Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

BDR paga dividendos? Entenda melhor sobre esse tipo de investimento


Resumo do texto

  • Saiba se investimento em BDR paga dividendos;
  • Veja algumas vantagens desta aplicação;
  • Aprenda como investir em BDR.

 

BDRs são um tipo de investimento em renda variável negociado na B3. Eles representam recibos de ações que são negociadas nas Bolsas de Valores de outros países.

Investir em BDR é um dos jeitos mais fáceis dos brasileiros aplicarem seu dinheiro em empresas do mundo todo sem arcarem com custos de câmbio ou precisarem abrir uma conta em banco ou corretora internacional.

No entanto, por ser um investimento feito na bolsa, muitas pessoas se perguntam se BDR paga dividendos aos investidores. É isso que você vai descobrir neste post.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Afinal, BDR paga dividendos?

Para os investidores que buscam aplicações que pagam proventos, a boa notícia é sim, os BDRs pagam dividendos. 

Os dividendos representam uma parte do lucro de uma empresa que é pago a quem possui ações dela. O valor que os acionistas recebem é sempre proporcional à quantidade de ações que eles possuem.

No entanto, da mesma forma que nas ações, não são todos os BDRs que distribuem lucros aos investidores. Como esse investimento é composto por ações de bolsas de valores de outros países, para receber dividendos é preciso que as companhias optem por distribuí-los.

Caso as ações que fazem parte do BDR paguem dividendos, o investidor irá receber esse valor direto em sua conta. Por exemplo, se você tem conta no PagBank e investir em um BDR que distribui lucros, o dinheiro cai na sua conta em reais.

Empresas como o Google e o Facebook são exemplos de empresas que contam com ações que compõem alguns BDR e que não pagam dividendos. Já o McDonald ‘s, Apple e Coca-Cola são companhias que distribuem lucros aos acionistas.

Então, BDR paga dividendos desde que as ações que fazem parte dele façam essa distribuição. 

Como funciona o pagamento de dividendos?

Quando uma empresa tem lucro, ela pode usar o valor da forma que quiser, seja para reinvestir na companhia, pagar dívidas ou distribuir o lucro em forma de dividendos.

Se um negócio optar por pagar dividendos aos investidores, ele deve seguir duas etapas: aprovação do conselho de administração da empresa e protocolar o pedido na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Primeiramente, o conselho faz reuniões frequentes e verifica se a companhia teve algum lucro que precisa ser pago aos acionistas. Depois, se o conselho decidir distribuir o montante, a empresa deve protocolar o pedido na CVM. É a partir deste processo que os investidores são informados sobre quando e como receberão os dividendos.

Feitas essas etapas, o investidor recebe os lucros proporcionais à quantidade de ações que possui diretamente na sua conta. 

É importante ressaltar que, diferente dos dividendos de ações do Brasil, que são isentos de IR, os dividendos de BDR são tributados.

BDRs ou ações no exterior: qual a melhor opção?

As duas opções trazem bons benefícios aos investidores. Tanto em BDR como em ações no exterior, abrindo uma conta em uma corretora estrangeira, é possível aplicar nas maiores empresas do mundo, como Google, Coca-Cola e Apple. Mas é importante ressaltar que nem toda corretora de fora do país estrangeira aceita clientes estrangeiros.

As ações são negociadas em moeda estrangeira, na maioria das vezes, em dólar. E o BDR é negociado em reais, embora ele acompanhe a taxa de câmbio. Então, é possível aproveitar os períodos de alta dessa moeda e ter ganhos ainda maiores.

No entanto, os BDRs saem na frente porque trazem ainda mais vantagens. Veja as principais a seguir:

1. Não tem operações complexas de câmbio

Para investir em ações no exterior é necessário abrir uma conta em uma corretora estrangeira. Isso envolve custos para enviar dinheiro para o exterior, que geralmente é de 2% por operação. Ou seja, toda vez que você fizer uma transação para uma corretora estrangeira, um pedaço é para pagar tributos.

Outro ponto bem complexo é que investindo em ações diretamente fora do país, na maioria dos casos, você precisa declarar o Imposto de Renda em outro país. Além da operação ser totalmente diferente do IR do Brasil, tem que ser feita em inglês.

Como o investimento em BDR é feito diretamente no Brasil, você não precisa se preocupar com essas questões, já que tudo é feito pelo Home Broker da sua instituição financeira. 

2. Facilita a diversificação da sua carteira de investimentos

Diversificar as aplicações financeiras é coisa de investidor inteligente! Ao investir em BDR você pode potencializar o rendimento das suas aplicações além de se proteger das oscilações da economia brasileira.

3. Praticidade nas aplicações

Como o investimento em BDR é feito todo no Brasil, por meio do seu banco ou corretora, você fica livre de burocracias e de gastos adicionais.

Invista em BDRs sem complicações, invista no super app!

Agora que você já sabe que BDR paga dividendos, que tal começar a aproveitar a distribuição dos lucros deste investimento? Através do Home Broker do PagBank fica muito fácil! A nossa plataforma é totalmente online e ali é feita a compra, venda e o acompanhamento dos seus investimentos em BDR.

Para te ajudar a começar o PagBank tem um presentão: quatro operações grátis por mês, ou seja, será possível realizar quatro compras ou vendas de ativos com taxa de corretagem zero. Assim, só é necessário pagar a taxa da B3.

Feitas essas quatro operações, as taxas do Home Broker do PagBank serão as seguintes:

  • R$ 2,99 na modalidade swing trade: nesse tipo, é possível fazer a compra de uma ação na B3 e vender em questão de dias, semanas ou meses;
  • R$ 1,99 na modalidade day trade: nesta categoria a ação é comprada na B3 e vendida no mesmo dia.

Para começar é muito simples, basta seguir os passos a seguir:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de Renda Variável;
  4. aloque dinheiro (mande o dinheiro para o Home Broker);
  5. escolha seu BDR e clique em Investir.

Pronto! A ordem de compra será feita, é só acompanhar a aplicação pelo celular.

Invista na Bolsa de Valores com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”



Veja mais