Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Cerca de 1 bilhão de dispositivos Android foram ativados em 2021


Em 2021, cerca de 1 bilhão de dispositivos Android foram ativados, anunciou o Google nesta quarta (11). Durante seu principal evento do ano, o Google I/O, a empresa celebrou o mais recente marco do sistema operacional no mundo e ressaltou, inclusive, como o mercado de portáteis com tela grande (tablets e dobráveis) se tornou relevante no mundo inteiro.

Arredondando a população mundial para 8 bilhões, uma a cada oito pessoas teriam ativado um aparelho com sistema operacional Android só no ano passado. Apesar de o SO atender bem mais do que só celulares, a contagem considera apenas smartphones, segundo o Google.

Mais de 1 bilhão de dispositivos Android foram ativados no ano passado (Imagem: Reprodução/Google)

RCS ainda não é tão popular

Além desse importante marco, o Google ressaltou também o crescimento das mensagens com protocolo RCS, o sucessor do SMS. A empresa menciona que mais de 500 milhões de usuários enviam mensagens no novo padrão mensalmente.

O padrão RCS é utilizado por mais de 500 milhões de usuários mensalmente (Imagem: Reprodução/Google)

Embora seja uma boa quantidade usuários, o padrão RCS ainda está bem distante de ser um dos principais meios para troca de mensagens. Aplicativos de mensagens atendem demandas semelhantes ao protocolo (comunicação entre dispositivos diferentes, com suporte avançado para mídias, arquivos e criptografia), mas já contabilizam bilhões de usuários no mundo inteiro.

O WhatsApp, por exemplo, ultrapassou 2 bilhões de usuários no mundo todo em 2020, segundo pesquisas da Pew Research Center — o total atualmente deve ser ainda maior. Embora o RCS esteja sempre à mão, o mensageiro da Meta ainda é o favorito dos brasileiros.

Telas grandes mais relevantes

Quanto a dispositivos com telas grandes (tablets e dobráveis, presumidamente), o Google menciona que cerca de 270 milhões foram ativados no ano passado. É este grande número que, ao que tudo indica, motiva a empresa a desenvolver versões adaptadas do Android e incentivar a construção de aplicativos voltados para este padrão de uso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.



Veja mais