Cipreste Italiano Saiba Tudo Sobre Essa Árvore


Neste artigo irei falar sobre a lindíssima árvore conífera cipreste italiano. E irei ensinar como cultivar essa árvore de forma prática e com bastante informação.

O nome científico desta árvore é Cupressus sempervirens. Mas é conhecida de forma popular como cipreste italiano ou cipreste piramidal. E essa árvore pertence ao gênero das cupressus e a família das cupressaceae!

Mas essa árvore tem o ciclo de vida perene e é nativa da Europa. Só que o cipreste italiano pode atingir uma altura de quase 35 metros na natureza. E um detalhe sobre essa linda árvore é que a mesma pode durar quase mil anos.

Mas as folhas desta árvore são bem finas, com forma achatada e bem similar a uma escama. E no cipreste italiano as flores masculinas e femininas são juntas. Só que a floração ocorre normalmente na primavera!

Mas a forma de propagar o belíssimo cipreste italiano é através das sementes e no inverno. E essa planta permanece com as suas folhas verdes durante todo ano. Apesar de ter variedades com folhas de cor verde azulada.

Qual o Melhor Clima Para a Árvore Cipreste Italiano?

Cipreste Italiano: Saiba Tudo Sobre Essa Árvore
Cipreste Italiano: Saiba Tudo Sobre Essa Árvore / Créditos da Imagem: Link

A planta cipreste italiano gosta de um clima ameno (frio), boa umidade e sol pleno. Desta forma, essa linda árvore conífera irá crescer rapidamente. Mas a mesma tolera bem o cultivo em meia sombra, mas sem a mesma intensidade que em sol pleno.

Desta forma o cipreste italiano precisa de bastante sol para crescer com vigor. Ou seja, essa árvore precisa em média de 6 a 7 horas de sol por dia. Mas se o cultivo for em meia sombra, é importante que o local pegue bastante sol pela manhã ou a tarde!

E também eu recomendo que o local de cultivo seja bem arejado para essa planta. Caso você more em uma região de clima ameno ou frio, essa planta irá se adaptar muito bem. Mas se você mora em uma região de calor intenso e seco essa árvore terá mais dificuldade de crescimento.

A temperatura ideal para cultivar essa árvore é entre 9°C e 26°C. Mas a mesma tolera muito bem o frio intenso e até geadas. Só que a mesma não tolera bem o excesso de calor, mas se desenvolve!

Importante: Quando o cipreste italiano for uma planta nova, evite expor a geadas intensas, calor extremo e frio extremo. Depois que essa árvore está estabelecida tolera melhor o calor, estiagem e o frio extremo!

Qual o Melhor Solo Para a Árvore Cipreste Italiano?

A árvore cipreste italiano é bem tolerante em relação ao solo. Ou seja, se desenvolve em diversos tipos de solos, desde que o mesmo tenha ótima drenagem. Mas eu recomendo que o solo para essa árvore seja um pouco fértil e tenha um bom teor de matéria orgânica.

E para melhorar a qualidade do solo para essa linda árvore, eu recomendo que você use composto orgânico ou esterco de gado curtido. Mas se quiser pode usar também resto de folhas secas!

Caso o cultivo do cipreste italiano seja no vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim, húmus de minhoca, terra vegetal e um pouco de esterco de gado curtido. Mas o vaso deve ser de tamanho grande e com bastante furos no fundo.

E se possível use uma manta e um pouco de pedrinhas de brita no fundo do vaso. Só que é muito importante que o solo ou substrato não retenha em excesso a umidade, isso pode apodrecer a raiz desta essa árvore!

Como Regar Essa Árvore?

A árvore cipreste italiano gosta do solo ou substrato mais úmido quando é uma planta nova. Mas depois que a mesma esta estabelecida, tolera bem a estiagem por um período de tempo. Ou seja, dê mais atenção se essa árvore for cultivada no vaso ou quando for nova!

Mas se o cultivo for no vaso, as regas no verão são até 4 vezes na semana. E no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias. Só que as regas no vaso dependem do tamanho do mesmo, qualidade do substrato, local de cultivo, idade da planta e clima.

Caso o cultivo da cipreste italiano seja no solo diretamente (jardim), as regas no verão são a cada 2 ou 3 dias. E no inverno as regas são a cada 10 dias ou mais. Só que isso apenas quando essa planta é nova!

Ou seja, quando essa árvore esta estabelecida, as regas podem demorar até 30 dias ou mais. Mas claro isso sempre irá depende do clima da sua região e idade da planta!

Saiba Como Enraizar Qualquer Estaquia!

Assista o vídeo abaixo e conheça um sistema enraizador para você enraizar qualquer plantinha. E se gostar do vídeo deixe seu like e inscreva-se no canal.


Quer Saber Mais Sobre as Echeverias, Cactos ou Suculentas?

Não perca a oportunidade de comprar os três ebook bem prático e simples para o cultivo das suas suculentas, cactos e echeverias. E por um valor irrisório de apenas R$ 5,90. (Sempre que ocorrer atualizações do ebook você receberá gratuitamente)


Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia!

Compartilhe Este Artigo Com Seus Amigos



Continuar Lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications