Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como baixar figurinhas animadas no WhatsApp


Disponível para todos os usuários desde julho de 2020, as figurinhas animadas do WhatsApp são uma forma interessante de começar, aprimorar ou até mesmo finalizar o chat em grupo ou com alguém em particular. Mas você sabia que além dos stickers salvos em sua seção de favoritos, existem outras formas de conseguir pacotes completos sem pagar nada por isso?

Ficou interessado? O Showmetech te ensina como baixar e instalar esses novos pacotes de figurinhas do WhatsApp para você enviar aos seus amigos, familiares, enfim, para quem você quiser. Além do próprio aplicativo de mensagens disponibilizar esse recurso, existem aplicações focadas apenas em criar e baixar novos pacotes.

Como ter figurinhas animadas no WhatsApp para Android

Vamos falar primeiramente sobre a ferramenta própria do aplicativos de mensagem para em seguida passar para as opções secundárias. Ao abrir qualquer conversa (em privado ou em um grupo), basta clicar no emoji de sorriso que está no canto esquerdo. Aqui:

Primeiramente, acesse seu teclado para baixar as figurinhas
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Agora, clique no ícone de stickers e depois no “+”, localizado no canto direito, próximo ao microfone que você manda mensagens de voz:

Assim que tudo for carregado, uma nova seção com todas as figurinhas e pacotes que estão salvos em seu aplicativo será exibida. Um detalhe: as figurinhas do WhatsApp que possuem animação tem um ícone de “play” ao lado do nome.

Loja de figurinhas animadas do whatsapp para android
Há diversos pacotes de figurinhas para todos os usuários
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Para tudo ser salvo em seu aplicativo, basta clicar no ícone de download que está ao lado do nome do pacote de figurinhas animadas e esperar que tudo seja baixado.

Pacote de figurinhas animadas baixadas no whatsapp para android
Quando baixar, basta usar as figurinhas normalmente
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Então, de volta à tela inicial das conversas, basta clicar no símbolo do emoji para passar a usar suas novas figurinhas animadas. Se mesmo depois de baixadas, você ainda não estiver visualizando o pacote que foi baixado, basta fechar o aplicativo e abrir novamente que tudo estará onde indicamos.

Conseguir figurinhas do WhatsApp para iOS

Já no iOS, o processo não é muito diferente e você pode fazer todo o passo a passo sem problemas. Primeiramente, acesse uma de suas conversas (com alguém em particular ou em um grupo). O ícone de stickers está localizado próximo ao microfone:

Tela inicial do whatsapp para ios
O processo em iPhones e demais dispositivos Apple não é muito diferente
(Captura de tela: Showmetech)

Em seguida, basta clicar no “+”. Agora, a mesma seção que citamos no tutorial de WhatsApp para Android aparecerá para pessoas que possuem iOS.

Tela inicial do whatsapp para ios
Basta clicar no “+” para encontrar a loja de figurinhas animadas
(Captura de tela: Showmetech)

Já na “loja” de figurinhas animadas, basta navegar e selecionar quais deseja salvar em seu app. O mesmo vale aqui: todas as figurinhas animadas terão um símbolo de “play” ao lado do nome.

Loja de figurinhas do whatsapp para ios
Após fazer o download, você já pode usar as novas figurinhas
(Captura de tela: Showmetech)

Para manter salvo, basta clicar na seta que indica o download e aguardar que tudo seja finalizado. Detalhe: se mesmo depois que tudo estiver baixado, você ainda não conseguir utilizar as figurinhas do WhatsApp, basta fechar e abrir novamente seu aplicativo.

Aplicativos para baixar pacotes de stickers do WhatsApp

Além do próprio WhatsApp oferecer pacotes gratuitos para todos os usuários, também existem opções disponíveis na Google Play Store e App Store que permite que você tenha figurinhas dos memes do momento. Confira abaixo:

Sticker.ly – Sticker Maker

Nossa primeira recomendação é conhecida por todas as pessoas que gostam de fazer pacotes de figurinhas de memes da internet ou até mesmo de amigos, já que permite que você importe a foto que está em sua galeria ou até mesmo vídeo para conseguir seu próprio pacote de figurinhas animadas.

Baixar pacotes de figurinhas animadas

Para baixar, basta navegar pela tela inicial ou procurar por um desenho, série ou programa de TV ou qualquer outro termo relacionado a um assunto que você goste, depois de clicar na lupa próximo ao ícone de “+”.

Tela inicial do sticker. Ly para download de stickers do whatsapp
Aplicativo conta com pacotes prontos para download
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Em seguida, basta clicar no pacote e depois em “Adicionar ao WhatsApp” no destaque em verde. Depois de confirmar que deseja adicionar as figurinhas ao WhatsApp em Add, tudo será enviado.

Tela inicial do sticker. Ly para download de stickers do whatsapp
Envio de pacotes para seu WhatsApp pode ser feito em menos de 5 minutos
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Uma funcionalidade bacana é que os pacotes baixados ficam organizados em pequenas pastas, para agilizar o envio sempre que necessário. Dessa forma:

Figurinhas do whatsapp disponíveis no sticker. Ly
Pacote fica organizado para que você faça um uso sem problemas
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Criar seu pacote de figurinhas animadas

Este processo não leva mais do que cinco minutos. Primeiramente, basta clicar no ícone de “+” (semelhante ao que está no WhatsApp para Android ou iOS) e como é a primeira vez que estará usando o app, será solicitado a permissão para acessar a sua galeria. Basta clicar em Permitir.

