem de lucro de um produto. Vem ler!
O que é margem de lucro de um produto?
A margem de lucro de um produto é a porcentagem do valor de um item que corresponde ao lucro que esse produto traz para a sua loja. Ou seja, o quanto de retorno financeiro positivo esse item traz para o negócio.
Para descobrir esse número, você deve ter um bom controle financeiro a respeito do quanto você gasta, incluindo custos e despesas, para produzir determinado produto. Afinal, esses valores serão considerados no cálculo da margem de lucro.
Outro ponto importante é ter o controle dos preços de cada item; esse é outro elemento fundamental que entra no cálculo.
Assim, calcular a margem de lucro ajuda, inclusive, na organização financeira e no controle financeiro do seu negócio, uma vez que são necessários alguns números para fazer os cálculos.
Agora, para quê exatamente serve a margem de lucro de um produto? Confira no próximo tópico!
Para que serve a margem de lucro de um produto?
A margem de lucro de um produto tem mais de uma utilidade para os lojistas e é um importante elemento de contabilidade de uma empresa.
Esse indicador é um dos componentes do orçamento e do planejamento financeiro de um negócio, devendo ser considerado nas estratégias de vendas e precificação.
Se você trabalha com um mix de produtos diversos, a margem de lucro é ainda mais importante para que entenda quais são os seus carros-chefes e quais itens pode parar de vender ou necessitam de um reajuste.
A seguir, confira mais vantagens de calcular a margem de lucro de um produto!
Qual a importância de calcular a margem de lucro de um produto?
Calcular a margem de lucro de um produto é importante para avaliar se os preços de cada item estão cobrindo os custos de produção e trazendo retorno financeiro para o seu negócio.
Há três opções:
- ou o produto traz lucro para o seu negócio, ou seja, os custos de produção são inferiores ao valor recebido pela venda;
- ou o produto traz prejuízo para a empresa, ou seja, os custos de produção são superiores ao valor recebido pelas vendas;
- ou o produto não traz lucro nem prejuízo, ou seja, o valor das vendas cobre os custos de produção, mas não sobre o lucro.
Ter esses dados em mãos é fundamental para o lojista ter uma visão mais ampla a respeito do próprio negócio e das finanças, o que contribui diretamente para a saúde financeira da empresa.
Agora que você já sabe o que é a margem de lucro de um produto e entendeu quais as vantagens de calculá-la, vamos ver como é feito o cálculo desse indicador! Confira a seguir!
Como calcular a margem de lucro de um produto?
A margem de lucro de um produto pode ser calculada a partir de uma fórmula simples e fácil de aplicar no dia a dia do seu negócio. Vamos explicar como!
Para esse cálculo, você deve reduzir os custos e despesas de produção do preço de venda desse produto e dividir o resultado por esse mesmo preço:
Margem de lucro = preço do item considerado – (custos + despesas de produção) / preço do item considerado
Além disso, a margem de lucro de um produto pode ser calculada em porcentagem e, por isso, multiplicamos o resultado por 100.
Vamos mostrar um exemplo para ficar mais fácil de entender como realizar esse cálculo. Supondo que você venda uma agenda pelo preço de R$60, tenha um custo de R$20 e despesas de R$10 e queira descobrir qual a margem de lucro desse produto. Nesse caso, o cálculo ficaria assim:
Margem de lucro = 60 – (20 + 10) / 60 X 100
Margem de lucro = 50%
Assim, a margem de lucro da agenda é de 50%, ou seja, esse produto está trazendo um bom retorno financeiro para o seu negócio. Caso o valor fosse negativo, como -50%, você teria que reconsiderar os custos de produção ou o preço cobrado pelo item.
Esse é um dos principais objetivos desse indicador: avaliar se o que você vende traz retorno. Com isso, é possível otimizar a saúde financeira do seu negócio e manter um crescimento orgânico.
De qualquer forma, não há um padrão para definir se uma margem de lucro é boa ou não. Você deve avaliar esse número de acordo com o seu setor. Assim, 10% pode ser uma excelente margem para o seu segmento, mas não ser tão boa assim para outro, por exemplo.
O ideal é que você faça pesquisas de mercado para entender se a margem dos seus produtos está dentro do esperado para o seu segmento ou se é necessário fazer reajustes para alinhar os preços.
Desse modo, não negligencie o cálculo da margem de lucro de um produto. Ele é útil, inclusive, para você definir os preços, fazendo o cálculo inverso, considerando os custos de produção e a margem de lucro que você deseja obter. É só substituir os valores de acordo com o modelo de cálculo acima.
Viu como não é tão difícil? Seguindo o nosso passo a passo, você consegue ter mais organização financeira e maior controle sobre os preços dos seus produtos, algo importante no balanço mensal do seu negócio.
E aí, o que você achou do post de hoje? Quer saber mais sobre como é possível melhorar as finanças da sua loja e aumentar suas vendas? Não perca nosso artigo sobre o assunto: Como aumentar suas vendas?
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