Calendário do saque emergencial FGTS 2021 vai ser liberado? | DivulgaLink

O calendário do saque emergencial do FGTS será liberado em 2021? A medida foi tomada em 2020 para combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia.

FGTS

Naquele ano, 60 milhões de trabalhadores foram contemplados, e foi injetado mais de R$ 47 milhões na economia.

Todos os trabalhadores que tinham contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram beneficiados no ano passado. Na época foi permitido resgatar até um salário mínimo, que em 2020 era de R$ 1.045.

O saque ocorreu escalonadamente e foi definida conforme o mês de aniversário do trabalhador.

Saque emergencial do FGTS 2021

Os trabalhadores já estão incomodados com a demora do governo em liberar o benefício. Desde o final de 2020 que o governo federal vem prometendo liberar o saque emergencial do FGTS em 2021.

Mas, acabou dando prioridade ao auxílio emergencial e ao 13° salário dos aposentados e pensionistas, deixando o FGTS emergencial para depois.

Haverá o saque em 2021?

Para o Conselho Curador do Fundo, não seria uma boa medida liberar o saque emergencial no início do ano, e para eles liberar uma nova rodada de saques do FGTS poderia comprometer a sustentabilidade do fundo.

Ou seja, o saque emergencial do FGTS deverá ser engavetado, e possivelmente não será liberado em 2021. Mas, até dezembro tudo pode acontecer!

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Continuar lendo