Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Colômbia elege seu primeiro presidente de esquerda – Money Times

Gustavo Petro


Ex-guerrilheiro promete reformas sociais e econômicas. (Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez)

Os colombianos escolheram seu novo presidente neste domingo (19): o candidato Gustavo Petro foi eleito com 50,49% dos votos e é o primeiro líder de esquerda do país. O populista Rodolfo Hernández conquistou 47,26% do eleitorado.

Essa foi a terceira tentativa de Petro, que é ex-senador e ex-prefeito de Bogotá, em assumir a presidência e, em sua campanha, ele prometeu uma reforma tributária de US$ 13,5 bilhões para melhorar as condições sociais e econômicas da Colômbia. Esse montante equivale a 5,5% do produto interno bruto do país e será financiado pela taxação sobre grandes fortunas.

Ele também pretende dar ênfase na produção agrária, industrial e científica colombiana. Além de promover uma reforma agrária baseada na taxação de terras improdutivas.

“Hoje é festa para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da Pátria. Esta vitória é para Deus e para o Povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e praças”, publicou Petro em seu Twitter.

O presidente eleito foi membro do movimento guerrilheiro M-19, sendo que chegou a ser preso em 1985 por porte ilegal de armas.

A Colômbia também elegeu a sua primeira vice-presidente negra, Francia Elena Márquez Mina.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!





Continue Lendo