O aplicativo perguntará se você deseja criar figurinhas animadas ou imagens estáticas, então basta selecionar a opção que preferir. Para nosso tutorial, vamos criar uma imagem tradicional. Todas as fotos salvas em seu telefone serão exibidas e você precisa apenas selecionar aquela que será a nova figurinha.

Tela inicial do sticker. Ly
Para criar suas figurinhas, primeiramente será necessário clicar no “+” do app
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O próximo passo permite que você corte, desenhe ou aplique algum efeito especial. Quando tudo estiver finalizando, basta clicar em Avançar. Você também pode colocar um adesivo de emoji, texto sobre a foto ou apagar um elemento que você quiser. Quando finalizar, basta clicar em Avançar novamente.

Tela inicial do sticker. Ly
Antes de fazer o pacote, é possível colocar filtros ou textos nas imagens
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Agora, você tem a opção de colocar etiquetas para que outras pessoas possam encontrar o mesmo pacote que está criando, mas isso não é obrigatório. Basta clicar em Salvar. Como não tem um pacote salvo, será necessário clicar em Novo Pacote.

Tela inicial do sticker. Ly
Não esqueça de dar um nome para seu pacote de stickers
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Você precisará dar um nome para o pacote. Aliás, outro aviso importante: para ser enviado ao WhatsApp, é necessário que seu pacote tenha ao menos três figurinhas. Como já fez a primeira, basta fazer o mesmo procedimento com outras duas ou quantas imagens quiser. Quando seu pacote tiver a quantidade necessária, basta clicar no botão Adicionar ao WhatsApp.

Tela de envio de pacote de figurinhas do sticker. Ly
Quando seu pacote tiver com 3 figurinhas, você já pode enviá-lo para seu WhatsApp
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetetch)

Uma mensagem de confirmação será exibida para você e basta clicar em Add. Ao fechar e abrir seu WhatsApp novamente, o pacote estará de acordo com que você criou.

Captura de tela do whatsapp para android
Seu pacote será atualizado sempre que você inserir uma nova figurinha
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Viu como é fácil? Faça o download do Sticker.ly agora mesmo:

Sticko

A outra opção que permite que você crie e baixe pacotes de figurinhas animadas do WhatsApp é o aplicativo Sticko, que está disponível para smartphones com Android. O uso desta opção é semelhante ao do Sticker.ly, veja abaixo como funciona.

Baixando pacotes disponíveis no aplicativo

Funcionando como uma grande rede social de figurinhas do WhatsApp, tudo o que você precisa fazer para utilizar os pacotes criados por outros usuários é navegar pelo feed ou utilizar a lupa para encontrar stickers do programa de TV, meme ou assunto que mais gosta:

Tela inicial do aplicativo sticko
Sticko funciona como rede social de figurinhas do WhatsApp
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Quando encontrar uma opção que deseja mandar para seu WhatsApp, basta clicar no ícone de download (a seta para baixo) e assim que estiver concluído, uma mensagem aparecerá em sua tela perguntando se você deseja adicionar o pacote ao app de mensagens. Basta clicar em Add.

Tela para envio figurinhas do sticko
Depois de enviar o pacote para seu WhatsApp, as figurinhas já poderão ser utilizadas (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Agora você só precisa voltar ao WhatsApp para enviar as figurinhas que foram baixadas. Assim como o Sticker.ly, o pacote fica organizado em pastas para que você não precise rolar a seção de favoritos sempre que quiser encontrar um sticker específico.

Criando seu pacote de figurinhas

Vamos voltar para a página inicial do Sticko. Ao clicar no ícone de “+” em roxo, seu próximo passo é selecionar a opção Create.

Tela inicial do aplicativo sticko
Sticko também permite criação de seu próprio pacote de stickers
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Como é a primeira vez que criará um pacote com este aplicativo, você terá que escolher um nome e definir se os arquivos usados serão os estáticos (regular) ou animados (animated). Caso queira criar pacotes com GIFs ou vídeos, basta selecionar a opção animated.

Tela de edição de pacotes criados no sticko
Você pode criar pacotes com figurinhas estáticas ou animadas
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Já em uma nova tela, agora é hora de enviar as imagens para o aplicativo. Ao clicar no símbolo “+”, você pode escolher um arquivo que está salvo nos servidores da Giphy, Tenor, ou em sua galeria. Vamos selecionar um GIF para exemplificar a criação do pacote.

Os vídeos e GIFs precisam ter no máximo 5 segundos de duração e caso este limite seja ultrapassado, você precisará cortar o arquivo por meio do próprio Sticko. Com tudo feito, basta clicar no símbolo de check no canto superior direito.

Edição de vídeo no aplicativo sticko
Se seu vídeo tiver mais que cinco segundos, você pode cortá-lo no app
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Neste momento, você pode colocar um emoji ou texto antes de enviar a figurinha animada e, quando terminar a personalização, basta clicar novamente no check localizado no canto superior direito.

Logo depois do processamento ser concluído, você só precisa clicar em Add to WhatsApp e confirmar o envio do pacote por meio do botão Add. É necessário ter ao menos três figurinhas salvas para que o processo seja concluído.

Edição de vídeo no aplicativo sticko
Assim que seu pacote tiver 3 figurinhas, você já pode enviá-lo para o WhatsApp
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Agora é só retornar ao WhatsApp para conferir seu pacote criado. Você pode adicionar até 30 gifs ou imagens e sempre colocar tudo no mesmo pacote. Faça o download do Sticko agora mesmo:

O que achou de nosso tutorial para enviar figurinhas para o WhatsApp? Conte para a gente nos comentários!

Veja também

Aprenda como aumentar a segurança no WhatsApp e o que fazer em casos de conta hackeada.





Veja mais