cartucho-permite-que-game-boy-advance-rode-jogos-de-playstation

Cartucho permite que Game Boy Advance rode jogos de PlayStation

O youtuber Rodrigo Alfonso conseguiu hackear um Game Boy Advance para rodar jogos de PlayStation a partir de um cartucho modificado. O console portátil em si não recebeu nenhuma alteração drástica — ou seja, é praticamente o mesmo videogame da geração 16-bits, só que rodando games em 3D com performance quase perfeita.

  • Todos os consoles da Nintendo em uma linha do tempo
  • A história do PlayStation: do PS1 ao PS5
Youtuber cria cartucho de GBA que roda jogos de PS1 (Imagem: Reprodução/YouTube Rodrigo Alfonso)

O Game Boy Advance é um dos videogames preferidos de modders e hackers por ser fácil de encontrar peças diferentes pela internet. Não é difícil achar componentes para melhorar alguns aspectos do console, como telas OLED, alto-falantes mais potentes, baterias maiores e carcaças customizadas.

Há também cartuchos especiais que, em conjunto com um cartão SD, conseguem armazenar centenas de jogos em um lugar só. E foi nisso que Alfonso se baseou para criar o seu próprio cartucho para GBA com games de PS1.

Basicamente, ele burlou as limitações da placa mãe original do console usando um Raspberry Pi 3 para construir o cartucho. Em seguida, Alfonso instalou um emulador de PlayStation no sistema e colocou o componente dentro de uma espécie de cartucho oco produzido em uma impressora 3D.

A partir dessa modificação, o GBA se tornou um reprodutor de jogos de PS1, em que somente a tela e os controles do console importam. Todo o processamento acontece no Raspberry Pi 3, e as imagens dos jogos são exibidas no portátil por meio de um cabo ligado à porta link — usada originalmente para jogatinas multiplayer.

O GBA em si não recebeu muitas modificações drásticas para rodar os jogos de PS1. As únicas mudanças feitas por Alfonso foram a adição de uma tela LCD com mais brilho e um leve overclock no processador para aguentar a transmissão de imagens pelo cabo link sem ter queda na taxa de quadros por segundo.

Alfonso ensina a criar o cartucho em seu canal

Em seu canal no YouTube, Alfonso testa diversos games de PS1 no GBA, como Crash Bandicoot: Warped, Spyro: Year of the Dragon, Snow Bros, Battletoads e mais.

Ele também mostra o passo a passo da construção do cartucho e disponibiliza todos os códigos de programação necessários em uma página do GitHub.

Com informações: Gizmodo.

Cartucho permite que Game Boy Advance rode jogos de PlayStation